ARTE E ESPORTE

Muralismo chama atenção em quadra de basquete revitalizada em Candiota

Espaço ainda não foi finalizado e a obra está a cargo da Secretaria do Meio Ambiente

Quadra já recebeu pintura e cercamento Foto: Sabrina Monteiro TP

No final da última semana, a quadra de basquete localizada na Vila Residencial, em Candiota, ganhou uma nova aparência com a revitalização que recebeu por meio do projeto Colorindo Candiota, que faz parte da Secretaria do Meio Ambiente de Candiota (SEMAC).

Em conversa com a secretária responsável pela pasta, Josuélem Duarte, ela informou que o espaço ainda não está 100% concluído, pois ainda falta a colocação das tabelas profissionais e também a pintura dos banheiros e da arquibancada. “No momento a quadra recebeu pintura e cercamento, mas ainda faltam alguns ajustes que queremos fazer. Também estamos preparando uma inauguração do espaço com jogos de basquete com os meninos aqui da cidade que praticam esse esporte”, disse.

Além disso, Jô também mencionou que o espaço tem condição de abrigar um campeonato regional de basquete, e que o objetivo é fazer com que o local seja reconhecido além do município. “E isso já está acontecendo, pois trouxemos um artista que é excepcional e não precisamos fazer propaganda, porque ela já está em todos os locais em que ele pintou”.

 

MURALISMO

Muralismo foi finalizado em dois dias e é uma homenagem para dois nomes do basquete Foto: Sabrina Monteiro TP

A equipe do TP entrou em contato com o artista que foi o responsável pela arte realizada em uma parede do espaço onde a quadra fica localizada, Guilherme Endres Soares, mais conhecido como GES, 34 anos, que trabalha com a arte há mais de 20 anos.

Durante a conversa, GES contou que foram dois dias de trabalho, sendo que a pintura foi finalizada no último dia 12. “Pra mim foi uma honra fazer esse trabalho, ainda mais se tratando de basquete que é um esporte que gosto muito de praticar e que também está dentro da cultura Hip Hop, então eu me sinto muito bem a vontade de trabalhar com essa temática”, disse ele, reforçando que ter a oportunidade de fazer esse trabalho teve ainda mais gosto por ser em uma área pública e que a população em geral tem acesso.

Ao ser questionado sobre a escolha do desenho, que segundo ele é chamado de Muralismo, GES disse que a equipe da SEMAC deu algumas ideias e mencionou que gostariam de homenagear dois grandes nomes do basquete, os jogadores Kobe Bryant falecido em 2020, e Michael Jordan. “O resto foi criação da minha cabeça. Eu resolvi escrever basketball naquela parte mais extensa do muro com as letras no estilo de graffiti”, falou. GES percorre o Brasil inteiro e também já realizou alguns trabalhos na Argentina, Uruguai, Peru, Holanda, Alemanha e na Espanha. Em Candiota, ele foi o responsável pela pintura no Marco da Batalha do Seival, além das artes realizadas no Mirante do Básico e em algumas escolas, dizendo que nos próximos dias deve realizar mais pinturas na entrada da cidade. Para quem tiver interesse em seu trabalho e quiser acompanhar mais de perto, o perfil do artista no Instagram é @gesguilherme.

 

COLORINDO CANDIOTA

 

Ao finalizar, Jô reforçou que o projeto Colorindo Candiota tem o objetivo de fazer com que as pessoas convivam com o meio ambiente diariamente, com o intuito de dar vida, cor e atrair a atenção da população. “Dessa forma, as pessoas acabam preservando e cuidando dos espaços e a educação ambiental acontece naturalmente”.

O Colorindo Candiota já realizou o melhoramento de iluminação em alguns espaços, pinturas, colocação de lixeiras, além da revitalização na pracinha do bairro Morada do Sol, na sede do município. “O projeto não tem limites, e eu quero mostrar para as pessoas que o meio ambiente está conectado com todas as áreas, e onde estivermos preservando e cuidando, é o nosso meio ambiente”, concluiu.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

 

Comentários do Facebook