PANDEMIA

Níveis de restrições no Estado serão atualizados todos os sábados

OFERECIMENTO:

 

A atualização é transmitida ao vivo pelo Facebook Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Especial TP

Passadas três semanas do anún­cio de que o Rio Grande do Sul migraria para uma nova política de enfrentamento ao corona­vírus e de consultas à sociedade e às entidades representativas, o governo apresentou a consolidação do chama­do Distanciamento Controlado. O Decreto nº 55.240, que estabelece o modelo, passou a valer oficialmente a partir desta segunda-feira (11) em todo o território gaúcho.

Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamen­to Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela (risco médio/baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) e preta (risco altíssimo), que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas.

O modelo divide as ativida­des econômicas em 12 grupos, sendo que cada um é dividido em tipos e subtipos.Os protocolos obrigató­rios valem para todas as bandeiras e envolvem regras como uso de máscara, higienização de ambientes, afastamento de casos suspeitos e atendimento para grupos de risco, entre outros. O monitoramento é diário, mas a atualização da bandeira ocorre semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte.

REGIÃO Entre os municípios de cobertura do TP, nesta primeira semana, as bandeiras correspondem aos graus mais baixos de risco. Bagé, Candiota e Hulha Negra estão classificados com a bandeira amarela – significa que a região se encontra com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença. A Rainha da Fronteira é a referência de atendimento para os três municí­pios. Até a última atualização, Bagé possuía 33 casos confirmados e 30 recuperados da Covid-19; Candiota um caso confirmado e já recuperado e Hulha Negra nenhum registro da doença.

De outro modo, Pedras Altas e Pinheiro Machado estão classificados com a bandeira laranja – significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propa­gação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propa­gação do vírus. No caso específico de ambos, até a última atualização, não havia registros de pacientes confirmados com a Covid-19, mas a referência para atendimentos é o município de Pelotas – que possui 41 casos confirmados e 25 recuperados até o momento.

DOM PEDRITO Na Capital da Paz, município vizinho de Bagé, foram anunciados novos casos positivos de coronavírus na área de segurança – agentes penitenciários. Assim, há quatro casos positivos, um curado e um óbito (jovem que faleceu em Porto Alegre). A partir daí, medidas mais severas foram to­madas pela Prefeitura, que publicou novos decretos na quarta-feira (13), adequando o município ao estabe­lecido pelo Estado e determinando novas regras por 14 dias.

Além do uso obrigatório de más­caras, está proibida a circulação de pedestres nas ruas sem justificativa. As ruas podem ser utilizadas única e exclusivamente para fins de desloca­mento, sendo que – em caso de abor­dagem – deve ser justificado o ponto de partida, destino e o motivo da locomoção. O decreto também limita a distância de 20 m² por frequentador em academias, proíbe atividades físi­cas e passeios aleatórios, e ingresso de excursões na cidade. Ainda, os decretos afirmam que pessoas diag­nosticadas com o Covid-19 devem respeitar rigidamente o isolamento, sendo que o desrespeito de qualquer medida anunciada, acarretará em multa e comunicação à autoridade policial e ao Ministério Público.

PESQUISA Um total de 24.860 pessoas já podem ter sido infecta­das por coronavírus no Rio Grande do Sul – número nove vezes maior do que mostram os dados oficiais. É o que indica a terceira etapa da pesquisa de prevalência da popu­lação divulgada nesta quarta-feira (13) pelo governo do Estado e pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Na fase anterior, há duas semanas, o levantamento apontava para 15 mil infectados. Na primeira, eram 5,6 mil.Os novos dadosesti­mam que haja um infectado a cada 454 gaúchos – na testagem anterior, era um caso positivo a cada 769 pes­soas; na primeira, um a cada 2 mil.

Dos 4,5 mil testes rápidos aplicados entre os dias 9 e 11 de maio, 10 pessoas testaram positivo. Destas, quatro foram em Passo Fun­do, município que vem apresentando números de casos e mortes elevados nas estatísticas oficiais. Os outros foram em Ijuí (dois), Caxias do Sul (um), Pelotas (um), Porto Alegre (um) e Santa Cruz do Sul (um). Completam a lista de cidades onde a pesquisa foi feita Canoas, Santa Maria e Uruguaiana. Juntos, os nove municípios representam 31% da população gaúcha.

Comentários do Facebook