O Tribuna do Pampa começou a acompanhar a obra de modificação e revitalização do trevo de acesso a Candiota, pela BR-293, entre os bairros Vila Operária e São Simão. A reportagem buscava mais informações a respeito da obra e nesta semana, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retornou, por meio da Assessoria de Comunicação, informando o que contempla a obra, recursos necessários e tempo estimado de execução.
Algumas informações reforçam as já obtidas preliminarmente com o profissional da empresa Encopav Engenharia, responsável pela execução da obra. Conforme a nota, “será construído um canteiro no eixo da rodovia e pistas em seu entorno, disciplinando o condutor a reduzir a velocidade e fazer o contorno no mesmo, tanto para acesso ao município de Candiota quanto para quem tiver como destinos Pelotas ou Bagé, ampliando desta forma a segurança no trecho. Entre os serviços que estão sendo executados estão implantação de drenagem pluvial, adequações de alargamento (escavação, terraplenagem e colocação de macadame (aplicação de camadas de pedra britada sobre o terreno compactado), brita graduada e aplicação de concreto betuminoso usinado a quente), meio-fio, canteiros (remoções dos canteiros antigos e inserção dos novos), fechamento da rótula central, pavimentação asfáltica nova e sinalização horizontal e vertical”.
Segundo o DNIT, o valor de investimento no projeto é de aproximadamente R$ 3 milhões e a previsão de entrega é para o início de 2025.
DEMANDA ANTIGA
Importante destacar que esta é uma demanda antiga de Candiota e motivo de diversas reuniões, tendo em vista o local ser considerado perigoso e palco de muitos acidentes, muitos deles com vítimas fatais, gerando mobilizações e manifestações da comunidade.
Cabe lembrar que no dia 30 de novembro de 2023, por meio de um assessoramento do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), a Prefeitura de Candiota fez a entrega, na Superintendência Regional do Dnit-RS, do projeto para a modificação do trevo de acesso a cidade pela BR-293. As tramitações tiveram o apoio e interferência do deputado Mainardi.
Na mesma ocasião, também foi entregue o projeto para o trevo de acesso a Hulha Negra. Questionado pelo TP sobre a obra em Hulha Negra, o DNIT não foi específico quanto ao município. “No momento, além do trevo de Candiota que está em execução, existe também projeto para execução de novo trevo na BR-293, acesso ao município de Cerrito. Os demais acessos ainda estão em desenvolvimento de projetos de engenharia”, diz a nota.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*