CLIMA E TEMPO

No primeiro dia, estação de Pedras Altas marca a segunda menor temperatura do Brasil

Estação marcou no primeiro dia, incríveis -5ºC Foto: Divulgação TP

Neste domingo (30), numa parceria entre a Sigma Meteorologia, uma estação meteorológica foi instalada no interior de Pedras Altas, na localidade do Passo da Areia (divisa com município de Herval) – encontro dos arroios Passo da Areia e Jaguarão Chico.

O objetivo dos equipamentos é quantificar o potencial de frio da região, uma vez que a localidade fica numa região baixa, cercada por cerros, o que possibilita proteção contra os ventos e capacidade para acumular ar frio nas noites estáveis e de céu claro.

Logo no primeiro dia de instalação, a estação registrou incríveis -5°C (cinco graus Celsius negativos), a segunda menor temperatura do Brasil anotada neste domingo. A menor e não menos incrível foi na localidade de Curral de Pedras, no interior de Pinheiro Machado, com -6,8ºC.

Na instalação estavam os técnicos da Sigma, Gabriel Cardoso, estudante de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e William Siqueira, geógrafo da cidade de Maria da Fé (MG). Os meteorologistas da Sigma, Gabriel Cassol e Allef Matos também foram fundamentais para a instalação.

Conforme os envolvidos, a instalação só foi possível graças ao apoio da Prefeitura local, que prestou os auxílios necessários.

O local promete temperaturas baixíssimas no inverno e a Sigma estará realizando a divulgação dessas informações, assim como vem fazendo com a localidade do Curral de Pedras em Pinheiro Machado e com outras localidades monitoradas por parceiros e colaboradores.

Em Pedras Altas, além da temperatura, os sensores também medem a umidade relativa do ar, velocidade e direção dos ventos, acumulado de chuva, pressão atmosférica, radiação solar e índice UV.

Os dados podem ser acessados a qualquer momento por toda comunidade local: https://www.wunderground.com/…/2021-05-30/2021-05-30/daily

Local é entre cerros e baixadas Foto: Divulgação TP

 

Comentários do Facebook