DATA MUNDIAL

Municípios preparam cronograma para a Semana do Meio Ambiente

Na região, Candiota e Pedras Altas já estão com as atividades programadas para a próxima semana

No próximo dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Durante a semana, é comum que escolas e as Secretarias responsáveis façam um planejamento de atividades relacionados ao tema, para reforçar a importância de se ter o cuidado com a natureza e tudo o que faz parte dela. A exemplo disso, na próxima semana Candiota e Pedras Altas irão cumprir um calendário de tarefas nos respectivos municípios.

 

PEDRAS ALTAS

Flores serão plantadas na Praça Central em Pedras Altas Foto: Arquivo TP

De 3 a 7 de junho, a cidade do Castelo irá realizar atividades ligadas a Semana do Meio Ambiente. Segundo as informações repassadas pelo secretário responsável, Vagner Castro Acosta, a abertura oficial será marcada pela coleta do lixo eletrônico, sendo o ponto de recebimento concentrado na Secretaria de Obras local.

Já no dia seguinte, a atividade será voltada para a revitalização dos canteiros e rótulas da cidade, além do início do plantio de flores na Praça Central. O terceiro dia está reservado para que comece o plantio das mudas de árvores frutíferas, nas principais avenidas do município.

Ainda na programação, consta o início do projeto de revitalização do túnel verde, que faz homenagem ao senhor Garibaldi Friedrich, incluindo o plantio de mudas de  Ipês e limpezas em geral, no próximo dia 6.

Para o encerramento, a equipe irá finalizar a coleta do lixo eletrônico e realizar uma caminhada de conscientização em prol do Meio Ambiente.

 

CANDIOTA

Em Candiota, atividades devem começar no próximo dia 5 de junho Foto: Arquivo TP

Em Candiota, a secretária Paola Nogueira, disse que as atividades terão início no próximo dia 5, e encerramento no dia 7 de junho.

Na quarta-feira (5), no cronograma a ser cumprido haverá palestra com a bióloga Ana Paula Mesquita, juntamente com a estudante Manuela Souza, falando sobre a Reserva Biológica e a importância da preservação ambiental e as consequências climáticas determinantes dos desastres no Rio Grande do Sul.

Além disso, haverá a produção de quatro outdoors que serão instalados em lugares com visibilidade, com foco nos temas de prevenção de incêndios e a importância da preservação ambiental, colocação de bebedouro com água quente e fria no Mirante do Básico, além da instalação de internet e câmeras de monitoramento no local.

Também haverá plantio de mudas na área da Reserva Biológica do município, que será realizado pelos alunos do Centro de Reabilitação e Apoio (CRA), seguido pela trilha e logo após apresentação deles juntamente com a professora Estela Domingues.

Já na quinta-feira (6), haverá palestra ministrada pela empresa Âmbar Energia para séries finais das escolas municipais, no Centro Cultural, na Vila Residecial, tendo como tema a conscientização ambiental a partir das 9h. Ao final, mudas serão distribuídas.

O encerramento na sexta-feira (7), terá como palco a Reserva Biológica Maria Anunciação Gomes de Godoy e será marcado pela entrega oficial do veículo elétrico que será utilizado pela equipe.

 

HULHA NEGRA

 

Em Hulha Negra, o secretário Hector Bastide informou que devido a situação de calamidade que o Rio Grande do Sul enfrenta, e em razão do município estar em situação de emergência devido as chuvas intensas, não haverá a Semana do Meio Ambiente na cidade.

“O município está priorizando o restabelecimento das condições das estradas e pontes, canalizando recursos para esse fim”, ressaltou o secretário.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook