SEMINÁRIO MINERAÇÃO E POLO CARBOQUÍMICO

Palestras abordaram questões relativas à mineração

Lilia Mascarenhas disse que o país precisa da mineração Foto: J. André TP

Com o objetivo de unificar e consolidar a luta em defesa da mineração, unindo setor empresarial e administrações públicas em busca de uma política que complete e valorize as riquezas minerais, o Seminário recebeu diversos palestrantes.

No final da manhã, dando início ao período de palestras, representando o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, a secretária adjunta de geologia, mineração e transformação mineral do Ministério, Lilia Mascarenhas Sant’Agostinho, geóloga por formação e currículo de trabalho em empresas da área de mineração, disse conhecer o tema por vários ângulos. “Precisamos da mineração. Ir contra a extração é ir contra as bases da existência, pois o mundo se realiza e os recursos são originados da mineração, mas queremos uma mineração sustentável, que cuide do desenvolvimento humano”.

Mascarenhas também falou o que está sendo feito enquanto governo. “Podemos dar diretrizes, mas não conduzir. Parabenizo todos que trabalham com mineração, tanto empreendedores como colaboradores. Muitos são contra porque desconhecem os benefícios e o vetor que é a mineração. Há programas voltados à mineração e o RS tem grande potencial para o carvão. Mas pergunto qual o futuro do carvão? Sim, a mine ração tem papel fundamental no nosso país, é uma das bases do nosso país, tudo é apoiado em produtos minerados”.

Confira as palestras:
– Roberto Faria – diretor executivo da Copelmi Mineração apresentando o projeto da UTE Nova Seival no Ambiente de Transição Energética.
– Mélvis Bairros – presidente da CRM com a palestra sobre a mineração da CRM.
– Professora doutora Ana Rosa Costa Muniz – coordenadora do laboratório de energia e carboquímica da Unipampa, falando sobre as perspectivas para a carboquímica no Rio Grande do Sul.
– José Paulo Milan Amaro – engenheiro metalurgista da VAMTEC, apresentando o projeto metanol da VAMTEC/CRM.
– Roberto Zamberlan – diretor executivo do Sindicato da Indústria do Calcário do Rio Grande do Sul, falando sobre a importância da mineração do calcário na economia do Brasil.
– Sávio Prestes – prefeito de Lavras do Sul, apresentando sobre o desenvolvimento a partir da mineração no único município originado desta atividade no RS.
– Silvio Marques – presidente da UTE Ouro Negro, palestrando sobre energia elétrica e desenvolvimento sócio econômico.
– Adolfo Carvalho e Nelson Kadel – diretores da Seival Sul Mineração, falando sobre mineração de carvão e sustentabilidade sócio ambiental.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook