Papo de Redação 07/02/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

ANO ELEITORAL
Chega o ano eleitoral, especialmente quando as elei­ções são municipais, os ânimos tendem a se acirrar e tudo ficar com a sensibilidade a flor da pele. As articulações são mais contundentes. As críticas aparecem com maior força e tudo é motivo de ‘guerra’, especialmente tendo as redes sociais como palco.

BOA NOTÍCIA EM CANDIOTA
Chegou até à coluna de que uma boa nova será di­vulgada na segunda-feira (10), em Candiota. Aguardemos ansiosamente!

CAVALGADA DA MULHER EM CANDIOTA
A Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC) está organizando uma cavalgada somente de mulheres para o pró­ximo dia 8 de março – Dia Internacional da Mulher. Segundo o patrão da entidade, João Domingos Rodrigues, o Balaio, nesta semana já foi realizada uma reunião para debater a logística e o itinerário do evento. “Os homens estarão apenas no apoio”, assinala ele.

CAVALEIROS E CAVALEIRAS EM CANDIOTA
Balaio afirmou ao TP, que a entidade não descarta, num futuro próximo, alterar a denominação para Associa­ção dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACCC), com sentido de contemplar a presença feminina. Originalmente, a entidade foi batizada de Associação dos Cavalarianos de Candiota, contudo, como o termo cavalarianos refere-se a homens militares a cavalo, posteriormente foi modificado para cavaleiros.

MULHER EM CANDIOTA
Falando em mulher, a presidente da Câmara de Ve­readores de Candiota, Fernanda Santos (PT), já anunciou na tribuna esta semana que a homenagem outorgada pelo Le­gislativo denominada Mulher Destaque, será para a servidora municipal Rosaurea Grecco Castañeda. Atual coordenadora do Centro de Idosos, Rosaurea tem uma longa ficha de ser­viços prestados à cidade.

MESA DIRETORA EM CANDIOTA
E falando em Fernanda, a nova presidente já tem se movimentado no sentido de dar mais visibilidade aos trabalhos da mesa diretora, assim como do Legislativo candiotense num todo.

CERAMISTAS DE CANDIOTA
O colunista social mais famoso e conceituado de Bagé e região, Gilmar de Quadros, escreveu em sua rede social nesta quinta-feira: “Desde ontem (5), os artistas que integram a Associação dos Ceramistas de Candiota estão expondo na galeria de arte Edmundo Rodrigues, Palacete Pedro Osório. São peças de extremo bom gosto para decorar a casa. A ar­gila é coletada diretamente na mina de rejeitos da extração do carvão na CRM. Todo o processo de secagem, limpeza e preparo é feito manualmente até chegar ao ponto exato da massa. Os artistas da Associação de Ceramistas mantêm ateliê coletivo no Centro Cultural de Candiota. Atualmente, Vanusa Teixeira está na presidência da Associação. Fazem parte: Angélica Teixeira, Bibiana Silveira, Cibele Iloreto, Da­niela Paré, Fabiane Fernandes, João Henrique Duarte, Julia Lemos, Jelma Pereira, Juliana de Aguiar, Maria Inês Alves, Mauro Nunes, Regina Marques, Sandriani Braga, Vaniza Bueno. Aplausos!”

PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS
Tendo em vista a situação do Coronavírus no país, a 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), com sede em Bagé, realizará uma reunião nesta segunda-feira (10), com o prefeito em exercício de Candiota, Gil Deison Pereira, com o secretário de Saúde, Fabiano Aquere e com os responsá­veis pelo Pronto Atendimento e Vigilância Epidemiológica do município, para tratar sobre o plano de contingência e ação estadual pela infecção humana pelo novo vírus. A situação de Candiota merece mais atenção em função do trânsito de trabalhadores chineses nas usinas termelétricas, porém as autoridades sanitárias garantem que não qualquer risco imi­nente.

LEGISLATIVO NA FEOVELHA
A Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado esteve presente durante os dias da 36ª Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha). O Legislativo, agora liderado pelo vereador Renato Rodrigues (PSDB), como já é uma tradição, montou um estande no Parque Charrua.

COMPARSA EM PINHEIRO 1
Esta semana, uma representação da Prefeitura de Pinheiro Machado liderada pelo vice-prefeito e secretário de Educação e Cultura do município, Jackson Cabral (PSDB), esteve no gabinete do deputado estadual Luiz Marenco (PDT), quando foi tratado sobre a possibilidade de retomada ainda este ano da Comparsa da Canção Nativa, que teve sua última edição realizada no longínquo ano de 2014. Segundo uma pu­blicação da Prefeitura em rede social, o evento se viabilizaria com uma emenda parlamentar do deputado Giovani Cherini (PL), de R$ 100 mil. Na publicação, a Prefeitura informa que o festival deva ser realizado na semana de aniversário do município, que é comemorado no dia 2 de maio.

COMPARSA EM PINHEIRO 2
Sobre fazer o festival fora da Feovelha, como é tradi­ção, um assessor da Prefeitura argumenta que o importante é a retomada e que a decisão está ligada a oportunidade da emenda parlamentar, que precisa ser usada ainda este ano. Segundo este mesmo assessor, nada impede de também já ir se planejando para que em 2021, o festival volte para dentro do Parque Charrua, como evento paralelo à Feovelha – sen­do que foi exatamente assim que surgiu, como um elemento cultural da maior feira de ovinos do Brasil. Na foto, o último cartaz do festival.

Comentários do Facebook