INFRAESTRUTURA

Obra de nivelamento na estrada que liga a comunidade de Seival ao bairro João Emílio deve ser concluída no final de setembro

Para o próximo mês, um desvio na lateral será ativado temporariamente para ser utilizado até a finalização do trajeto

Obra foi iniciada em abril deste ano Foto: Sabrina Monteiro TP

A obra de nivelamento da estrada que liga a comunidade de Seival ao bairro João Emílio, dentro da parceria público-privada firmada entre o município de Candiota e a empresa Seival Sul Mineração (SSM), tem conclusão prevista para o final o mês de setembro, segundo as informações repassadas pelo gerente geral de Operações da SSM, Adolfo Carvalho, e pelo coordenador Administrativo e de Relações Institucionais, Rafael Leusin.

De acordo com as informações prestadas pelos profissionais, a intenção seria realizar a obra durante o verão, no início do ano, conforme já havia sido noticiado pelo jornal. Porém, a etapa de manejo da rede elétrica, prévia à terraplenagem, tomou mais tempo do que era esperado em função do atraso na autorização e remoção dos postes pela companhia de energia, impactando no início das obras que começaram em abril deste ano. “Desde abril tem chovido muito e isso atrapalha bastante. Como é uma obra de movimentação de terra que é preciso compactar e aterrar o material, a umidade é um parâmetro crítico para isso”, informaram, dizendo que após a chuva ainda é necessário esperar que o solo fique seco.

Adolfo também ressaltou que estão se encaminhando para a parte considerada mais importante da obra, que é trabalhar o corpo da estrada. “A gente vai trabalhar neste setor da obra durante todo o mês de setembro e projetamos finalizar no final de setembro, mais tardar no início de outubro, em função das chuvas”. Durante este período, haverá um desvio temporário que está sendo construído ao lado direito da pista, no sentido João Emílio-Seival. “E então vamos começar a intervir no leito atual da estrada, para fazer o alteamento”, respondeu.

Eles também destacaram que no local, onde é conhecido como a descida da Estância do Umbu, haverá uma elevação de até quatro metros de altura. “Como a estrada vai ficar mais alta, aquela rampa vai ficar menor, com condição de trânsito melhor e mais seguro e melhor para andar na estrada”.

Desvio fica ao lado direito da estrada sentido João Emílio-Seival Foto: Sabrina Monteiro TP

MANUTENÇÃO EM TODO O TRAJETO

 

Na oportunidade, Rafael aproveitou para falar sobre o acordo que existe entre a SSM e a Prefeitura de Candiota, com relação à manutenção da estrada, que vai além da obra mencionada. Segundo ele, a empresa disponibiliza a motoniveladora que é responsável por fazer o espalhamento do material que é disponibilizado pela Prefeitura, laminando a estrada e melhorando as condições de trafego da via. “Essas intervenções também são realizadas em tempo seco e estão sendo realizadas periodicamente, dentro do acordado com a Prefeitura”, explicou.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook