Papo de Redação – 08/Nov/2016

APROXIMAÇÃO EM CANDIOTA 1
Cresce nos bastidores, uma possibilidade de aproximação entre o futuro governo de Candiota com o PMDB. As razões são simples e fáceis até de entender.

papo-pt-pmdbAPROXIMAÇÃO EM CANDIOTA 2
O PMDB candiotense – derrotado pela terceira vez consecutiva nas eleições municipais, precisa voltar a crescer e se fortalecer. O isolamento a que foi submetido nos últimos anos – apesar de nestas eleições ter conseguido uma aliança com o PDT e PP, não parece ser o melhor caminho para quem vislumbra voltar um dia governar a cidade. Uma aliança com o governo (PT, PTB, PCdoB e PSB), com a ocupação de alguns cargos, pode lhe dar visibilidade e crescimento. Assim, a tarefa da oposição seria repassada ao PSDB, que ao que tudo indica vem com o ex-prefeito de Pinheiro Machado Carlos Betiollo daqui quatro anos novamente. A coluna já sabe que Betiollo se movimenta neste sentido.

APROXIMAÇÃO EM CANDIOTA 3
Outro fator que aproxima o PMDB do PT e seus aliados no município é justamente sua animosidade com o PSDB. É muito difícil, salvo seja descartada a aliança, que os peemedebistas se aconcheguem no ninho tucano. O núcleo duro do PMDB analisa que Betiollo é um forasteiro e não tem compromisso permanente com a Capital Nacional do Carvão. Aliás, o fato de Gildo Feijó ter mantido firme e heroicamente sua candidatura até às 17h do dia 2 de outubro de 2016, jogou sim a favor da eleição de Adriano dos Santos (só não admite isso quem não entende da política candiotense).

APROXIMAÇÃO EM CANDIOTA 4
Por fim, com a aproximação do PMDB, o novo governo forma maioria na câmara de vereadores, o que é um fator importante para quem pretende fazer mudanças estruturais na cidade, como por exemplo, criar uma autarquia de água e esgoto.

APROXIMAÇÃO EM CANDIOTA 5
Claro que uma costura desse porte demanda tempo e gera polêmica – coisa que já ocorre em alguns grupos de wathsapp. Precisa ser debatida internamente nos partidos, buscar o consenso, aparar arestas e controlar posições mais radicalizadas. Vamos aguardar os desdobramentos e quem sabe, notas oficiais, negando tudo que foi abordado aqui.

APROXIMAÇÃO EM CANDIOTA 6
Em tempo: o vereador mais votado de Candiota, Fabrício Moraes, o Bibi (PMDB), postou nesta segunda-feira, 7, no seu perfil de Facebook, que não pretende ser secretário e que foi eleito para ser vereador. “Tenho princípios, sou PMDB”, escreveu.

APROXIMAÇÃO EM CANDIOTA 7
Em tempo 2: quem sabe se PMDB e o futuro governo se acertarem, a aliança mais rápida que Candiota já viu (menos de uma semana), não volte a vigorar e daí por mais tempo, qual seja, entre tucanos e pedetistas, fazendo assim uma frente de oposição.

MELHORES DO ANO DIA 3
Já foi definido pela direção do jornal Tribuna do Pampa a data para a realização do evento de entrega do prêmio Melhores do Ano 2016. Será no dia 3 de dezembro, a partir das 20h30, no CTG Candeeiro do Pago, na Vila Residencial, em Candiota. Inicialmente o evento seria realizado no Centro Cultura Usina I, entretanto a logística impediu. Neste ano o evento será único com todos os premiados (Candiota, Hulha Negra, Pinheiro Machado e Pedras Altas).

ECONOMIA COM O TRANSPORTE ESCOLAR 1
Os 17 municípios gaúchos que devolveram ao Piratini a responsabilidade pela realização do transporte escolar dos alunos da rede estadual terão uma economia de pelo menos R$ 10,6 milhões até o final de 2016. Recurso que, em grande parte, tem sido investido em melhorias na rede municipal de ensino. A decisão de não renovar o convênio do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate) foi motivada por defasagem nos valores repassados pelo governo do Rio Grande do Sul. O dado mais recente da Famurs demonstra que as prefeituras gaúchas tiveram prejuízo de R$ 80,3 milhões para conduzir os estudantes do Estado em 2014.

ECONOMIA COM O TRANSPORTE ESCOLAR 2
A Federação fez contato, na última semana de setembro 2016, com as prefeituras que encerraram o convênio do Peate no final do ano passado. Foram consultados representantes das Secretarias de Educação de Arroio Grande, Canguçu, Pinheiro Machado, São Lourenço do Sul, Lagoa Vermelha, Encruzilhada do Sul, Cacequi, Jaguari, São Jerônimo, Santo Ângelo, Quaraí, Restinga Sêca, Cachoeira do Sul, Gravataí, Carazinho, Jari e Tupanciretã.

ECONOMIA COM O TRANSPORTE ESCOLAR 3
Por meio do Peate, o governo do Estado transfere recursos para que as prefeituras, que já operam o transporte escolar da rede municipal, conduzam os alunos da rede estadual. No entanto, nos 17 municípios que optaram pelo encerramento do convênio, o Piratini voltou a ser o responsável pelo serviço. Nessas cidades, a Secretaria de Educação do RS administra o transporte escolar dos seus alunos sem a ajuda das prefeituras.

VAGAS SINE CANDIOTA
A Agência FGTAS/Sine (Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social/Sistema Nacional de Emprego) Candiota está com vagas de emprego para contratação imediata. Há oportunidades de trabalho para pedreiro (12), montador de andaimes (12), armadores de ferragem (12) e auxiliar de serviços gerais (2). A FGTAS/Sine fica na avenida Luiz Chirivino, 155, na sede de Candiota. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3245.8081.

Comentários do Facebook