CENÁRIO EM CANDIOTA
Os movimentos de PDT e PL trazem uma nova conjuntura na questão eleitoral de Candiota. Há analistas de plantão que seguem apostando na polarização MDB e PT, com Folador e Adriano (prefeito e ex). Porém há análise que existe espaço para uma terceira via. É preciso esperar, porque o cenário agora está bastante mexido e a cristalização que vinha ocorrendo já não se tem mais.
CENÁRIO EM CANDIOTA 2
O PDT dava sinais claros que sua presença na Frente de Oposição com PT e PSB não era algo consolidado. A prova é que está se lançando de maneira solo para as eleições.
CENÁRIO EM CANDIOTA 3
Uma aliança futura entre PDT e PL não é descartada, contudo até o onde o jornal conseguiu saber, essa negociação não existe ainda de fato e direito. Fica só no campo da especulação.
CENÁRIO EM CANDIOTA 4
Alguns analistas do ar condicionado como diz o Renato Gaúcho, apostam que o cenário candiotense ainda tem mais mexidas e surpresas. Já outros, como dito, avaliam que tudo vai se acomodar em duas candidaturas apenas. Se aguarda os próximos capítulos.
CENÁRIO EM HULHA
Se as eleições fossem hoje em Hulha Negra, se teria quatro candidaturas: vereadora Tanira Ramos (PL), vice-prefeito Igor Canto (PSB), ex-prefeito Fernando Campani (PT) e o funcionário público Roberto (Beto) Dalpiva (PDT). Há também quem aposte em apenas duas candidaturas, porém do jeito que vai parece que no mínimo serão três, sendo que a última vez que isso aconteceu foi em 2012. Quatro candidaturas jamais teve na história da cidade.
CENÁRIO EM PEDRAS
Depois do rompimento do Progressistas com o governo municipal, a tendência é que o PT tenha chapa pura na cidade, com o prefeito Volnei Oliveira tentando a reeleição. O que o TP apurou é que uma mulher deve compor a chapa governista como vice. O Progressistas, o PSDB e outras forças de oposição se organizam para uma candidatura.
MÁRIO TEIXEIRA EM PEDRAS
Esta edição traz uma entrevista com o experiente vereador Mário Teixeira de Mello (PT), 78 anos, que assumiu recentemente o cargo de secretário Geral de Governo em Pedras Altas. Mário assinala que após acumular seis mandatos de vereador, já está cansado da política e não deve ais concorrer. Na última edição, escrevemos aqui que ele estaria impedido de concorrer nas eleições por ter assumido o cargo de secretário, porém a legislação prevê que o impedimento é somente para ser candidato a vereador. Se ele tivesse disposição, ainda poderia ser candidato a prefeito ou vice, pois a desincompatibilização é quatro meses antes das eleições.
LUTO EM CANDIOTA
Faleceu no último domingo (5), na Santa Casa de Bagé, o eletricicitário aposentado e carnavalesco Luiz Carlos Amorin Rodrigues, o popular Garrincha, aos 63 anos. Bageense de nascimento, mas candiotense de coração, ele chegou na Capital Nacional do Carvão ainda quando não era município. Sempre esteve envolvido com as manifestações populares e comunitárias. Foi dirigente da Associação de Moradores da Vila Operária (AMVO) e incentivador de eventos memoráveis no Latão – clube histórico já extinto e que pertencia à AMVO. Nas marcantes Muambas, que foram realizadas nos primeiros carnavais de Candiota, Garrincha estava na linha de frente, quando ajudou a fundar o icônico bloco ‘Vem quem Qué’, que arrastou centenas de foliões ano após ano e mesmo recentemente. Garrincha foi casado com dona Holenca da Silva por muito tempo, com quem teve o casal de filhos Uilian e Franciele. Ele deixa ainda os netos Gabriel, Isis Laís e Isabela. Ele foi sepultado no final da tarde de domingo mesmo, no cemitério da Santa Casa, em Bagé.
OBINO FECHOU EM CANDIOTA
As lojas Obino, que atuava há mais de duas décadas em Candiota, fechou suas portas recentemente. A empresa, pelo menos que chegasse ao conhecimento do TP, não emitiu nenhuma nota ou comunicado sobre a situação. A loja, no últimos tempos estava funcionado na esquina das ruas Acácio das Neves e Francisco Assis do Pinho, no centro da cidade.
TRUCO DE CANDIOTA
A equipe de truqueiros De Candiota está na final do Campeonato Regional de Truco de Amostra. Formada por Marcio Vieira, Yorranf Waiss, Reginaldo Hackbart, Leonardo Lopes, Juarez Morais e Maicke Rostan, o grupo foi passando de fase e disputa a grande final no próximo dia 14 de maio, às 19h, em Bagé, contra a equipe Borracharia.
IMÓVEIS EM CANDIOTA
Na manhã desta quinta-feira (9), o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, gravou um vídeo em seu gabinete em que informa à comunidade sobre a assinatura de cerca de 300 processos de regularização fundiária das moradias da Vila Operária, Vila residencial e Statuf, que pertencem à Eletrobras. Segundo o gestor, os documentos serão encaminhados aos setores técnicos, para o Reurb e início da tramitação. Os demais processos, já na próxima semana, serão também encaminhados aos setores competentes.