DIA DE FINADOS

Municípios pedem atenção para cumprimento de protocolos sanitários também nos cemitérios

Cemitérios de Hulha Negra já passaram por manutenção em razão da data Foto: Silvana Antunes TP

Dia para prestar homenagem aos que já se foram. Assim será a próxima segunda-feira (2), em todo o Brasil, durante o feriado de Finados, instituído pela Lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002. Com a aproximação da data, os municípios, por meio das Secretarias de Obras, intensificam o trabalho de limpeza e manutenção dos cemitérios. Com as temperaturas já em elevação e ainda contando com ocorrências de chuvas, a vegetação cresce mais rápido – ocupando o espaço de túmulos e corredores de visitação nesses locais.
Além disso, nesse ano, os profissionais da Saúde também estão atentos. Já é tradicional que, além dos próprios munícipes, muitas pessoas visitem cidades vizinhas onde estão enterrados seus entes queridos. Conforme apurado pelo jornal, a orientação é de que todos sigam cumprindo rigorosamente os protocolos para conter a disseminação do novo coronavírus – principalmente o uso de máscara (cobrindo a boca e o nariz) e a higienização das mãos com álcool em gel.

HULHA NEGRA – De acordo com informações obtidas junto à assessoria de imprensa da Prefeitura de Hulha Negra, os cemitérios já receberam pintura, corte de grama, poda e limpeza em geral. “Este serviço é constante, mas com a proximidade do feriado ele foi intensificado”, informa a nota. Em relação à pandemia, não foi elaborado nenhum protocolo para visitação – tanto nos cemitérios municipais, quanto em particulares. Entretanto, a orientação dos profissionais de Saúde é que continuem sendo seguidos todos os protocolos já estabelecidos, como o uso de máscara, álcool em gel e evite as aglomerações.

PEDRAS ALTAS – Na Cidade do Castelo, conforme repassado para o jornal, há três anos já ocorre a manutenção/limpeza no cemitério em período próximo ao feriado e em 2020 não foi diferente. “Vamos disponibilizar álcool em gel na entrada do cemitério e divulgar uma nota para orientar a população no sentido de utilizarem máscara e manter o distanciamento no local”, disse o titular da Secretaria de Saúde, Celso Caetano, em relação aos protocolos sanitários.

PINHEIRO MACHADO – Segundo o prefeito Zé Antônio, os cemitérios de Torrinhas, do Baú (ambos no interior) e da cidade receberam atenção especial nesses últimos dias – com roçado e limpeza para receber os visitantes. “Apesar de poucos funcionários, conseguimos providenciar essa manutenção para que no feriado os cemitérios estejam mais limpos”, disse o gestor. Além disso, em contato com a equipe da Vigilância em Saúde do município, a orientação é para que as pessoas não fação aglomeração no cemitério, permaneçam o menor tempo possível e com o número mínimo de pessoas da mesma família. “Lembramos que é indispensável o uso da máscara de proteção respiratória e por isso a recomendação é para que não levem chimarrão; também é importante que mantenham o distanciamento mínimo de dois metros e quem estiver com sintomas de gripe não deve comparecer ao local”, disseram as profissionais.

SAIBA MAIS – O Dia de Finados, também conhecido como Dia dos Mortos ou simplesmente Finados, se trata de um feriado religioso, dedicado a orações e homenagens aos que já se foram. Aliás, a palavra “finados” significa exatamente isso: algo que finou, findou, acabou ou morreu. No Brasil, por exemplo, o Dia de Finados, 2 de novembro, é um feriado nacional, faz parte de um costume católico e consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores. As pessoas também acendem velas por suas almas e rezam por eles no cemitério.

Comentários do Facebook