100 DIAS
No próximo dia 10, os governos municipais eleitos no ano passado e empossados em 1º de janeiro deste ano, completam 100 dias. A data sempre é uma referência utilizada para balizar o que já foi feito e o que vem pela frente. Também é uma marca de tolerância, especialmente para a oposição, no sentido de dar tempo para que o governo se organize.
SEMANA DO COLONO 2025
Durante as comemorações de aniversário dos 33 anos de Hulha Negra, aconteceu a apresentação das soberanas escolhidas anteriormente e que vão abrilhantar a 25ª edição da Festa do Colono e que, segundo a atual administração, será reorganizada e voltará a ser Semana do Colono. Ao TP, o prefeito Fernando Campani disse ter certeza que será um grande evento em sua retomada após seis anos de paralisação. O gestor relatou que outros municípios já confirmaram presença na festividade, com caravanas de ônibus e que os investimentos para a festa estão bem confirmados e encaminhados, com recursos da iniciativa privada. Campani ainda destacou que a organização, uma espécie de integração, reforça o projeto de turismo de eventos proposto para a cidade, onde as pessoas vem até o município, dividem alegria e deixam recursos.
UBS RESIDENCIAL
A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Residencial, em Candiota, desde a quarta-feira (2) está fechada ao público e só deve reabrir na próxima segunda (7), conforme informou em nota o secretário de Saúde, Fabrício Moraes. “Considerando um episódio ocorrido no Posto de Saúde da Vila Residencial, o qual demandará a necessidade de investigações das autoridades competentes, ficam suspensas as atividades do posto até o dia de segunda-feira”, afirmou. O TP tentou contato com o secretário e com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, para saber o que de fato ocorreu, porém até o fechamento desta edição não havia um retorno.
CONTAS EM HULHA NEGRA
Ainda falando sobre Hulha Negra, o prefeito Fernando Campani afirmou ao jornal que a situação financeira da cidade está equilibrada. O gestor relatou que houve um superávit em janeiro e fevereiro, e que também vai se confirmar em março. Ele explicou se tratar de uma arrecadação de recursos acima do que foi estimado, que ultrapassa R$ 500 mil. Ele disse que já era esperada essa situação, o que, segundo ele, garante mais segurança financeira.
CONTAS EM HULHA NEGRA 2
Campani afirmou estar tendo a felicidade de fechar os três primeiros meses com arrecadação maior do estimado e pagando os servidores com os ganhos projetados, pois segundo ele, não existe Prefeitura ou empresa que funcione se o trabalhador não tiver o reconhecimento e não tiver um horizonte de progressividade, garantindo felicidade a todos.
PATROLA EM PEDRAS
A Prefeitura de Pedras Altas recebeu esta semana, em forma de cedência, uma motoniveladora que será utilizada na manutenção e recuperação das estradas rurais. A máquina foi cedida pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), sob a gestão do secretário Clair Kuhn, e ficará à disposição do município por um período de seis meses.
PATROLA EM PEDRAS 2
Segundo a administração local, o equipamento será importante para melhorar a infraestrutura viária das áreas rurais, facilitando o transporte da produção agrícola, além de garantir mais segurança para o deslocamento de estudantes, pacientes e profissionais da saúde. Os trabalhos de recuperação das vias serão coordenados pela equipe de infraestrutura do município e terão início nos próximos dias.
RENÚNCIA EM PINHEIRO
O vereador Jaime Lucas (MDB) renunciou nesta semana, durante a sessão ordinária da Câmara pinheirense, ao cargo de 1º secretário da mesa diretora. Conforme Jaime, a decisão foi em função de uma denúncia ao Ministério Público local, de que seu sobrinho é o advogado do Legislativo e que isso pode caracterizar nepotismo. Na próxima sessão será feita uma eleição para preencher o cargo deixado por Jaime.
SESSÃO CANCELADA EM CANDIOTA
A Câmara de Candiota não teve sessão ordinária esta semana em função da reforma do telhado, forro e iluminação do plenário Gregório Ferreira, conforme avisou pelas redes sociais o presidente Paulinho Brum (PSDB). Já na semana anterior também não havia tido sessão, pois na segunda-feira (24 de março), foi o aniversário da cidade e, portanto, feriado municipal. A volta das sessões deve acontecer na próxima segunda, dia 7, às 17h15.
ALFABETIZA TCHÊ EM PINHEIRO
O vereador Mateus Garcia (PDT) entrou com pedido de informações sobre uma publicação feita na página oficial da Prefeitura de Pinheiro Machado no Facebook, dando conta que a escola municipal Manoel Lucas Prisco havia conquistado um título no Prêmio Alfabetiza Tchê 2024. Mateus afirma que buscou informações, inclusive numa publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), onde, segundo ele, o educandário não consta da relação dos premiados.
ALFABETIZA TCHÊ EM PINHEIRO 2
Mateus disse que quer informações do Executivo, pois, conforme apurou, no Alfabetiza Tchê são duas possibilidades: uma que é a premiação em si, dada para 200 escolas gaúchas que se destacaram na alfabetização e outra que não é um prêmio e sim um apoio para outras 200 escolas em dificuldade, que recebem um auxílio financeiro para melhorar seus índices. “Se você olhar a página da Prefeitura dá impressão que o município foi premiado. Não pode tapar o sol com a peneira. Se foi um erro, é por isso que estou pedindo informações. Não podemos mostrar algo que não é. A página da Prefeitura é um órgão de divulgação oficial e nós precisamos confiar nela”, disse.
NOME DE RUA EM CANDIOTA
A vereadora Hulda Alves (MDB), está propondo que a rua G, no centro de Candiota, leve o nome da sua mãe, Suely da Silva Alves – falecida aos 82 anos, em janeiro do ano passado. Dona Suely teve uma trajetória importante na cidade, tendo sido pioneira como empresária mulher a frente da icônica Loja Alves. Teve também expressiva participação na vida comunitária da localidade, além de ter sido, ao lado do marido, o pastor Noé Alves, liderança dos evangélicos de Candiota e região, por meio da igreja Assembleia de Deus. A rua G é uma via relativamente nova e está sendo toda pavimentada, cortando a área central da cidade. Ela faz esquina com a rua Assis Freitas e cruzamento com as ruas Acácio das Neves e João Magalhães Filho, se conectando ao bairro Viver Melhor.
SIMULADO EM CANDIOTA
Candiota será palco de um exercício simulado das forças de segurança dentro Plano de Defesa da Cidade (PDC). Nesta semana, o vice-prefeito de Candiota, Marcelo Gregório, participou de uma reunião na Brigada Militar de Bagé, no 6º Regimento de Polícia Montada (RPMon), para tratar sobre o exercício (foto). A atividade – que provavelmente será uma simulação de assalto a banco, já tem data e hora marcada e será divulgada na próxima semana, tem o objetivo de quebrar o planejamento do crime organizado, reprimir de forma organizada, técnica, eficiente e eficaz.