Papo de Redação 04/SET/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

PONTE SOBRE O RIO JAGUARÃO

Há muito aguardada pelas comunidades rurais, a ponte sobre o rio Jaguarão, na tríplice divisa entre Candiota, Hulha Negra e Aceguá, recebeu a visita nesta quinta-feira (3), de técnicos da em­presa vencedora da licitação, Lavoro Engenharia. Na oportunidade, os prefeitos de Candiota Adriano dos Santos (PT) e de Aceguá, Gerhard Martens (PSDB), acompanharam a visita, que teve como objetivo tomar providências antecipadas, no sentido de instalação e adiantamento. Conforme a empresa, com isso, assim que assinada a ordem de início da obra, imediatamente já se começa a execução. Na última semana, o governo do Estado, responsável pela obra, publicou no Diário Oficial (DOE), um aditivo no valor, que há muito era reivindicado pela empreiteira e era o principal entrave para que ela saísse do papel. A obra tem recursos federais garantidos desde 2013.

IMBRÓGLIO EM PINHEIRO 1

O Tribuna do PampaTribuna Pampa tem conversado com praticamente todas as forças políticas pinheirenses e já é possível tirar algumas conclusões para as eleições locais que se avizinham. Apesar da clara indefinição, a coluna vai arriscar algumas projeções, sob a análise das impressões e declarações que o TP tem colhido e percebido.

IMBRÓGLIO EM PINHEIRO 2

A primeira constatação e parece óbvia, é que o ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) será candidato e isso não tem volta. A segunda é que o vereador e ex-vice-prefeito Ronaldo Madruga (Progressistas) só será candidato se forem preenchidos uma série de requisitos impostos por ele. O principal deles é uma ampla aliança de partidos, que inclua os governistas PDT e MDB, ou ao menos um desses dois.

IMBRÓGLIO EM PINHEIRO 3

Betiollo está convicto que manterá a aliança dos três partidos (PSDB, PDT e MDB). Claramente há uma disposição do PDT em apoiar Betiollo, apesar de ainda haver certa resistência interna, que precisa ser superada. Se isso acontecer, o PDT deve apontar o ex­-secretário de Obras, Danúbio Peres, como vice de Betiollo. O MDB – do vereador Jaime Lucas está arisco por conta do recuo na proposta de Jaime ser o vice do tucano. Fica claro que o MDB entende que o acordado foi quebrado. Não à toa, Jaime esteve no famoso encontro que reuniu lideranças de cinco partidos para apoiar Ronaldo.

IMBRÓGLIO EM PINHEIRO 4

Por fim, Gilson Rodrigues (PT), em tudo não se encami­nhando, será candidato a prefeito, pois é pré já há três meses. Em declaração na tribuna da Câmara, Gilson disse que o PT até abre mão da cabeça de chapa para Ronaldo, mas exige a vice. Já o PSB, que teve chapa pura e foi protagonista nas últimas eleições, ao menos que se saiba até agora, não tem pretensões maiores numa chapa majoritária e se concentra em eleger vereadores.

SOM ALTO EM PINHEIRO

Uma moradora do centro de Pinheiro Machado contatou o TP esta semana para reclamar que o som alto vindo de carros é uma constante dia e noite na cidade. Ela fez questão de frisar que não são os veículos que fazem propaganda que perturbam e sim os convencionais. “Não tem hora. É de manhã, de tarde, de noite e ma­drugada. Somos doentes e não aguentamos isso. Pedimos para que as autoridades tomem alguma atitude. É de enlouquecer a poluição sonora. É fácil de identificar que são os autores da transgressão, basta querer”, apela a moradora.

ANIMAIS EM CANDIOTA

O aumento do número de animais, especialmente equinos, em todas as localidades urbanas de Candiota tem chamado a aten­ção. Alguns poderiam dizer que é por conta do mês mais gaúcho do ano, porém não se justifica porque em 2020, por conta da pandemia, não haverá as tradicionais comemorações e desfiles. Além de ques­tões sanitárias, outra inconveniência dos animais soltos em vias e locais públicos é um iminente acidente.

NÃO PARTICIPOU EM CANDIOTA

A vereadora Déia Rangel (MDB) se justificou na tribuna da Câmara esta semana do por que não participou na última semana da homenagem ao vereador Danilo Gonçalves (PT), que teve sua fotografia colocada na galeria de ex-presidentes do Legislativo. A sua não participação se deveu pelo não cumprimento da palavra de Danilo, segundo Déia, no fatídico episódio em que ele se elegeu num ano como presidente com os votos da oposição com a promessa de apoiar alguém deste campo no ano seguinte. Na época, numa manobra governista, Danilo se afastou na Câmara pouco antes das eleições da nova mesa diretora, assumindo a Secretaria de Plane­jamento, quando foi eleita a atual presidente, Fernanda Santos (PT). O acordado seria eleger Dinossane Pech, na época no PSDB, para presidente. Hoje, Dino está no PTB e é da base governista.

TERRENOS EM CANDIOTA

A Prefeitura de Candiota informa que em razão da pande­mia ocasionada pela Covid-19, por motivos de aglomeração e suas consequências referentes às questões econômicas, a Comissão Especial de Licitações, comunica a todos os licitantes homologados no processo da Chamada Pública 008/2020 (terrenos habitacionais), que os contratos poderão ser assinados em até 60 dias, a contar de 1º de setembro de 2020. O Executivo salienta que não há previsão pelo edital de prazo para assinatura dos contratos e devido às razões já pronunciadas a Comissão decide pelo prazo. As assinaturas dos contratos devem ser agendadas pelo telefone (53) 3245.7061, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

7 DE SETEMBRO

Ruas vazias, silêncio e sem as tradicionais cores da ban­deira do Brasil. A próxima segunda-feira, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil e feriado nacional, não contará com as tradicionais comemorações. Em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, escolas da região, Estado e país estão de portas fechadas na tentativa de conter um inimigo invisível. Alunos estão estudando de casa, parte em contato somente de forma online com os professores e outros ainda mais distantes, completando polígrafos enviados pelas escolas. A Semana da Pátria será marcada em 2020 pelo distanciamento social, sem o desfile cívico alusivo à Pátria, sem alunos no pátio de escolas, sem a mão no peito e sem o canto do hino brasileiro.

CÉDULA DE R$ 200

Conforme já havia sido anunciado pelo Banco Central, foi lançada mais uma cédula no Brasil, a de R$200. A nota tem como personagem o lobo-guará e ao longo do ano deverão entrar em circulação 450 milhões de unidades. A decisão foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e tem por objetivo atender ao aumento da demanda por dinheiro em espécie que se verificou duran­te a pandemia de Covid-19. Nesta cédula optou-se pela manutenção te de elementos de segurança já existentes nas cédulas da segunda família do real, que são conhecidos pela população, como número que muda de cor, marca-d’água, número escondido e alto relevo.

Comentários do Facebook