Um dos pontos deste especial é mostrar o trabalho realizado pelas prefeituras através das Secretarias ou Coordenadorias de Meio Ambiente, seja através de projetos ou pequenas ações para evitar danos ao campo ou a cidade, e assim, proporcionar uma melhor qualidade devida a todos em razão de um ambiente limpo e sem índices de contaminação.
O Tribuna do Pampa conversou com o secretário de Meio Ambiente de Pedras Altas, Ivanilson Moreira, o Kako, que explicou que o município ainda necessita de melhorias nesse setor, mas que o trabalho desenvolvido na cidade nos últimos anos tem contribuído bastante com as questões ambientais. “Ainda temos muitas coisas a serem melhoradas, muitas atividades a serem executadas, mas o município está em uma evolução bem grande em relação ao tratamento de resíduos sólidos e coleta de lixo. As pessoas de um modo geral também tem criado uma consciência maior com relação ao tema”, destacou.
Como ações pontuais em prol do meio ambiente no município, kako citou a realização de mutirões em locais históricos como o Túnel Verde. “O local servia como lixão e isso ocorria por anos. Realizamos várias coletas, podas de árvores e agora a área apresenta outra realidade”, afirmou o secretário.
O gestor também citou outras ações realizadas pela Secretaria de Meio Ambiente para reduzir os impactos de resíduos no solo. Entre as duas principais, Kako citou a coleta de embalagens de agrotóxicos realizada de forma sazonal em todas as localidades de Pedras Altas, seja campo ou cidade; e coleta de eletrônicos. “Fizemos ações preventivas e pensando no Meio Ambiente. Embalagens acondicionadas ou descartadas sem cuidado são um dos maiores contaminantes, não só em Pedras Altas, mas região como um todo. Já os eletrônicos, como televisores, computadores e outros aparelhos, quando não depositados no lixo semanal acabam indo direto para o meio ambiente. Em razão disso, também passamos a realizar coletas destes itens, pois as duas formas de descarte são prejudiciais”, relatou.
Kako também falou sobre ações em locais públicos e educativas nas escolas, estas realizadas antes do início da pandemia da Covid-19 que suspendeu aulas presenciais. “Cuidamos do embelezamento da cidade com revitalização e limpeza de praças e espaços de laser. Desta forma deixamos o local mais bonito e cuidado, uma área atrativa e saudável. Já o trabalho com os alunos é em decorrência do exemplo que eles podem dar aos seus familiares. Entregamos materiais e os estimulamos a plantar árvores”, destacou.
AÇÕES FUTURAS – Questionado quanto a projetos relacionados ao meio ambiente a serem realizados na cidade, o secretário disse que na situação atual vivida por todos com a pandemia é um pouco difícil fazer projeções. “Enquanto Secretaria, já temos idéias de intervenções para nossa Pedras Altas. Projetamos o recolhimento de lixo também na área rural porque a demanda existe e é expressiva, assim como a reciclagem desse lixo. Já temos ações relacionadas ao tratamento do esgoto da área urbana, onde todo resíduo será coletado e tratado, ou seja, um contaminante a menos para o meio ambiente. Também objetivamos dar continuidade as campanhas de coletas de embalagens e equipamentos já realizadas, ampliando a área de atuação e criando outras ferramentas a fim de tornar o município interessante e atrativo para se morar. Por fim, um projeto bastante importante é o de criação de uma campanha para recolhimento de pilhas, um contaminante que vai direto para aterros sanitários ou são descartados de forma irregular direto no meio ambiente”, explicou Kako.