Papo de Redação 10/07/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

FESTA DO CORONA
Incrível os números divulgados nesta quinta-feira (9) em Bagé, de que 36 pessoas se infectaram em festas (uma religiosa e outra de aniversário) na cidade no último fim de semana. Realmente preocupante.

PRÉ-CANDIDATOS
Permitido pela legislação, as pessoas que postulam ser candidatas podem fazer uma pré-campanha. O espírito da lei indica que os pré-candidatos podem se apresentar publicamente no sentido de postularem internamente nos partidos uma vaga. Claro que a grande maioria já aproveita para ir fixando seus nomes na cabeça do eleitor para a campanha propriamente dita que só começa oficialmente ainda no longínquo 26 de setembro. Para reforçar, as eleições foram adiadas para o dia 15 de novembro em primeiro turno.

POLÊMICA DO AUXÍLIO
Em Candiota e Pinheiro Machado o bafafá da lista com nomes dos que receberam o auxílio emergencial do governo federal foi algo desde a última semana para cá. O Tribunal de Contas da União (TCU) está investigando e quem não se voluntariar a devolver o que recebeu indevidamente poderá ser interpelado judicialmente.

EMATER DE CANDIOTA
Na última edição, em material encaminhado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Candiota, um agricultor de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) declarou que antes da criação da Unidade Municipal de Cadastro (UMC), os produtores tinham que se deslocar a Porto Alegre para, especialmente, fazer a atualização cadastral e de verificação das condições de permanência das famílias beneficiárias nos lotes. Segundo a chefe do escritório local da Emater, Hulda Alves, desde 2018, quando o convênio entre o Incra e a Cooperativa de Trabalho em Serviços Técnicos (Coptec) foi encerrado, a Emater assumiu a assistência técnica também dos assentamentos federais e seguiu dando o apoio necessário aos agricultores, inclusive na questão cadastral. Portanto, segundo ela, não corresponde à realidade que somente indo à capital era possível resolver. Hulda salienta que a criação da UMC agregou e muito no trabalho, porém reforça que o serviço nunca deixou de ser prestado.

EMENDA PARA CANDIOTA 1
O deputado federal Afonso Hamm (Progressistas) destinou uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para Candiota. O recurso será destinado para a prevenção e combate à Covid-19 – doença provocada pelo novo coronavírus. O prefeito Adriano dos Santos (PT) se encontrou com o deputado na última semana em Bagé, agradecendo a destinação. O presidente do Progressistas candiotense, Jorge Collares, disse ao TP, que independente do partido que esteja na Prefeitura, o deputado, fazendo a sua obrigação, sempre destina recursos para a cidade.

EMENDA PARA CANDIOTA 2
O vereador e presidente local do PSDB, Claudivan Brusque anunciou que o deputado federal tucano Daniel Trzeciak também destinou uma emenda no valor de R$ 100 mil para Candiota, igualmente para a prevenção e combate à Covid-19.

ANIMAIS EM CANDIOTA
Na última edição, a coluna evidenciou a quantidade de animais, especialmente equinos, que estão em espaços públicos de Candiota. De forma respeitosa, a tradicionalista e cavaleira Estela Domingues rebateu nas redes sociais, indagando como manter a cultura gaúcha ativa se há recriminação dos criadores de animais, criticando o escrito na coluna. O debate a partir da postagem evoluiu e se chegou a conclusão que de fato animais de grande porte em ambientes urbanos não controlados, geram riscos às pessoas e aos próprios animais. A ideia é envolver o Poder Público (Prefeitura e Câmara de Vereadores), além da Associação dos Cavaleiros e Cavaleiras de Candiota (ACC) num debate para encontrar soluções, como por exemplo uma área própria para que eles possam deixar e cuidar seus animais. Como dito, o TP é parceiro na busca desta solução porque cavalo e gaúcho são um símbolo mundial de nossa cultura e precisam ser preservados, porém de forma adequada.

MUDANÇAS EM CANDIOTA
Com a entrega do prédio pela Prefeitura na rua Manoel Lucas de Oliveira onde funcionava diversos órgãos municipais, especialmente a Secretaria de Saúde, houve uma mudança de endereços. O Conselho Tutelar e a Agência Comunitária de Coleta (Correios) estão na rua Ulisses Guimarães, 190 – bem próximo à Prefeitura. Já a Secretaria de Saúde (foto) se mudou para o prédio ao lado da antiga Havana. A Secretaria de Meio Ambiente ficará longe da sede do município a partir de segunda-feira (13), indo para junto da Secretaria de Obras, na Vila Operária.

MÁSCARA ROXA 1
A Campanha Máscara Roxa, que possibilita às mulheres vítimas de violência doméstica fazerem denúncias em farmácias, foi lançada nesta quinta-feira (9), por videoconferência, no Sul do Rio Grande do Sul. A iniciativa é do Comitê Gaúcho ElesPorElas, da ONU Mulheres. A agenda contemplou 39 cidades de abrangência das associações dos municípios da Costa Doce (Acostadoce), da Região da Campanha (Assudoeste) e da Zona Sul (Azonasul).A reunião foi conduzida pelo deputado estadual Edegar Pretto (PT), que coordena o Comitê. Ele explicou que o objetivo dos lançamentos regionais é motivar diversos setores da sociedade para se engajarem à campanha e ampliar o número de farmácias com adesão. “Queremos que cada município tenha ao menos uma farmácia amiga das mulheres, que possam nos ajudar a salvar vidas”, argumentou.

MÁSCARA ROXA 2
O parlamentar comentou que há uma constatação mundial do aumento dos casos de violência contra as mulheres neste período de isolamento devido à pandemia do novo coronavírus. Segundo ele, por conviverem mais tempo em casa com seus agressores, as vítimas têm dificuldades de fazer a denúncia, seja na delegacia, por telefonema ou de forma virtual. Isso também gera uma subnotificação dos casos de violência doméstica.

Comentários do Facebook