CORONAVÍRUS

Paciente positivo de Hulha Negra tinha contatos em Candiota e COE local já está em alerta

Uma integrante do Comitê de Operações Especiais (COE) da Covid-19 de Candiota, ao revisar o sistema após a divulgação na noite desta quinta-feira (11) dos dois casos confirmados em Hulha Negra, constatou que o cidadão de 38 anos que testou positivo com a doença no município vizinho, possui ligações em Candiota, inclusive de trabalho.

O paciente, segundo as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde de Hulha Negra, é parente da senhora de 78 anos, também diagnosticada com Covid-19, que está internada já há alguns dias na Santa de Casa de Bagé.

Conforme a enfermeira Ariadne Meira, responsável pelo COE candiotense, imediatamente o órgão entrou em alerta e iniciou um processo de investigação. “Ficamos trabalhando até às 3h da madrugada desta sexta-feira e já estamos com quatro plantonistas em ação nesta sexta. Partimos para uma investigação de datas e pedimos o exame de forma oficial ao Estado para ver que dia houve a confirmação. Com isso chegamos a conclusão que de fato é uma pessoa que circula bastante por Candiota”, assinalou.

A partir deste trabalho de investigação, segundo Ariadne, já se identificou até o momento cerca de 10 pessoas que tiveram contato com o paciente em Candiota, que já estão em isolamento. “As que tiveram um contato mais próximo já estamos coletando material para o exame PCR laboratorial e as demais vamos realizar testes rápidos no tempo devido. Mais pessoas podem surgir ao longo do dia, pois seguimos investigando, sendo que algumas que já ficaram sabendo, estão entrando em contato conosco”, explica a enfermeira.

Questionada sobre o porque não houve uma ação anterior, Ariadne afirmou que o COE local não foi informado oficialmente sobre a identidade da pessoa que já era suspeita desde o dia 5 de junho e que isso só se descobriu por uma ação própria, como dito, após a divulgação dos dois casos confirmados na cidade vizinha, que aconteceu somente na noite desta quinta. “Agora vamos ter cuidado redobrado neste sentido”, disse.

O prefeito Adriano dos Santos (PT) afirmou ao TP, que imediatamente ao ser comunicado pelo COE da situação, ordenou que não se medisse esforços para se ter o controle da situação. “Nossas equipes do COE e da Secretaria de Saúde, sempre muito atentas, estão trabalhando intensamente dentro do que determina todos os protocolos”, salientou.

A Prefeitura de Hulha Negra garantiu nas publicações que fez até então, desde a suspeição, que o paciente estaria em isolamento.

7ª CRS – Em contato com a médica pneumologista e coordenadora do COE Covid-19 da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Flávia Marzola Silveira, ela explicou os protocolos adotados quando há a divulgação de casos confirmados por PCR positivo, ou seja, de pessoas que tenham vírus detectáveis nas vias aéreas nasais. A médica evidenciou que Hulha Negra e Candiota estão fazendo os procedimentos necessários e pertinentes.

Ela afirmou que o paciente foi orientado a ficar em isolamento, assim que foi considerado suspeito, e que não acredita ter havido alguma falha nos protocolos.

A médica ainda informou que a linha de contágio detectada é a do homem de 38 anos, que chegou de viagem há 15 dias de Santa Maria. A senhora de 78 anos internada e parente dele, segundo Flávia, preocupa pela idade, mas está com quadro estável, apenas com oxigênio por cateter nasal.

Comentários do Facebook