Papo de Redação 09/04/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

R$ 5 MILHÕES EM CANDIOTA
Conforme o prefeito de Candiota Adriano dos Santos (PT), está tudo caminhando dentro dos conformes para que a Caixa Econômica Federal (CEF) libere o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa) para a Prefeitu­ra, conforme autorizado por unanimidade pela Câmara de Vereadores no valor de R$ 5 milhões. Recentemente, em reunião na Superintendência Regional da CEF em Pelotas (foto), foram acertadas quais documentações ainda devem ser encaminhados para a efetivação da operação financeira, especialmente o Plano de Trabalho. O recurso será utilizado para estradas do interior, compra de maquinários, recupe­ração de mais trechos críticos da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), além de pavimentação e saneamento básico em diversas localidades urbanas.

LUTO EM CANDIOTA

Faleceu na ma­nhã desta segunda-feira (8), por volta das 5h30, na Santa Casa de Bagé, onde estava hospitali­zado, o ex-vereador de Candiota, Jari Fagundes do Reis (foto), aos 56 anos. Vindo de Santa­na da Boa Vista para Candiota na década de 1990, Jari escolheu a Capital do Carvão para viver desde então, se estabelecendo na comu­nidade da João Emílio, que na época recém se formava. Comerciante, porém sempre atento as questões políticas, ele foi o fundador em meados da década de 1990, do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) a cidade, tendo presidido a sigla. Depois migrou para o Parti­do dos Trabalhadores (PT), sendo candidato a vereador em 1996, quando ficou na segunda suplência, tendo assumido a cadeira por um período naquele mandato. O corpo de Jari foi velado na Câmara de Vereadores e sepultado no final da tarde desta segunda. Viúvo, Jari deixou os filhos André, Anderson, Maiara e Andreia e mais três netas.

FILIAÇÃO EM CANDIOTA
Os dirigen­tes do MDB de Can­diota confirmaram à coluna de que o ex-prefeito do muni­cípio (2009-2016), Luiz Carlos Folador (foto) – que por 30 anos esteve no PT -, estará se filiando ao partido em evento que será realizado na próxima sexta-feira (12). A programação prevê, além do ato de filiação de Folador, também de outras lideranças e deverá contar com a presen­ça de dirigentes eme­debistas da região e do Estado. O deputado estadual e chefe da Casa Civil do governador José Ivo Sartori, Fábio Branco, já confirmou presença. O ex-prefeito se filia ao MDB com a intenção de ser candidato a prefeito nas eleições do ano que vem. O ato acontece a partir das 19h, na sede do MDB candiotense, no centro da cidade.

PROMOÇÃO PERUZZO
O Peruzzo Supermercados lançou no último dia 22 de março, em parceira com a Ypê, a promoção ‘Peruzzo e Ypê sorteiam um carrão para você’. Para participar é fácil, pois na compra de três produtos Ypê em qualquer unidade do Peruzzo Supermercados, o cliente recebe um cupom na hora para concorrer a um lindo Fiat Mobi 0km. O sorteio será dia 28 de julho e essa promoção é exclusiva do Peruzzo Supermercados com a Ypê.

DE VOLTA EM PINHEIRO
O prefeito de Pinheiro Machado, Zé Antônio (PDT), após 25 dias de férias e de ter passado por um processo de tentativa de sua cassação neste período, voltou às atividades de chefe do Executivo nesta segunda-feira (8). De imediato foi realizar uma visita a Vila Umbus. O prefeito promete esta semana fazer uma avaliação ao TP sobre o processo de cassação e quais medidas pretende tomar ao longo de 2019 para conter a crise que o município atravessa.

BOA AÇÃO EM PINHEIRO
Uma equipe de voluntários está propondo a “Cor­rente do Bem” em Pinheiro Machado. A ideia, segundo os organizadores, é a revitalização da praça central Angelino Goulart. Para esta quarta-feira (10), às 15h, está marcada a pintura do paredão e diversas entidades já foram convida­das. Até o fechamento da edição, as escolas do município já haviam confirmado a participação no ato.

DIA DE CAMPO EM HULHA 1
A propriedade do produtor rural e secretário de Agropecuária de Hulha Negra, Luís Fernando Lima, recebeu na semana passada, cerca de 70 pessoaspara um dia de campo. O evento, realizado pela Emater/RS-Ascar e Prefei­tura de Hulha Negra, abordou os temas Manejo integrado e manejo de solo, além de receber empresas parceiras produtoras de grãos e sementes. De acordo com Lima, o objetivo do dia de campo foi oportunizar aos produtores conferir como determinada cultura se desenvolve na região. “A ideia foi dar oportunidade para que eles possam observar a produção a campo, no local onde vai ser possível produzir e tirar seu sustento”, destaca.

DIA DE CAMPO EM HULHA 2
O dia de campo foi dividido em três estações. Na primeira, o assunto abordado foi Manejo integrado – asso­ciação de várias formas de fazer a lavoura – apresentado pelo chefe do Escritório da Emater de Hulha Negra, Gui­lherme Zorzi. Na mesma estação, Guilherme falou sobre os insetos, pragas e a rotação de culturas. Na segunda estação, apresentada pelo assistente técnico regional da Emater de Bagé, Edison Dornelles, foi explanada sobre a importância da conservação do solo e da água. Na tercei­ra estação, os visitantes puderam conhecer as empresas parceiras produtoras de grãos e sementes – Puro Grão, DuPont Pioneer e Pastos. Também estiveram presentes pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul, representantes do Banrisul e do Brasil e da Cooperativa de Crédito Sicredi, além de lideranças do município e da própria Emater.

Comentários do Facebook