PANDEMIA

Municípios terão prazo para contestar bandeira determinada pelo Estado

Depois da pressão dos prefeitos da Serra Gaúcha ao receberem bandeira vermelha (risco alto) e contestarem, o governador Eduardo Leite anunciou mudanças durante transmissão ao vivo desta terça-feira (16).

Conforme explicou, a partir da próxima semana, a consolidação dos dados pela Secretaria de Saúde do Estado acontece na quinta-feira; a determinação das cores das bandeiras na sexta-feira; prazo de recursos para os prefeitos se estende até a segunda-feira e as medidas passam a valer a partir da terça-feira.

Nesta semana, as novas bandeiras ainda serão anunciadas no sábado e valem para toda a próxima semana. De acordo com outras mudanças adotadas pelo Modelo de Distanciamento Controlado, os municípios que receberem bandeira vermelha (risco alto) deverão permanecer duas semanas com medidas maiores de isolamento – e, consequentemente, fechamento maior de setores do comércio.

“Torço e tenho confiança de que os prefeitos tenham compreensão que tenham que atender as normas, assim como eles pedem que seus munícipes atentam suas regras. Estamos abertos para o diálogo e para ouvir argumentações como ocorreu nesta semana e o governo está reconsiderando. Apostamos nesta forma de trabalho compartilhado e sempre com o intuito de proteger o povo gaúcho acima de tudo”, disse. Conforme alertou Leite, os gestores poderão sofrer medidas judiciais e serem responsabilizados em caso de descumprimento.

Atualmente e pelo menos até o próximo sábado (20), a região de Bagé, Hulha Negra e Candiota está sinalizada com a bandeira laranja (risco médio); Pedras Altas e Pinheiro Machado com bandeira amarela (risco baixo). Para a classificação é levado em conta o número de casos confirmados de coronavírus e as internações hospitalares.

Comentários do Facebook