SAÚDE

Oferta de Pilates será ampliada na rede pública em Candiota

Grupo de Pilates durante encerramento das atividades em 2021 Foto: Divulgação TP

Conhecido por proporcionar vários benefícios ao ser humano, a prática do Pilates, já ofertada em Candiota no ESF João Emílio, está sendo ampliada através da rede pública. Novos equipamentos devem chegar nos próximos dias, permitindo a ampliação do número de vagas.

Em entrevista ao Tribuna do Pampa, a coordenadora do setor de planejamento da Secretaria de Saúde Camila Severo, explicou que as aulas inicialmente eram restritas a moradores do bairro João Emílio porque a idéia da atenção primária é ofertar cada vez mais serviços a moradores da localidade. Ela disse porém, que o objetivo da Secretaria de Saúde é ampliar o serviço realizado pela fisioterapeuta responsável, Andiesca Dal Molim. “Atualmente o atendimento está de livre demanda, interessados podem procurar a unidade da João Emílio que após avaliação poderão ter acesso as aulas e participar do grupo. A sala é ampla, com equipamentos necessários, climatizada, ideal para suportar as aulas”, explicou.

Sobre os atendimentos, Camila disse ocorrerem de forma individual ou coletiva, conforme a necessidade do paciente. “Após avaliação, é feita uma análise sobre a forma de atendimento mais adequada para aquele paciente. Há, por exemplo, pacientes que tiveram Covid-19 e que estão recebendo aula individual”.

O secretário de Saúde Fabrício Moraes lembra que o objetivo é mudar o foco do tratamento, que os pacientes passem a cuidar da sua saúde ao longo da vida para que sejam evitadas cirurgias e medicamentos. “É um cuidado com a longevidade do paciente”, frisou.

Camila e o secretário Fabrício falaram dos objetivos de ampliação do projeto para toda cidade. Eles retiraram as máscaras a pedido do jornal para a fotografia  Foto: Silvana Antunes TP

Ele lembra que logo após ter assumido a pasta percorreu os postos de Saúde com a equipe onde conheceu o grupo de Pilates já formado na comunidade. O gestor relatou o trabalho realizado em prol de melhorias. “Fiquei surpreso com a fisioterapeuta do quadro, tão dedicada, mas com poucos recursos para prestar um atendimento melhor. De primeiro momento fizemos algumas adequações na sala, com retirada de equipamentos e reparos. Após, orçamos materiais necessários para melhorar o atendimento, oportunidade em que recebemos todo apoio do prefeito Folador. Neste período surgiu o projeto Juntos pelo Bem, do Sicredi, oportunidade em que após termos sido procurados pela gerente Mirele Lopes Bueno, optamos por inscrever o Pilates porque se enquadrava nos requisitos. Com isso conseguimos em torno de R$ 8 mil pelo Juntos pelo Bem e mais uma contrapartida de cerca de R$ 2 mil da Prefeitura de Candiota para investir no Pilates”, expôs o secretário, que acrescentou ver o projeto como muito importante devido aos altos custos na rede privada para a prática.

Camila acrescentou que já há pacientes de outros bairros participando do projeto, mas que outro passo a ser pensado é a questão do transporte. “O acesso em Candiota é diferenciado e também deve ser pensado quando realizamos qualquer tipo de projeto. Pessoas que mais precisam do atendimento também sofrem com o deslocamento”, acrescentou.

As aulas de Pilates ocorrem duas vezes por semana na comunidade, coordenadas pela fisioterapeuta do quadro Andiesca Dal Molin. Em entrevista ao jornal, a profissional falou sobre os benefícios e a importância da prática de pilates. “Praticar Pilates pode ser considerado um dos melhores exercícios para evitar as doenças cardiovasculares, eliminar o estresse, fortalecer e alongar a musculatura, corrigir a postura, aumentar a flexibilidade e trabalhar a coordenação motora”, explica.

Andiesca ainda destaca o exercício como uma filosofia de vida. “O Pilates auxilia no aperfeiçoamento do indivíduo como um todo, pois pode ser praticado em grupo, onde além do exercício são compartilhadas experiências de vida, dores, alegrias, frustrações e muito mais, podemos considerar como uma filosofia de vida tamanhos benefícios do trabalho realizado”, afirmou a fisioterapeuta.

Projeto já recebeu auxílio através do Juntos pelo Bem do Sicredi Foto: Divulgação TP

O jornal também contatou com a agente de saúde que atua há 12 anos no município, Adriana Pintos França, que falou sobre os benefícios que o Pilates trouxe para a vida das pessoas assistidas pela unidade de saúde, incluindo ela mesma. “Sou testemunha da evolução de cada paciente, da forma que chegaram e como estão atualmente. Além de ser algo prazeroso para elas, vivem momentos descontraídos e alegres, onde esquecem um pouco dos problemas pessoais. Também como usuária sou fã número um dessa atividade e dos benefícios pra minha saúde. Aulas de Pilates dentro de uma UBS, totalmente gratuito é algo para ser valorizado e prestigiado. Parabéns a essa grande profissional, a Andiesca, nossa fisioterapeuta a frente desse trabalho magnífico”.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook