COMUNICAÇÃO

Nativa FM é a voz de Piratini há mais de 25 anos

Emissora foi criada com o intuito de disseminar informação e conteúdo jornalístico. O veículo é pioneiro no município e atinge outras 20 cidades

Equipe responsável pela programação diária da emissora é  praticamente formada por locutores da própria cidade

Equipe responsável pela programação diária da emissora é praticamente formada por locutores da própria cidade Foto: Divulgação TP

Há mais de 25 anos, a rádio Nativa FM é pioneira na disseminação de informação na Primeira Capital Farroupilha. A emissora, desde então, atinge pelo menos outros 20 municípios da região.

Na última semana, a reportagem do Tribuna do Pampa conversou com o diretor e sócio-proprietário da empresa, Ildomar Joanol, o popular Chacrinha, que contou um pouco sobre a história da emissora e sua importância em Piratini, bem como, em nível regional. “Sempre procuramos o melhor para o nosso município, que é a seriedade na nossa programação e na divulgação de informação. Graças a Deus conseguimos formar uma equipe só com pessoas residentes de Piratini”, ressalta Chacrinha.

Prédio onde está localizada a rádio

Prédio onde está localizada a rádio Foto: Divulgação TP

Com um repertório variado, a rádio – que opera na freqüência 93.9 Mhz, dedica boa parte da sua programação a música nativista e por isso, por preservar a identidade tradicionalista, é um dos meios de comunicação mais ouvidos da região, contabilizando mais de meio milhão (500 mil) de ouvintes.

Chacrinha conta ainda, que quando atuava como vereador, na década de 1990, manifestava o desejo em criar um veículo de comunicação local. Muito trabalho, questões burocráticas e parceiros durante a caminhada, para então formar uma das principais rádios da região. Ele disse, porém, que sozinho foi capaz de executar os primeiros passos e se mostra contente em atualmente ter um veículo de comunicação de suma importância e que é referência em entretenimento, informação e música.

UNIDOS NO MESMO SOM – A equipe responsável pela programação da emissora conta atualmente com aproximadamente 15 locutores. Entre eles está Nael Rosa, Darlan Pereira (conhecido pelo gênero tradicionalista), Dener Espíndola (responsável pelo programa de sábado “Entre Paysanos”), o advogado, locutor, poeta e escritor Juarez Machado de Farias, Elton Garcia, Marlon Ibeiro, Velton Bezerra, Marcelo Oliveira (atualmente responsável pelo programa dos sábados à tarde “Juntos e Misturados”), Valério Ávila (programa “Mil Novecentos e Antigamente”), além da acadêmica de Jornalismo, Larissa Moraes.

COBERTURA – Atualmente, a Rádio Nativa FM abrange boa parte dos municípios da Metade Sul do Estado (ver quadro). “A minha ideia era criar uma rádio que tivesse qualidade, um bom alcance e principalmente abrangesse todo o nosso município, que é bastante extenso e tem mais de 3,5 mil km². Isso hoje é uma realidade”, explica Chacrinha.

Para atender um número ainda maior de ouvintes, a emissora está na classe A2, com uma torre de 100 metros e um transmissor de 7,5kg – equipamentos que permitem que a emissora tenha toda essa abrangência.

Para o administrador e gerente comercial da rádio, Maico Joanol, filho de Chacrinha, o plano de ação é ampliar cada vez mais a capacidade tecnológica e a cobertura, para atender o maior número de municípios e internautas. Já para Chacrinha, a estratégia é promover o desenvolvimento regional com base na troca de informações, através das ondas de rádio e internet, bem como, estimular a integração de Piratini (sede da rádio) para com o restante do mundo.

 

radio_nativa_fm_piratini_rs

CIDADES ABRANGIDAS

Piratini, Aceguá, Arroio Grande, Bagé (sinal parcial), Cachoeira do Sul (sinal parcial), Caçapava do Sul, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Encruzilhada do Sul (sinal parcial), Herval, Hulha Negra, Lavras do Sul (sinal parcial), Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Santana da Boa Vista, São Lourenço do Sul e Pinheiro Machado, (que é um dos municípios que mais participa da programação, tanto em ouvintes quanto na questão comercial).25

Comentários do Facebook