Nesta semana, Candiota foi a primeira cidade a receber a instalação de placas de identificação turística em 12 pontos espalhados pelo município. O projeto é realizado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, juntamente com a Associação Pampa de Turismo (Apatur) e o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja).
Conforme a diretora executiva do Cideja, Débora Cappua, a instalação aconteceu por meio de recurso do projeto Avançar e além de Candiota e Aceguá, os demais municípios beneficiados são Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado. Já Herval e Piratini que também fazem parte do Consórcio, ficaram de fora por não fazerem parte da Instância Governamental Regional (IGR) da Apatur, mas também foram beneficiados pelo Consórcio Publico do Extremo Sul. “As placas possuem QRCode e quando escaneado, a pessoa terá acesso a história daquela localidade e informações sobre aquele ponto turístico ou local”, disse Débora, informando que cerca de 63 placas serão distribuídas entre as cidades contempladas.
O atual presidente do Cideja e prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira, destacou a importância e a continuidade dos trabalhos, pois o projeto começou a ser construído quando o gestor de Candiota, Luiz Carlos Folador, ainda era o responsável pelo Consórcio. “Este é o objetivo do Cideja, fazer o melhor para os seus municípios, seja na parte de turismo, na infraestrutura ou na cultura, mas sempre dando sequência”, disse Volnei.
Ainda de acordo com o presidente, a idéia do Consórcio é conversar com a Secretaria e pedir uma ampliação de meta deste projeto, para a construção de Centros de Atendimento ao Turista (CATS), nos municípios. “O Cideja vai ir atrás de recurso para ampliar este projeto”, concluiu.
A presidente da Apatur, Clori Peruzzo, disse que quando viu a instalação das placas nesta semana, ficou muito feliz por achar que é um bom começo. “A Apatur teve um trabalho gigantesco na construção deste projeto, juntamente com a técnica e contando com a ajuda dos Consórcios”, falou, reforçando que se não acontecesse esta parceria, a verba não poderia ser destinada para a Associação. “Para realizar um projeto deste pelo Governo do Estado, é preciso ter muita informação e documentação, ou seja, precisamos de pessoas aptas a fazer este trabalho e foi o que aconteceu”, pontuou, reforçando que a história do Rio Grande do Sul começou aqui, e por isso é tão fundamental que o potencial turístico comece a ser apresentado e divulgado.
CANDIOTA
Em Candiota, o secretário de Turismo, Leandro Alves Branco, disse que esta foi a construção de uma equipe, e que cada um dos envolvidos teve participação fundamental para a escolha dos 12 pontos turísticos identificados no município.
Em sua fala, Leandro destacou que a Secretaria está unindo um grupo formado unicamente por mulheres, onde juntas futuramente irão criar uma rota turística envolvendo atividades, conhecimento, gastronomia, entre outras coisas. “Esse é o fruto do trabalho de uma equipe excepcional e que está sendo muito dedicada. Nós queremos e com certeza vamos conseguir, fazer com que o turismo em Candiota seja um grande potencial e uma grande fonte de renda, tanto para a população como também em melhorias para a nossa cidade”, pontuou.
As placas estão presentes no Marco da Batalha do Seival, Marco da Proclamação da República Riograndense, estação férrea Santa Rosa (1884), praça Dario Lassance, distrito Passo Real de Candiota, outdoor no trevo de acesso, Polo Educacional, distrito Jaguarão Grande, rota Oliveiras, rota Paralelo 31 Pampa Gaúcho, Mirante do Básico, Candiota.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*