FOLIA 2019

Municípios se preparam para os festejos de carnaval

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Nesta edição o TP traz um pouco do que vai acontecer de festividade nos municípios de cobertura impressa no carnaval 2019. Pelo menos três municípios terão carnaval fora de época.

Hulha Negra terá Carnaval fora de época

Bloco Coisinha do Pai retornará para a avenida Foto: Divulgação TP

Uma reunião com os integrantes da Se­cretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Prefeitura e Blo­co Coisinha do Pai, definiu os detalhes para o desfi­le do Bloco no Carnaval 20149.

Neste ano, o Car­naval Fora de época de Hulha Negra será nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro e contará com diversas atra­ções, entre elas, banda Som da Cor, Banda No tempo das Marchinhas, escolha das Rainhas do Carnaval e concurso de Fantasias Infantis. Toda a programa­ção acontece no Largo da Biblioteca pública Nóris Paiva, com transmissão ao vivo da Rádio Hulha Negra FM 104,9 Mhz, que também integra a equipe organizadora do evento.

Resgatando uma tradição antiga no municí­pio, o Bloco Coisinha do Pai retorna a avenida. Em entrevista ao TP, Jefferson Alves, o Tom, que partici­pa do bloco desde criança, contou que a expectativa é de uma participação de no mínimo 40 pessoas. “O bloco sempre fez a festa e junto com alguns caracte­rizados, a população segue atrás. O importante é fazer a festa, com integração en­tre o bloco e a comunidade. É muito bom retornar para a avenida, algo já tradicio­nal na cidade”, conta.

PROGRAMAÇÃO – Sex­ta, dia 22: 21h – Escolha das Rainhas do Carnaval (categoria Adulto/infantil/melhor idade/diversida­de) – inscrições na Smec ou diretamente no dia do evento; 21h30 – Som da Cor; a noite encerra com a apresentação da bateria do Bloco Carnavalesco Coisinha do Pai.

– Sábado, dia 23: 22h – Desfile do Bloco Carna­valesco Coisinha do Pai na avenida Getúlio Vargas; 23h – Banda no tempo das Marchinhas, de Santa The­reza; 23h30 – Homenagem aos Carnavalescos; na se­quência, Banda No Tempo das Marchinhas.

– Domingo, dia 24: 20h – Concurso de Fantasias Infantis, meninos e meni­nas, em duas categorias, até 7 anos e de 8 a 12 anos; 21h – Baile Infantil com animação DJ Fabiano Leal; 22h – encerramento com a Bateria do Bloco Carnava­lesco Coisinha do Pai.

CONSELHO TUTELAR – Uma publicação na página do Conselho Tutelar de Hulha Negra lembra sobre as atribuições do CT. Em conversa com o Tribuna do Pampa, a coordenadora do Conselho no município, Jeni Ferrare Segui expli­cou que o comunicado já é um alerta. “Sempre tem alguma cobrança com rela­ção a nossa competência. Nós não fiscalizamos os locais de festa, mas conta­remos normalmente com o plantão de atendimento, que pode ser acionado através do telefone (53) 999430125”, afirma Jeni.

Solicitada a passar alguma orientação para a população que irá partici­par de festividades carna­valescas, a coordenadora faz referência ao cuidado com as crianças e adoles­centes e ao uso de bebida alcoólica. “É importante que os pais ou responsá­veis tenham cuidado, pois crianças – até 12 anos – e adolescentes não podem andar desacompanhadas. Também é bom lembrar que é crime fornecer be­bidas alcoólicas e cigarros para crianças e adolescen­tes”, manifesta a conse­lheira.

Com recursos próprios, blocos organizam carnaval de Pinheiro

Representantes dos blocos estiveram reunidos para pedir apoio da Prefeitura Foto: Divulgação TP

Faltando menos de um mês para a folia, entida­des carnavalescas de Pinheiro Machado correm contra o tempo em busca de apoio e recursos para garantir a realização da festa mais popular do Brasil. A mobilização é para que a Praça Angelino Goulart seja, mais uma vez, palco para o desfile que por muitos anos foi destaque em toda a região.

Na sexta-feira (1º), representantes dos blocos estiveram reunidos com o vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura e Desporto, Jackson Cabral, para as tratativas. Em conversa com o TP, Cabral reiterou a impossibilidade do município arcar com as despesas do evento, mas garantiu o apoio solicitado em reunião. “Entendendo a situação financeira que Pinheiro Ma­chado atravessa, o grupo pediu que apenas fizéssemos a interrupção das ruas com cavaletes para que os blocos interessados possam desfilar em segurança”, informou.

De acordo com Diego Silva, o Diegão, do bloco Ó Pai Ó, nos próximos dias a comitiva deve pedir apoio do Legislativo. “Desde já comunico que iremos procurar todos os nove vereadores para que ajudem na realização da maior festa do povão”, enfatizou em uma publicação no Facebook.

Para a reportagem, o carnavalesco ainda explicou as ações. “Pedimos sim ajuda da Prefeitura, mas não em dinheiro. Pedimos a colocação dos cavaletes para que possamos fazer a nossa festa sem ser prejudicados por carros e motos passando no meio dos blocos, até porque têm crianças que desfilam”, disse. Além disso, o grupo tenta ainda o som para conseguir curtir o carnaval durante as três noites. “Queremos mais uma vez fazer o nosso arrastão, que se desloca da vila e percorre vários bairros em direção à Praça Central”, afirmou.

Para o vereador Renato Rodrigues (PSDB), que também participou do encontro, é importante apoiar os interessados em manter essa tradição. “Através de muita conversa concluímos mais um ano que não podemos deixar essa festa linda morrer. Apesar das dificuldades que o município atravessa, com recursos próprios das entidades que confirmarem, haverá desfile sim”, disse.

Carnaval de Candiota será em março

 

Carnaval deve reunir centenas de pessoas em Candiota Foto: Arquivo TP

A Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Candiota, em conjunto com representantes das entida­des carnavalescas, definiram que a edição de 2019 do já tradicional Carnaval Fora de Época vai ocorrer nos dias 8, 9 e 10 de março.

Conforme informou ao TP, o secretário da pasta, Sérgio Marques, para os dias 8 e 9 ficaram programados os desfiles dos blocos e shows, mantendo a mesma estrutura na Avenida 24 de Março. Já para o domingo (10), deverá acontecer um concurso de fantasias a partir das 18h. Os desfiles acontecerão às 22h.

Segundo Marques, a proposta do concurso vem como forma de interação na temática. “Pensamos em fazer com que o público participe da festa, seja o pro­tagonista mesmo. Desse modo, até a votação vai ficar a cargo dos próprios foliões que estarão assistindo”, dis­se. Para isso, candiotenses e visitantes devem preparar as fantasias e ousar da criatividade para fazer valer o título e garantir a diversão.

 Carnaval de Pedras

Na Cidade do Castelo ainda não há uma programação completa quanto a festividade carnavalesca, porém, já foi confirmado pela Prefeitura que a data escolhida para o festejo é 30 de março, também fora de época.

Comentários do Facebook