INFRAESTRUTURA

Ordem de serviço para início da obra da ponte da Laudelino previa instalação da empresa para esta semana em Hulha Negra

Obra é aguardada há bastante tempo pela comunidade

Obra é aguardada há bastante tempo pela comunidade Foto: Silvana Antunes TP

Estava previsto para esta quinta-feira (14), a instalação da empresa Avensi Construtora Ltda, responsável pela construção da ponte da rua Laudelino da Costa Medeiros, próximo a escola Monteiro Lobato, sobre a Sanga da Olaria. A via pública, paralela a avenida principal da cidade, a Getúlio Vargas, está bloqueada há mais de dois anos desde que a ponte anterior caiu devido aos alagamentos.

De acordo com o secretário de Obras de Hulha Negra, o engenheiro Wagner Tavares, a licitação para a obra ocorreu no dia 4 de junho e foi dada por ele, a ordem de serviço de 10 dias para a empresa se instalar no município. “Esperamos contar com a colaboração do clima para o início da obra. A data é essa, acreditamos que não haverá nenhum problema que possa ocasionar grandes atrasos”, afirma o secretário.

A ponte que deverá ser construída contempla uma estrutura em concreto armado, sem pilares centrais, semelhante a ponte da avenida Getúlio Vargas. Conforme explicou o engenheiro Wagner, com metragem de 10 metros de largura por 10 de comprimento, irá ocupar todo o vão aberto da via pública, com formas e ferragens moldadas no próprio local.

O engenheiro explicou ainda, que o projeto inicial, elaborado por uma empresa terceirizada, apresentava cronograma de execução de 90 dias, porém, ao tomar conhecimento do projeto após assumir a Pasta, reduziu o prazo para 60 dias no edital.

A realização da ponte é uma obra muito aguardada pela população. Questionado sobre já haver prazos, o engenheiro disse que será uma benfeitoria para o Executivo, mas principalmente, para a comunidade. “Será muito bom, principalmente para aqueles que residem nas proximidades e atualmente não podem passar pela via. É uma obra esperada. É uma gratidão ter uma obra para a comunidade, ainda mais essa que já deveria ter sido executada”, conclui o secretário.

Pavimento está sendo recuperado ao longo da avenida Getúlio Vargas

Pavimento está sendo recuperado ao longo da avenida Getúlio Vargas Foto: Silvana Antunes TP

TRÁFEGO – Outro fator positivo ressaltado pelo secretário Tavares após a conclusão da obra, se refere a redução do tráfego de veículos, principalmente os de carga pesada, da avenida Getúlio Vargas. “O tráfego de caminhões está concentrado na avenida principal devido ao acesso da via paralela estar interrompido. Isso causa problemas na pavimentação, visto a avenida suportar tráfego de 35 mil quilos e hoje termos bitrem ou rodotrem de até 70 mil quilos. Isso afeta o pavimento, ele não resiste a esse peso. A partir daí temos problemas com trinca, além e outros fatores que geram a inutilização do pavimento, ocasionando a necessidade de uma nova manutenção, o que demanda altos recursos para o Executivo”, explica.
Conforme o secretário, com a transferência da passagem de tráfego de veículos pesados para a rua Laudelino da Costa Medeiros, será possível um maior cuidado com a pavimentação da avenida principal. “Conseguiremos prevenir estragos na pavimentação e possibilitar uma melhor manutenção”, acrescenta Tavares, explicando que os reparos que estão ocorrendo na avenida Getúlio Vargas são em razão do tráfego de veículos pesados. Segundo o engenheiro Wagner, o trabalho de recuperação será feito em toda a extensão da avenida.

PONTE DA SERAFIM – Outra preocupação da administração é com a ponte da rua Serafim dos Santos, confeccionada em madeira e que permite acesso somente de um veículo por vez. Questionado acerca das condições da estrutura, o secretário informou que há um monitoramento constante das condições da ponte. “O bloqueio da Laudelino ocasionou o aumento do fluxo de tráfego e carga na ponte, localizada em uma área de avenida larga com estreitamento de pista no acesso a ponte. Monitoramos e em casos de necessidade, ela recebe a devida manutenção, mas já estou trabalhando em um projeto para a construção de uma ponte nos mesmos moldes desta que será feita na rua Laudelino Medeiros. Espero que esta obra possa ser realizada no próximo ano”, informa Wagner.

Comentários do Facebook