Papo de Redação- 10 a 16/FEV/2023

EMENDA EM HULHA 1
O vereador Getúlio Porto (PDT) assinalou que durante os seus seis mandatos consecutivos em Hulha Negra, sempre se empenhou em articular recursos para o município. Desta vez ele está comemorando a chegada de equipamentos e implementos agrícolas para duas associações rurais, a da Trigolândia e do Corredor dos Langer. Conforme ele, a aquisição do material foi por meio de uma emenda parlamentar de 2020 no valor de R$ 100 mil, indicada pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT). Getúlio enfatiza que foi uma luta muito grande para manter o recurso em Hulha Negra, pois foi um período bem difícil em função da pandemia.

EMENDA EM HULHA 2
Com a emenda foram adquiridas uma concha frontal para acoplar no hidráulico de trator, um reboque e uma aradora. Com outra emenda, mas de 2019, foi adquirido um trator. O vereador agradeceu ao prefeito Renato Machado (PP), pelo entendimento em repassar os equipamentos para a administração dos próprios produtores, através de suas organizações. “Agora só precisamos aguardar a parte burocrática para efetuar a entrega”, comemora ele, reforçando que os equipamentos são de grande importância para o meio rural.

USINA DE CANDIOTA
Aumentam as conversas de bastidores que a Usina de Candiota (Fase C), já estaria sendo negociada com um grupo privado. O que chega é que os interessados exigem algumas garantias, já que em dezembro 2024 está findando os contratos de fornecimento de energia que haviam sido firmados no leilão de energia de 2005, que, inclusive foi o que garantiu a construção da usina inaugurada em 2010. A unidade ainda pertence à CGT Eletrosul, que subsidiária da Eletrobras. Como se sabe, a Eletrobras foi privatizada em meados de 2022.

USINA DE CANDIOTA 2
Não é segredo que a nova administração da Eletrobras – e nem mesmo quando ela era estatal, sob o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) -, não vê a Usina de Candiota com bons olhos. O presidente da empresa disse numa entrevista que os caminhos para ela são a venda para o setor privado ou o fechamento da unidade, porque a Eletrobras pretende focar em energias limpas e renováveis. Com o crescimento do rumor de interessados, se crê que o caminho, menos ruim, será a venda e não o fechamento. Mas ainda tudo isso a conferir.

USINA DE CANDIOTA 3
Por outro lado, há grupos organizados, especialmente de trabalhadores eletricitários, que querem a reestatização da Eletrobras. Tem pessoas do próprio governo federal que defendem isso ou pelo menos defendiam durante a campanha eleitoral, como é o caso do ministro da Secretaria de Comunicação (Secom), deputado federal Paulo Pimenta (PT). Analistas enxergam a operação muito complexa e dispendiosa, sendo que na privatização já foram feitas muitas amarras e travas, que dificultam e muito a reversão do negócio, porém não é impossível.

CONVERSA EM CANDIOTA

O vereador Adriano Revelante, que preside o MDB, publicou em suas redes, uma conversa que manteve com o ex-prefeito Odilo Dal-Molin (foto). “Que bom poder conversar com esse grande líder político, nos motiva sempre. Grato pela recepção e pelas sábias palavras de sempre”, escreveu, lembrando que ele agora é colunista aqui no TP.

COLHEITA DA UVA
Na madrugada da última sexta-feira (3), ocorreu a colheita noturna da safra 2023, na Seival Estate, junto à BR-293, em Candiota – uma das vinícolas que pertence ao Grupo Miolo. Segundo os técnicos, essa tecnologia é utilizada em um período específico da safra para garantir uma temperatura mais baixa na hora da colheita, o que preserva aspectos importantes da fruta, como o teor de açúcar, o aroma e a acidez. Colher à noite também influencia a coloração da uva e do vinho. Isso acontece porque a queda das temperaturas durante a noite preserva até as cores verdes do mosto (suco espremido das uvas). A variedade colhida com essa tecnologia por é a Sauvignon Blanc, que será usada na elaboração do Miolo Reserva Sauvignon Blanc. O Grupo Miolo foi pioneiro no Brasil a elaborar vinhos com uvas de colheita noturna, em 2016.

COLHEITA DA UVA 1
O maior narrador esportivo ainda em atividade no Brasil, Carlos Eduardo Gavão Bueno, ou simplesmente te Galvão Bueno, 72 anos, comemorou no último fim de semana o início da colheita da safra de uvas 2023 (vindima), em sua propriedade, a Bellavista Estate, em Candiota, sede da Bueno Wines, às margens da BR-293. Na ocasião, Galvão mandou assar cordeiros e uma típica costela gaúcha ao fogo de chão. Também fez uma declaração de amor ao Rio Grande do Sul na ocasião – coisa já corriqueira e com sinceridade feita por ele em várias ocasiões. “Ser gaúcho é ser diferente! Não existe outro lugar no Brasil com esse sentimento”, disse. Um vídeo postado por ele em suas redes sociais e reproduzido na página do Facebook do TP, já tem mais de 500 mil visualizações até o momento.

EM BRASÍLIA
Uma comitiva da região, liderada pelo prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira (PT), esteve em Brasília esta semana para tratar especialmente da estiagem. A comitiva ainda foi formada pelos vereadores de Candiota, Luana Vais, Danilo Gonçalves (ambos do PT) e Guilherme Barão (PDT), a vereadora bageense Cáren Castêncio (PT) e pelo ex-prefeito de Candiota e atual secretário de Administração e Assuntos Jurídicos de Pedras Altas, Adriano dos Santos.

EM BRASÍLIA 2

A comitiva esteve reunida com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ex-deputado estadual gaúcho Edegar Pretto (foto), bem como participou de um debate com deputados federais e ministros sobre a problemática da estiagem na região. A vereadora Luana defendeu ações emergenciais, mas também uma política permanente para combater o problema histórico. Um grupo de trabalho (GT) será formado pelo governo federal para encaminhar soluções. Há possibilidade de uma visita de ministros à região para verificar a situação in loco. As agendas foram acompanhadas pelo assessor do Ministério da Secretaria de Comunicação (Secom) e ex-vereador de Bagé, Paulinho Parera.

VAGA NO SINE DE PINHEIRO
Há vaga no Sine de Pinheiro Machado, para secretário (a) executivo (a), é preciso possuir carteira de motorista, graduação em direito ou administração.
Salário R$ 5,5 mil. Enviar currículo com foto, telefone e e-mail para [email protected]

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook