RELIGIÃO

Novo bispo da Diocese de Bagé toma posse neste domingo

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco será o 5º Bispo da Diocese de Bagé Foto: Divulgação TP

Acontece no próximo domingo (16) a Missa de Acolhida e posse do novo bispo da Diocese de Bagé, Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, a partir das 17h, no Ginásio do Colégio Franciscano Espírito Santo. A solenidade será realizada pelo arcebispo de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, e contará com a presença do bispo Emérito Dom Gilio Felício e os bispos de várias Dioceses do Brasil e Uruguai, bem padres, religiosos e o povo da Diocese de Bagé.

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco será o 5º Bispo da Diocese de Bagé que foi criada em 25 de junho de 1960, pelo Papa João XXIII e instalada em 24 de outubro do mesmo ano. É formada por 16 paróquias em 12 municípios: Bagé, Lavras do Sul, Santana do Livramento, Dom Pedrito, São Gabriel, Rosário do Sul, Pinheiro Machado, Candiota, Hulha Negra, Aceguá, Pedras Alta e Santa Margarida do Sul.

Bispo Cleonir foi nomeado pelo papa Francisco e a missa de Ordenação Episcopal aconteceu no dia 1º de dezembro, na Paróquia Nossa Senhora Medianeira, em Barros Cassal. A Diocese de Bagé, a Província Sagrado Coração de Jesus dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, a Paróquia Nossa Senhora Medianeira, de Barros Cassal, Diocese de Cruz Alta, a família de Antônio e Isolda Dalbosco; os Freis Capuchinhos, padres e uma multidão de fiéis, religiosos e religiosas, seminaristas, freis, padres e onze bispos se uniram em prece para a celebração.

Dom Cleonir Paulo Dalbosco recebeu a ordenação
pelas mãos do bispo de Erechim, Dom José Gilson Foto: Divulgação TP

Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco foi ordenado bispo pelas mãos de Dom José Gislon, Bispo de Erechim, que conduziu a celebração. Também foram Ordenantes, Dom Jaime Spengler, Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre e Dom Adelar Baruffi, bispo de Cruz Alta. Presbíteros Assistentes, Frei Nilmar Carlos Gatto, Ministro Provincial dos Freis Capuchinhos do RS e Padre Alex Kloppenburg, Administrador Diocesano de Bagé. Na sequência da celebração foi realizado um almoço festivo no salão paroquial.

O cerimonial religioso contou com a presença e aproximadamente 50 padres e outros 11 bispos, além de Dom Gílio. Na oportunidade, bispo Cleonir ressaltou que deseja fazer a vontade de Deus. “Escolhi como lema de minha ordenação ‘Eu vim para servir’. Essa passagem bíblica me coloca em sintonia com Jesus Cristo e sua missão. Estarei em serviço do Reino de Deus e de sua Justiça”, mencionou. Por fim, pediu para que a população presente ore por ele. “Rezem por mim e pela minha missão e tenham certeza das minhas orações por todos vocês”. Ele completou. “Esta missão de amor serviço precisa ser alimentada diante do sacrário, do crucificado, diante da cruz, como fez Maria de Nazaré, num silêncio contemplativo, que nos ajuda a reler e rever a história da nossa vocação cristã, pessoal, familiar e comunitária, a partir do nosso ‘sim’ diário ao Senhor. Destaca-se as três dimensões da missão do Bispo: santificar, ser mestre da fé e exercer o pastoreio”.

O frei Cleonir foi nomeado após o afastamento do bispo Dom Gílio, período em que a Diocese passou a ser coordenada por um colegiado de consultores. Como vigário paroquial de Candiota e Hulha Negra, o frei Cesar Machado participou do colegiado que levou a indicação de bispos e orientações durante o período em que a Diocese permaneceu sem o titular. Ao TP, ele disse que se tratou de um momento de muito aprendizado e responsabilidade, visto se tratar de um importante momento para a igreja católica.

DOM FREI CLEONIR PAULO DALBOSCO
Natural de Barros Cassal, no Rio Grande do Sul, Cleonir ingressou no seminário em 1987, em Soledade (RS). Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Padre Berthier, em Passo Fundo (RS) e Teologia na Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana, em Porto Alegre (RS). Também é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul e tem Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Anhanguera. Em 19 de setembro de 1998, fez sua profissão solene na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Canoas (RS) e, em 20 de setembro do mesmo ano, foi ordenado diácono. Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de fevereiro de 1999.
Em sua trajetória sacerdotal, Cleonir foi pároco na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Santa Maria (RS) de 1999 a 2005; Guardião da Fraternidade dos Freis Capuchinhos, em Santa Maria; Assessor Diocesano da Pastoral da Juventude, na diocese de Santa Maria; Vigário Provincial e Definidor da Pastoral e Meios de Comunicação Social da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos de 2005 a 2011, na Província dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul; Ministro Provincial da Ordem dos Frades Menores de 2011 a 2017, na Província Sagrada Coração de Jesus (RS); Diretor Geral da Pousada dos Capuchinhos, entre outras funções.

Comentários do Facebook