ESPECIAL NOVOS SECRETÁRIOS

Novo secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente vê Pedras Altas com grande potencial produtivo

Ele ainda está fazendo um diagnóstico das demandas, mas já projeta novas ações

O engenheiro agrônomo Anderson Buss Schneider é o novo secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pedras Altas. Dando continuidade a srie com os novos secretários municipais, Anderson respondeu algumas questões formuladas pelo jornal.
Ele fez questão de agradecer o convite que recebeu da prefeita Viviane Albuequerque, a Veca. “Agradeço a ela pela confiança e a equipe da Secretaria, que funciona em harmonia e está sempre aberta ao diálogo. Com o início de uma nova gestão estamos buscando entender a situação real de cada produtor, pois cada um sabe onde aperta o sapato”, assinalou, se queixando que o trabalho de reconhecimento ficou bastante dificultado, pois, segundo ele, a Secretaria foi recebida sem veículo em condições de uso e com máquinas em péssimas condições.
Na avaliação de Anderson, Pedras Altas possui um grande potencial produtivo e neste sentido que ele avalia que ações como análise de solo, correção e diversificação de culturas são essenciais para o crescimento da produção.
Ele projeta também firmar parcerias com as associações rurais, buscando o melhor para os associados e o fortalecimento da agricultura familiar.

ESTIAGEM

O secretário destaca que atualmente a principal carência no setor se dá devido a estiagem, onde desde as culturas de verão já sofreram perdas e açudes estão secando. Por isso, elenca Anderson, que entre as suas prioridades de trabalho estão a limpeza e construção de açudes para implantação de sistemas de irrigação.
Ligado a isso, ele lembra que estão sendo executadas a construção de cisternas em parceria com o Cideja, por meio do Instituto Cultural Padre Josimo, com o objetivo de fornecer água potável às famílias que não tem acesso à rede de água no município.

OUTRAS AÇÕES

O novo secretário enumera uma série de outras ações que já estão sendo executadas, bem como, novas que pretende implantar. Ele cita como ações já em andamento, a feira da agricultura familiar e empreendedores, que, segundo ele é um sucesso e motiva a produzir cada vez mais. “É muito bom ver os produtores tendo onde vender e ter essa integração com a cidade”, avalia.

Anderson Buss Schneider é engenheiro agrônomo de formação Foto: Michele Brum/Especial

Ainda, a Secretaria está trabalhando com a encomenda de peixes e pedidos de mudas frutíferas para facilitar o acesso do produtor. Ele cita ainda que é preciso manter e fortalecer a parceria com a Emater, especialmente para incentivar novas agroindústrias, fruticultura, horticultura, apicultura e projetos de irrigação. “Também é nossa prioridade de trabalho incentivar a diversificação de culturas e ligado a isso fomentar o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos e o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), além da implantação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal)”, disse
Para os projetos ao longo da gestão, ele destaca que quer tornar a pasta mais independente para fortalecer a agricultura e executar melhor as demandas. “Temos uma bacia leiteira já estruturada, que precisa ser fortalecida. Contamos com vinícola renomada, azeites de ótima qualidade, gado leiteiro e de corte de alta qualidade, entre outros. Propriedades que são modelo de gestão e produção, o que mostra o potencial que o nosso município ainda tem para evoluir. O desafio é grande, mas com esforço de todos conseguiremos tornar o nosso município mais forte e produtivo para o bem de todas as famílias”, assinala.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO

Comentários do Facebook