Papo de Redação 10 a 16/ABR/2021

VISITA DO MDB À GILDO

O presidente da Câmara de Candiota, Gildo Feijó (MDB), esteve esta semana respondendo pela Prefeitura, enquanto o prefeito e o vice, Folador e Paulinho, estavam em viagem. Durante seu ‘mandato’, Gildo recebeu na Prefeitura uma comitiva do MDB local, que contou com o presidente da sigla, Adriano Revelante, o primeiro prefeito da cidade, Odilo Dal Molin, os dois vereadores da bancada – Hulda Alves e Dieguinho Lima, além de assessores. Vale lembrar que Gildo por duas vezes concorreu à Prefeitura pelo partido (2008 e 2016).

TRETA EM CANDIOTA 1
Durante a sessão da Câmara de Candiota na última segunda-feira (5), o secretário de Saúde do município, Fabrício Moraes, o Bibi, que é vereador e está licenciado para exercer o cargo, fez uma espécie de prestação de contas da vacinação contra a Covid-19. Sem citar nomes, mas ficando evidente que era do vereador Danilo Gonçalves (PT), que ele falava, Bibi lembrou que alguém na Câmara havia colocado em dúvida o trabalho dos vacinadores e que a imunização foi atrasada na zona rural para que o prefeito e secretário chegassem para a fotografia.

TRETA EM CANDIOTA 2
Em sua manifestação, Danilo reafirmou o que disse, afirmando que estava na fila desde a madrugada com seus pais para vacinar e que a vacinação só começou depois que o prefeito e o secretário chegaram. “Eu vi e ninguém me contou. Ninguém vai me calar. Se eu ver coisas erradas, eu vou falar”, disse.

TRETA EM CANDIOTA 3
Bibi disse que jamais calaria alguém a quem o povo deu voz. O secretário reafirmou que a colocação do vereador era uma inverdade e que a vacinação iniciou naquele horário porque assim estava programada. “Não é necessário madrugar nos postos, pois há vacina suficiente para a faixa etária que está sendo vacinada naquele momento”, disse.

TRETA EM CANDIOTA 4
Em tom apaziguador, o vereador Ataídes da Silva (PT), que estava presidindo a sessão, pediu que fossem relevados possíveis problemas, evocando união de todos para superar a pandemia. A vereadora Luana Vais (PT) saiu em defesa de Danilo, dizendo que ele jamais colocou em dúvida o trabalho dos profissionais da saúde.

UNIDOS POR SEIVAL 1
A Associação de Moradores de Seival (AMORS) está lançando o projeto ‘Unidos por Seival’, que foi inspirado na ideia da moradora Catiéli Brum. “Por já ter construído sua credibilidade, a Associação só facilitará que as coisas aconteçam mais rápido”, salientou Catiéli. Conforme explicado em postagem na rede social da AMORS, o projeto tem o objetivo buscar oportunidades de trabalho para moradores da localidade. “Ou seja, tendo em vista que temos várias empresas ao redor da nossa comunidade, e as vezes nos falta vagas. A ideia é através do projeto, “cobrar” dessas empresas que o que achamos de nosso “direito”, que seria no mínimo uma oportunidade de trabalho”, salienta a postagem.

UNIDOS POR SEIVAL 2
O projeto consiste basicamente em ter um banco de dados com os currículos das pessoas desempregadas da comunidade, e ao invés das empresas procurarem diretamente a agência local do Sistema Nacional de Emprego (Sine), também irão procurar o projeto, para que ao menos parte das vagas fiquem na nossa comunidade. Ainda, o projeto prevê qualificação das pessoas. Segundo a AMORS, o projeto ainda está em fase de construção, porém já conta com o apoio da Seival Sul Mineração (SSM) e serão buscadas parcerias com a UTE Pampa Sul, Fagundes Mineração e outras empresas que estão atuando dentro da comunidade. Já esta semana houve um encontro com o prefeito em exercício Gildo Feijó, que colocou o município à disposição para auxiliar no projeto.

CONTRATAÇÕES EM PINHEIRO
As vereadoras Magda Afonso (PDT) e Laura Ratto (MDB) rebateram acusações em redes sociais de que a Câmara de Pinheiro Machado teria atrasado o projeto de lei que autorizava a contratação emergencial de professores e professoras pelo município. Segundo Laura, o projeto tramitou dentro da normalidade, em 20 dias, segundo ela. O projeto entrou no dia 9 de março e foi votado no dia 29 do mesmo mês. Laura disse que o Executivo poderia ter enviado o pedido em fevereiro e com caráter de urgência. Ela cobrou mais interlocução entre os dois poderes.

COMUNICAÇÃO EM PINHEIRO

A colega jornalista Raíssa Vargas (foto) assumiu recentemente a coordenação de Comunicação da Prefeitura de Pinheiro Machado. Raíssa, apesar de jovem, possui boa experiência no ramo de assessoria. Ela se formou em jornalismo pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp) em 2015, mas atua na área desde quando ainda era universitária. Foi estagiária da Prefeitura de Candiota e também aqui no Tribuna do Pampa, sendo que assumiu a coordenação de Comunicação da Prefeitura candiotense no segundo mandato do então prefeito Luiz Carlos Folador no ano de 2013, tendo exercido este cargo também nos quatro anos do prefeito Adriano dos Santos (2017-2020). Sucesso à ela na nova empreitada profissional.

PEDRAS ALTAS NA CEEE

As vereadoras de Pedras Altas, Viviane Albuquerque, a Veca, do Progressistas, Nádia Padilha Venancio (PT) e Maria Eliana Nobre Azevedo (PT), estiveram reunidas em Porto Alegre com o diretor da CEEE, Lúcio do Prado, levando suas preocupações e fazendo reivindicações acerca da finalização dos 10% das obras dos novos alimentadores, melhorias nas redes e no atendimento, manutenção preventiva e podas das árvores, evitando assim futuros incidentes de interrupção da energia, fator que deverá trazer maior segurança a população que sofre com o problema. Conforme relatado pelas vereadoras, a reunião foi concluída com um comprometimento da Companhia com o município de Pedras Altas.

ROÇADEIRA EM PEDRAS
A Prefeitura de Pedras Altas, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente adquiriu uma roçadeira hidráulica articulada para incrementar a frota de maquinário e facilitar o trabalho da equipe de funcionários. O equipamento, com recursos de emenda parlamentar da senadora Ana Amélia Lemos, será usado para fazer roçadas na cidade e no interior, especialmente na beira das estradas interioranas e às margens da ERS-608, proporcionando segurança e facilitando a visibilidade para quem se desloca pela rodovia.

MAQUINÁRIOS EM HULHA

A Prefeitura de Hulha Negra fez a entrega de maquinários que beneficiarão três associações de produtores do município. Os representantes das entidades assinaram a documentação na Secretaria de Agropecuária. O ato foi realizado pelo vice-prefeito e titular da Secretaria de Obras, Marco Igor Ballejo Canto e pela secretária de Agropecuária, Janice Silveira. Também participou o vereador Hugo Teixeira, o servidor e vereador Volnei Manfron e os representantes das associações. A Associação de Trabalho e Cooperação Agrícola, com sede no Assentamento Conquista da Fronteira, recebeu um trator com tração 4×4, zero quilômetro, ano 2020. A Associação de Produtores Conquista do Jaguarão, com sede no assentamento Jaguarão, recebeu uma roçadeira dupla largura de corte 3m, e Associação Terra Forte, com sede no assentamento Conquista da Fronteira recebeu uma grade niveladora.

COVID-19 EM HULHA E PEDRAS
Na região, apenas Hulha Negra e Pedras Altas não emitem diariamente boletins epidemiológicos sobre a Covid-19.

RODOVIÁRIA EM HULHA
O TP acompanha há anos a evolução da obra da nova rodoviária de Hulha Negra. Na semana passada, por meio de ordem judicial, o trailer Maguilinha e Zilma Lanches foi retirado da via e do passeio público – fator que segundo repassado, impedia a continuação e finalização da obra por parte da empresa contratada. Nesta semana, blocos de concreto intertravados foram depositados no local. Ao que tudo indica, deverão ser utilizados na área de passeio externa e box dos ônibus. Também, ao que se sabe, agora não há mais nenhum outro impedimento para finalização em curto prazo da obra e entrega para a utilização da comunidade.

ESTRADA CANDIOTA E HULHA 1

Nesta semana, autoridades de Candiota e Hulha Negra estiveram reunidas no interior dos municípios, na estrada Passo do Salso, que liga o interior das duas cidades. Na ocasião, o vereador de Hulha Negra Hugo Teixeira (PT), acompanhado do vereador candiotense Ataídes da Silva (PT) e do secretário de Obras e Serviços Públicos de Candiota, Valdenir Dutra, trataram e buscaram soluções para melhorias na estrada por onde passa a produção de grãos, leite, veículos da Saúde e é usada diariamente pela população.

ESTRADA CANDIOTA E HULHA 2
Um morador da zona rural de Candiota enviou ao jornal esta semana, uma fotografia de um caminhão com dificuldades na estrada que liga Candiota e Hulha Negra pelo interior. Segundo o morador, que não quis se identificar, o local, em direção ao assentamento Roça Nova, logo após passar uma ponte, possui uma subida muito íngreme e alguns caminhões carregados de soja não vencem subir. Ele disse que é o terceiro nesta safra que enfrenta o problema. No caso da foto, o trânsito ficou interrompido por muito tempo. Sua sugestão é que aja uma obra de diminuição da inclinação no trecho.

Comentários do Facebook