RECONHECIMENTO

Oito tradicionalistas recebem o título de Mérito Farroupilha em Hulha Negra

Presidente Luis Gustavo deu início ao ato solene Foto: Bianca Mieres/Especial TP

Na última quinta-feira (14), a Câmara de Vereadores e Vereadoras de Hulha Negra, realizou a entrega de títulos de Honra ao Mérito a oito tradicionalistas que se destacaram no município, na conservação e prática dos costumes gaúchos. O evento aconteceu no ginásio em anexo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e contou com autoridades municipais.

A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Câmara, Luis Gustavo Nunes Dias, o Baixinho, a vice-presidente Tanira Ramos, o 1º secretário Volnei Manfron e o 2º secretário Getúlio Porto, além dos vereadores Diego Rodrigues, Ronaldo Pereira, Jorge Coelho (PDT), Hugo Teixeira (PT), a secretária de Assistência Social, Elizete Brasil, representando o Executivo e Márcia Marin, representando o deputado federal Afonso Hann.

Familiares e amigos dos homenageados se fizeram presentes Foto: Bianca Mieres/Especial TP

Na oportunidade, o presidente do Legislativo realizou a abertura da cerimônia de homenagens. “Gaúchos e gaúchas do município de Hulha Negra, tenho certeza que a homenagem será muito bem-vinda”, disse Baixinho, ressaltando que os homenageados fazem muito por suas entidades, desejando um momento especial a todos.

Dando continuidade, a secretária Elizete reforçou que ser gaúcho é cultuar a tradição, e homenagear cada entidade que faz parte do município. “Que tenhamos uma boa semana farroupilha, e que a gente saiba sempre ter essa cultura muito bonita, que é a cultura do gaúcho”, destacou.

 

HOMENAGENS

 

Na sequência, a primeira pessoa a receber  o título foi Ana Maria Reis Duarte Dias, que foi escolhida pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lagoa da Música. Esposa do vereador Luis Gustavo, Ana já participou da patronagem do CTG Sentinela da Fronteira, em Bagé, e atualmente integra o Lagoa da Música. Nascida na cidade de Cachoeira do Sul em uma família rural, sempre teve vínculo com o campo e é uma grande incentivadora do tradicionalismo. O Mérito foi entregue pelo patrão Diego Rita, e por Baixinho.

Ana Maria Foto: Bianca Mieres/Especial TP

A segunda entrega foi feita para Cristiano Domingues Loreto, que foi homenageado pelo CTG Vento Xucro. Fazendo parte da cultura gaúcha desde os oito anos de idade no CTG Candeeiro do Pago, em Candiota, Cristiano participou da invernada durante 10 anos. Ainda no município, também foi integrante da Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC). Participa do Vento Xucro desde 2016, quando começou a residir em Hulha Negra. O prêmio foi entregue pelo vereador Getúlio Porto, juntamente com a patroa da entidade, Maria Silveira.

Cristiano Loreto Foto: Bianca Mieres/Especial TP

Do CTG Nativos do Rio Negro, o homenageado foi José Antônio Mena de Carvalho. Atuante na entidade desde 2010, José Antônio reside no município desde os seis anos de idade. Aprendeu a lida campeira desde cedo junto ao seu pai, e sempre gostou. Atualmente, é produtor rural em Hulha Negra. A entrega foi feita pelo vereador Diego Rodrigues, juntamente com o patrão Jacir.

José Antônio Foto: Bianca Mieres/Especial TP

Nascida na cidade de Jaboticaba, no Rio Grande do Sul, Aurora Terezinha da Silva Outeiro foi escolhida pelo CTG Herdeiros do Sepé. Desde cedo, Aurora sempre participou dos Festejos e cultivou a tradição, seguindo até os dias atuais. Em sua entidade, sua força e disposição motiva a todos, ajudando a construir a entidade desde a sua fundação. Na cerimônia, recebeu o título das mãos da vereadora Tanira Martins, e do patrão que também é seu pai, Vergílio Outeiro.

Aurora Terezinha Foto: Bianca Mieres/Especial TP

Do PTG Chácara dos Quero-Quero, o homenageado da vez foi André Luiz Moura Silva. Nascido e criado em Hulha Negra, André é carpinteiro, ferreiro e pedreiro de profissão e está inserido no meio tradicionalista desde criança. Já participou do Piquete Recuerdos de 35, e também do CTG Lagoa da Música. Como sonho, construiu em sua propriedade uma pista de rodeio e por gostar da lida, fundou mais tarde a entidade Chácara dos Quero-Quero. Seu título foi entregue pelo vereador Ronaldo Pereira.

André Luiz

Na sequência, o homenageado foi Rogério Isiquel Rosa, do PTG Tropeiros da Liberdade. É representante da entidade desde a sua fundação em 2014, e sempre participou e cultivou a tradição gaúcha. Recebeu o Mérito das mãos do vereador Hugo Teixeira, e do patrão Mauro.

Rogério Rosa

O Grupo de Cavalarianos (GC) Criado em Galpão, escolheu Dieferson Jorge Tort para ser homenageado. Criado na Serra da Hulha, Dieferson sempre participou da lida campeira com o seu pai. Desde criança é incentivado pela família e atualmente concilia o trabalho com a doma, juntamente com o pai e o irmão. Seu título foi entregue pelo vereador Jorge Coelho, e pelo patrão do GC, Diego Tort.

Dieferson Tort

O último título entregue foi para João Pedro Lima da Silveira, homenageado pelo GC Unidos pela Tradição. Nascido em Torrinhas, João Pedro reside em Hulha Negra há 40 anos. Sempre trabalhou em estância, esquila, alambrado e doma, e com quase 70 anos, João ainda doma seus próprios cavalos. Atualmente, trabalha com pecuária na sua propriedade localizada no assentamento Capivara A. Recebeu o mérito pelas mãos da secretária Elizete Brasil, e pela representante do deputado Afonso Hamm, Márcia Marin.

João Pedro Lima

ATRAÇÕES

 

Jackson Barreto, Augusto Maradona e Chico Teixeira encerraram a noite Foto: Bianca Mieres/ Especial TP

O evento contou ainda com uma declamação gauchesca feita pela tradicionalista Julia Graziela Azambuja, acompanhada do músico Jackson Barreto. Além disso, a invernada artística Raízes da Tradição de Pinheiro Machado, fez sua apresentação no evento. A noite foi finalizada com um show musical com Chico Teixeira, Jackson Barreto e Augusto Maradona.

Invernada Raízes da Tradição, de Pinheiro Machado, encantou os presentes Foto: Bianca Mieres/Especial TP

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook