Papo de Redação 04/02/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 1
Com a posse na manhã desta segunda-feira (4), do vereador Ataídes da Silva (PT) como o novo secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar de Candiota, a Câmara vai sofrer mudanças. Ainda não existe uma batida de martelo, mas falta bem pouco, e muito provavelmente quem deve assumir a cadeira é o quarto suplente da coligação PT-PSB, o sindicalista Darlan Oliveira (PSB). Pela ordem seria o terceiro suplente, o petista Ronaldo Montes, o Ronaldão. Para que Darlan assuma, Ronaldão precisa abrir mão da vaga.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 2
Segundo a coluna apurou junto a um membro da direção do PT, Ronaldão, que hoje é o chefe dos Transportes da Secretaria de Saúde, estaria fazendo o gesto em nome da coletividade, para ampliar o número de partidos da base do governo Adriano dos Santos com assento no Legislativo; no caso o PSB.

MUDANÇAS EM CANDIOTA 3
Para entender, a coligação PT-PSB, em 2016, elegeu quatro vereadores – todos do PT: Ataídes da Silva, Danilo Gonçalves (atual presidente da Câmara), Fabiano Oswald e Fernanda dos Santos (licenciada porque está como secretária de Planejamento). A primeira suplente é a petista Giselma Pereira, que é a atual secretária de Educação. Então, no lugar de Fernanda, assumiu o se­gundo suplente, o também petista João Roberto da Silva. Com a saída de Ataídes, pela ordem o terceiro suplente assumiria, porém para ceder a vaga à Darlan, pela lei, Ronaldão precisa renunciá-la, pois somente quem ocupa cargos de primeiro escalão no Executivo é que pode se licenciar (caso de Giselma).

MUDANÇAS EM CANDIOTA 4
Há uma avaliação de que, além de um gesto altruísta de Ronaldão, também há vantagem política a ele na renúncia, pois para o então terceiro suplente é melhor seguir como chefe dos Transportes da Saúde, do que assumir a cadeira na Câmara e estar sujeito a ter que desocupá-la a qualquer momento, ao sabor da vontade dos titulares.

ELEIÇÕES EM PEDRAS 1
O prefeito Bebeto Perdomo (PSB) ainda não fala, mas é praticamente certo que disputará a reeleição em Pedras Altas. Aliado com o PT, que possui hegemonia na Câmara de Vereadores, o prefeito pedrasaltense precisa encontrar um candidato a vice, pois o vice-prefeito eleito com ele em 2016, Giovanni Friedrich (PT) renunciou ao cargo em 2017, alegando questões pessoais. Na coliga­ção que deu a vitória a Bebeto estavam PDT e MDB.

ELEIÇÕES EM PEDRAS 2
O PSDB é o principal opositor de Bebeto na Cidade do Castelo. Demonstrando grandeza, o partido teve o entendimento de que a cidade precisava de paz política para retomar seu rumo e tem feito uma oposição propositiva. Contudo é o adversário que o atual prefeito vai enfrentar em 2020. Na última eleição, o partido não veio totalmente unificado, porque houve uma disputa interna na indicação do candidato, quando Silvinho Dias Marques, filho do ex-prefeito Silvio foi o indicado, tendo sido preterido o então prefeito na época Fábio Tunes.

DEPUTADOS DA REGIÃO
Na última semana, os deputados estaduais e federais assumiram seus cargos. Da região, tomaram posse os bageense Afonso Hamm (Progressistas) como deputado federal e Luiz Fernando Mainardi (PT) e Luis Augusto Lara (PTB) como deputados estaduais. Mais que isso, Lara foi eleito presidente da Assembleia Legislativa até fevereiro de 2020.

LARA PRESIDENTE 1
Em sessão solene no Plenário 20 de Setembro na tarde da última quinta-feira (31), a Assembleia Le­gislativa do Rio Grande do Sul instalou a 55ª Legis­latura (01/02/2019-31/01/2023) e deu posse aos 55 deputados eleitos e reeleitos. Na ocasião também ocorreu a eleição da Mesa Diretora para 2019-2020.Indicado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conforme acordo pluripartidário firmado entre as ban­cadas, o deputado Luis Augusto Lara tornou-se o 67º presidente do parlamento gaúcho. Em seu primeiro pronunciamento como presidente, destacou que adotará planejamento estratégico para otimizar recursos financei­ros e de pessoal, e que dará continuidade à estratégia de gestão compartilhada do Parlamento, trabalhando em conjunto com os próximos presidentes desta Legislatura para implantação de políticas de Estado. Como símbolo da sua proposta de uma gestão igualitária, fez seu pro­nunciamento da mesa da presidência e não da tribuna do plenário. Na foto, ao centro, Lara (E) está ao lado do governador Eduardo Leite (PSDB).

LARA PRESIDENTE 2
Pluripartidária, a Mesa Diretora eleita para o ano legislativo 2019-2020 é composta, além de Lara, pela 1ª vice-presidente, Zilá Breitenbach (PSDB); 2º vice-presi­dente, Vilmar Zanchin (MDB); 1º secretário, Ernani Polo (PP); 2º secretário, EdegarPretto (PT); 3º secretário, Luiz Marenco (PDT); 4º secretário, Sérgio Peres (PRB).A cha­pa única apresentada, definida por acordo pluripartidário, e recebeu 49 votos favoráveis e cinco contrários – estes dos deputados da bancada do PSL, Capitão Macedo, Ruy Irigaray, Tenente-coronel Zucco e Vilmar Lourenço, e do PSOL, Luciana Genro.

VAGA NA IDEAU
A Faculdade Ideau de Bagé está contratando docente para o curso de Psicologia. Os interessados devem enviar o currículo Lattes até o dia 8 de fevereiro no e-mail: [email protected]. Mais informações pelo fone (54) 3341-6600.

LUTO NA FOTOGRAFIA
A fotografia da região está de luto. Morreram em Bagéneste domingo (3), os fotógrafos Lauro Corrêa e Edison Castêncio. Lauro fez história no fotojornalismo­bageense e Edson ficou conhecido como o Paparazzo Gaúcho ao se notabilizar como o fotógrafo dos políticos do RS em Brasília. Um dos irmãos de Edison, Fábio Castêncio, é morador da Vila Residencial, em Candiota. Ambos foram sepultados neste domingo em Bagé.

MORTE NA SANTA CASA
O caso está gerando muita polêmica e ela au­mentou com a morte neste sábado (2) do mototaxista Eduardo Corrêa Costa, 53 anos. Ele teve uma infecção generalizada, em consequência de uma fratura na perna ocorrida num acidente de trânsito no bairro São Judas Tadeu, em Bagé, em janeiro deste ano. A polêmica, que está nas rodas de conversas da população da região, se deve a veiculação de informações de que após três dias sem troca de curativos, a perna de Eduardo estaria com um mau cheiro e larvas. Devido a situação de saúde, pos­teriormente, o paciente foi removido para a CTI e passou por procedimento cirúrgico, onde resultou na amputação da perna. Dois registros policiais foram efetuados pela família da vítima na Delegacia de Polícia, que iniciou uma investigação sobre o caso. Já a Provedoria da Santa Casa disse que uma sindicância está sendo aberta para averiguar o caso.

Comentários do Facebook