RELIGIÃO

Padre de Dom Pedrito é indicado a cargo diocesano após renúncia de bispo Dom Gílio

Bispo Dom Gílio - padre Alex Kloppenburg

Bispo Dom Gílio – padre Alex Kloppenburg Foto: Folha da Cidade/Especial TP

Em reunião realizada em Bagé, na quinta-feira passada (06), o Conselho de Consultores da Diocese – uma espécie de Colégio formado por 7 padres -, decidiu pela indicação do padre Alex Kloppenburg, pároco do município de Dom Pedrito, para ocupar o cargo de Administrador Diocesano. A indicação é feita à Nunciatura Apostólica (espécie de Embaixada do Vaticano, representação da Santa Sé e do Papa), a quem cabe homologar tal decisão.

O Administrador Diocesano ocupa um cargo temporário, no lugar do bispo, sem caráter de realizar grandes mudanças na Diocese. Padre Alex já exerceu tais funções durante pouco mais de 1 ano, de 2002 a 2003, depois que a Diocese ficou vacante com a transferência do então bispo Dom Laurindo Guizzardi para Foz do Iguaçu.

Desta vez, o núncio já se manifestou, afirmando que o tempo para que o novo bispo assuma pode se estender de 6 meses a 1 ano. A partir de agora, a Nunciatura passará a ouvir as indicações de padres e bispos, desta e de outras dioceses, até chegar ao nome escolhido para ser indicado ao papa Francisco, a quem cabe nomeá-lo bispo, ou não, se for o caso.

Conforme entrevista ao jornal Folha da Cidade, de Dom Pedrito e concedida pelo semanário ao TP, padre Alex esclareceu que permanecerá baseado em Dom Pedrito, ocasionalmente se deslocando a Bagé, durante todo o exercício das novas funções. Mas terá assessores, uma espécie de gabinete, para lhe ajudar nas novas atribuições.

Cabe ressaltar, que padre Alex Kloppenburg tem uma importante ligação com o município de Hulha Negra, visto seus familiares residirem neste município. O pároco é irmão de Léo Kloppenburg, que já atuou como vereador na Câmara de Vereadores de Hulha Negra e é proprietário de um supermercado, além de uma família mobilizada nas questões de fé da paróquia local, a São José.

ENTENDA – O bispo Dom Gílio Felício havia feito um pedido de renúncia e foi tornado público na quarta-feira passada (6). Informações apontam que a solicitação ocorreu em virtude do bispo estar sendo acometido por lapsos na memória recente. Ele estará presente em Dom Pedrito, já na condição de Bispo Emérito, na próxima sexta-feira (15), juntamente com o arcebispo Jacinto Bergmann, que estarão prestigiando a ordenação diaconal do seminarista Fábio Augusto, marcada para acontecer na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, às 18h.

Comentários do Facebook