Papo de Redação – 11 a 14/AGO/2023

USINA DE CANDIOTA
O presidente da Eletrobras privatizada, Wilson Pinto Ferreira, disse esta semana em entrevista ao jornal Valor Econômico, que uma usina do grupo, que é abastecida por combustível fóssil, já recebeu manifestação de interesse de compra. Ele não revelou qual usina, mas muito provavelmente se trata da Usina de Candiota. O CEO já disse que a unidade não interessa mais ao grupo.
POSSES EM CANDIOTA

Tomaram posse dois novos secretários de governo em Candiota. Fabiano Mussoline assumiu a Secretaria de Assistência e Inclusão Social, depois da saída do vereador Léo Lopes. A vereadora Hulda Alves (foto) assumiu a nova Secretaria de Políicas Públicas para a Mulher, LGBTQI+ e Igualdade Racial. As cerimônias aconteceram conjuntamente na Secretaria de Assistência, na manhã desta quinta-feira (10).

PDT DE CANDIOTA
Na última segunda-feira (7), membros da direção do PDT de Candiota estiveram prestigiando a sessão da Câmara e para dizer não ao fechamento da Escola Seival. O presidente da sigla e líder da bancada, Guilherme Barão, reafirmou na tribuna que o partido segue firme com a ideia de encabeçar uma chapa para a Prefeitura em 2024. O nome lançado como pré-candidato é o produtor rural Lucas Nunes.
PDT EM CANDIOTA 2
O próprio Lucas, dia desses, reafirmou de forma rápida, mas objetiva, a sua intenção. Guilherme salientou que o PDT está propondo um novo modelo de gestão, tendo sempre a educação, que é a bandeira do partido, como prioridade.
RUA EM CANDIOTA
O vereador Ataídes da Silva (PT), pediu o conserto de um trecho da rua Astrogildo Sobrosa, na sede do município, que é saída para a rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), em frente ao Posto Buffon. No local o asfalto cedeu e, segundo o vereador, está virando um atoleiro.
RUA EM CANDIOTA 2
Por sua vez, a vereadora Luana Vais (PT), pediu iluminação pública, além de conserto em esgoto, melhoria no abastecimento de água e limpeza urbana na rua Nadir Viana, na Vila Residencial.
HOMENAGEM EM CANDIOTA
O vereador e presidente da Câmara, Marcelo Gregório (PSDB), está propondo uma homenagem ao CTG Luiz Chirivino, pelo trabalho que realiza em prol do tradicionalismo, mas especialmente por suas participações em concursos como o Enart, Juvenart, Festmirim e Fenart. Também, dentro da homenagem ao CTG, Marcelo propõe uma referência a Alexandre Barreto, o Alemão, que recentemente conquistou um prêmio nacional (Fenart) de melhor intérprete solista, representando à entidade no Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Fenart).
REDUÇÃO EM PINHEIRO
A vereadora Elizete Baldez (Progressistas, foto), procurou esta semana o TP para relatar que entrou com pedido de alteração da Lei Orgânica Municipal (LOM), alterando os percentuais das chamadas emendas parlamentares impositivas, que são indicações dos vereadores e vereadoras junto ao orçamento municipal para execução de obras e serviços. Ela sugere que a emenda de bancada seja reduzida de 1% para 0,5% e a emenda individual de 1,2% para 0,6%.
REDUÇÃO EM PINHERO 2
Ela justifica a medida. “Na qualidade de servidora pública e vereadora, tendo vivenciado o sofrimento de receber salários atrasados e de passar quatro anos sem receber vale-alimentação, além de ter que recorrer a empréstimos bancários para cumprir com os compromissos assumidos como pagar as despesas de mercado para garantir o sustento, não desejo que essa situação se repita. Nós, servidores públicos, dedicamos toda uma vida à prefeitura e frequentemente alcançamos o final de nossa carreira com diversos problemas de saúde, muitas vezes dependendo de medicamentos até o último dia de vida. Com base em minha narrativa, apresento aos nobres vereadores a oportunidade de propor esta emenda à lei orgânica. Caso a proposta seja aprovada, vamos buscar através desta redução, com que o valor remanescente seja aplicado para aumentar o vale-alimentação do servidor”.
REDUÇÃO EM PINHEIRO 3
A vereadora sugere ainda que seja enviado um ofício ao prefeito para que ele se comprometa a investir no vale-alimentação o valor que foi diminuído das emendas. “Conscientes de que as emendas impositivas são valores retirados do orçamento municipal e direcionados de acordo com os interesses de nosso reduto eleitoral, o que nem sempre reflete as necessidades da maioria, acredito que o diálogo neste momento, bem como o bom senso, devem prevalecer”, assinalou.
REDUÇÃO EM PINHEIRO 4
A parlamentar pediu o apoio dos colegas para a medida, dizendo que ninguém se opôs, porém apenas o vereador Fábio Dias (PSDB) – que também é servidor municipal, assinou o documento junto com ela. Elizete disse que ainda não falou diretamente com os vereadores Éliton Rodrigues (MDB) e Vilsinho Jorge (Progressistas), porque estavam em viagem esta semana.
40 ANOS DA FEOVELHA
Esta semana, o Sindicato Rural de Pinheiro Machado lançou, ainda informalmente, a logomarca e selo da Feovelha de 2024, que vai comemorar os 40 anos da Festa e Feira Estadual da Ovelha. As cores escolhidas são o preto e o dourado. Como de costume e agora com mais pompa e circunstância, pela questão histórica, a Feovelha dos 40 anos (1984-2024) será lançada oficialmente na Expointer, que acontece de 26 de agosto e 3 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio.
ESTRADA DE PEDRAS ALTAS
Na última terça-feira (8), o asfaltamento da ERS-608, estrada que liga o município de Pedras Altas a Pinheiro Machado e a BR-293 esteve em pauta. O prefeito Volnei Oliveira (PT) esteve em reunião direta com o diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Luciano Faustino da Silva, para tratar sobre a continuidade da obra de asfaltamento. De acordo com o gestor pedrasaltense, Faustino informou que o projeto já está pronto, faltando apenas alguns detalhes referente ao orçamento para iniciar o processo licitatório.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook