Papo de Redação 09/11/2018

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

RODOVIÁRIA DE CANDIOTA
A assessoria de Comunicação da Prefeitura e o vereador Fabrício Moraes, o Bibi (MDB), andaram se estranhando publicamente esta semana em função da rodoviária. O fato foi gerado por uma publicação no Facebook feita por Bibi, que ressaltou seu empenho em resolver o problema da falta de sanidade, principalmente do banheiro no local. Em ato contínuo, de forma quase que direta, uma nota da Prefeitura dizendo que vivemos tempos de fake news, explicou que a problemática da rodoviária já vinha sendo tratada pela Prefeitura há cerca de 90 dias.

ÁGUA EM CANDIOTA 1
Problemas de abastecimento de água são comuns no mundo inteiro. Aliás, água já é um dos grandes temas da humanidade e deve cada vez mais ganhar importância. Em Candiota, o sistema ainda carece de muitas melhorias, além de nos últimos anos a cidade ter ganho uma população extra para abastecer. Já há avanços na sede do município, com a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), porém é necessário resolver a questão de água bruta, pois numa estiagem não muito forte certamente acarretará em racionamento ou falta. Para isto já tramita em Brasília um projeto na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para uma rede adutora com captação na Prainha (barragem que abastece a Usina de Candiota). O projeto já tem parecer favorável da Agência Nacional de Águas (ANA) e foi protocolado pelo prefeito Adriano dos Santos, com apoio do ex-prefeito Odilo Dal Molin e do ex-vereador Gildo Feijó (ambos do MDB).

ÁGUA EM CANDIOTA 2
Vila Operária, São Simão e João Emílio vivem um drama, pois o sistema é obsoleto, como era o da sede. A solução já foi planejada, porém, questões burocráticas e de gestão paralisaram a obra da nova ETA há mais de dois anos, quando recentemente houve rescisão contratual com a empresa que havia vencido a licitação. Uma nova concorrência foi aberta esta semana pela atual administração e se espera que a retomada e conclusão seja breve, pois a cada calorzinho a produção não acompanha o consumo. Com a nova ETA, se abastecerá os três bairros mais a comunidade de Seival.

ÁGUA EM CANDIOTA 3
Ainda, a gestão da água em Candiota precisa de mais profissionalização. A inadimplência é em níveis estratosféricos, com prejuízos enormes mensalmente ao município, ou seja, o sistema não se paga, quem dirá gerar recursos para novos investimentos. Há déficit anual de R$ 1,8 milhão. A ideia, que já tem lei, mas ainda não saiu do papel, é a criação de uma autarquia tipo o Departamento de Água, Arroios e Esgotos de Bagé (Daeb) e antes disso a cobrança por hidrometria, que gera justiça no consumo. Esta cobrança individualiza a conta de água e inibe e muito o desperdício, que em tempo de verão beira ao absurdo por parte de algumas pessoas, que lavam pátios diariamente, enchem piscinas, entre outras sandices, que quando tiver hidrômetro, com certeza terá mais controle, pesando no bolso de quem abusar. Também, a comunidade precisa se conscientizar da necessidade de instalação de, no mínimo, uma caixa d´água em cada imóvel para casos de emergência.

TP EM BRASÍLIA
O prefeito de Pedras Altas Bebeto Perdomo (PSB) esteve em reunião esta semana em Brasília com o senador Paulo Paim (PT), quando trataram de destinação de recursos para o município. O prefeito aproveitou e entregou ao senador reeleito (foto), uma edição do TP que continha os resultados da eleição no primeiro turno, onde Paim foi o candidato ao Senado mais votado em Pedras Altas e também em Hulha Negra, Candiota e Pinheiro Machado.

PROJETO DE ROBÓTICA DE PEDRAS
Mais uma vez os alunos do 6º ano da Escola Assis Brasil, de Pedras Altas, Luísa Faria Perdomo, Manuela Ribeiro de Carvalho, Miguel Pinheiro da Silveira, Pedro Brum de Tunes, Pierri Correa Acosta e Thiago Bitencourt Corrêa, junto com as professoras Nereida Duarte e Patrícia Souza, foram destaque com o projeto de Iniciação a Robótica. O grupo participou, no dia 20 de outubro, da Feira de Ciências e Mais Saberes (Fecimes) do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) CAVG, em Pelotas, onde obtiveram, o 2º lugar na categoria Ensino Fundamental.

PROJETO DE ROBÓTICA DE PEDRAS 2
A premiação foi entregue pelo coordenador Vítor Manske, que salientou que o estímulo a novos talentos, o fortalecimento das habilidades instiga o interesse dos estudantes. Já no dia 27 de outubro, os alunos visitaram o Torneio Sesi de Robótica. Esta visitação serviu para instigar a curiosidade e fortalecer o aprendizado numa proposta mais avançada do mundo da robótica. A diretora Claudia Gonçalves Pereira agradece a todos que colaboram, incentivam e participam da formação destes e dos demais alunos da instituição, porque proporcionar conhecimento e outras vivências a um grupo de estudantes de uma cidade pequena é acreditar na força da educação.

CONCURSO EM HERVAL
O prefeito de Herval tornou público a abertura de inscrições para o concurso público sob o Regime Estatutário, destinado ao provimento de cargos e a formação de cadastro de reserva para vagas que venham a surgir em cargos de nível superior, médio e fundamental do quadro de cargos de provimento efetivo do município. A execução do concurso será através da empresa Premier Concursos Ltda e as inscrições deverão ser realizadas através do site www.premierconcursos.com.br, até o dia 20 de novembro de 2018, às 23h e 59. O edital também pode ser acessado pelo site da Prefeitura de Herval.

IGREJA EM PINHEIRO
Neste fim de semana, em alusão aos 167 anos da chegada do primeiro padre em Pinheiro Machado, acontece a Semana Iluminada de Nossa Senhora da Luz. Na edição anterior, o TP divulgou a programação, mas acabou cometendo um equívoco. O dinheiro arrecadado nos eventos servirá de caixa para a Paróquia e não para o pagamento das dívidas da revitalização da Igreja Matriz. Conforme informou a diretoria, estas já foram todas quitadas.

CLIMA TENSO EM PINHEIRO
O presidente da Câmara de Pinheiro Machado, Jaime Lucas (MDB) pediu que o funcionário público municipal Olício Silveira se retirasse do plenário da Câmara durante a sessão ordinária, devido a ter se manifestado, o que é proibido pelo Regimento Interno. Ele se retirou, mas antes bateu boca com o presidente, num clima de muita tensão. O desentendimento entre Olício e Jaime é antigo, sendo que o funcionário atuava como fiscal sanitário do município e foi destituído do cargo, sob alegação de desvio de função. Olício acusa Jaime de ter articulado sua saída. Após a sessão ordinária, Olício voltou ao plenário para participar da audiência pública que debateu a suspensão do vale alimentação.

JIJUR EM HULHA NEGRA
Acontece neste domingo (11), em Hulha Negra, os Jogos de Integração da Juventude Rural – Jijur. Realizado pela Emater/Ascar, o evento esportivo conta com o apoio da Prefeitura de Hulha Negra e Banrisul. O Jijur será no assentamento Capivara B, a partir das 8h30. Haverá disputas individuais e coletivas no masculino efemino nas modalidades rústica, 100 metros, revezamento 4 x 100, salto em distância, arremesso de peso, cabo de guerra e futebol 5.

Comentários do Facebook