Papo de Redação 11/SET/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

 

CONVENÇÕES

O fim de semana é de convenções em todo Brasil e especialmente na região. O prazo foi aberto no dia 31 de agosto e se encerra agora na próxima terça, dia 15 de setembro. Até o dia 26 de setembro as candidaturas podem ser registradas na Justiça Eleitoral. No dia 27 é o início da campanha política oficialmente, inclusive na internet. As eleições em primeiro turno foram remarcadas de 3 de outubro para 15 de novembro.

 

PINHEIRO MACHADO

Ainda é difícil cravar o que exatamente vai acontecer politicamente em Pinheiro Machado. O PDT vive um impasse interno, mas muito provavelmente indicará o vice do ex-prefeito Carlos Betiollo. Muitos apostam que será o ex-secretário de Obras, Danúbio Peres. Também não é possível saber o que o MDB fará, mas se fosse para apostar, se arriscaria que estaria em linha contrária a Betiollo, já que Jaime Lucas teria sido pre­terido por ele como vice. Entre Ronaldo Madruga (Progressistas) e Gilson Rodrigues (PT) sai o candidato da oposição.

 

PEDRAS ALTAS

O PT pedrasaltense vive ainda momentos de tensão in­terna em função da escolha do vice do prefeito Bebeto Perdomo. Já está decidido que é o vereador e atual presidente da Câmara, José Volnei Oliveira. As lideranças buscam uma pacificação até a convenção marcada para o domingo (13). Por outro lado, a candidatura de oposição, encabeçada pelo funcionário público Rogério Charão (PTB) tenta ganhar musculatura e até apoio de descontentes. O fato é que tudo se encaminhava para uma eleição sem emoção e agora indica modificação neste cenário.

 

HULHA NEGRA

A incógnita é para que lado irá o PTB. Há claramente dois grupos internamente no partido: um que acha mais con­veniente ser vice de Fernando Campani (PT) e outro em apoiar Renato Machado (Progressistas).

 

CANDIOTA

Nenhuma novidade ou sobressalto na conjuntura política de Candiota. Desde que o ex-prefeito Luiz Carlos Folador deci­de deci­diu trocar o PT pelo MDB em abril de 2019, o cenário começou a se definir. Com o movimento, a candidatura do ex-prefeito Carlos Betiollo (PSDB) se inviabilizou em Candiota. Sem Folador, o que se projetava era Betiollo com um vice do MDB para enfrentar os atuais mandatários, Adriano e Gil Deison. Contudo, a ida de Folador ao MDB, forçou o retorno de Betiollo para Pinheiro. As projeções indicam uma eleição disputada na Capital Nacional do Carvão.

 

BAGÉ

O atual prefeito Divaldo Lara (PTB) e o ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi (PT) devem fazer uma eleição duríssima em Bagé.

 

INSS

Com a proximidade do retorno gradual do atendimento presencial é preciso que os segurados do INSS fiquem aten­tos: para serem atendidos em uma das agências que reabrirá ao público na próxima segunda-feira será necessário realizar agendamento. Para isso, é imprescindível marcar hora pelo Meu INSS (gov.br/meuinss e aplicativo) ou telefone 135.De acordo com informações do INSS, estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.Segurados sem agendamento não serão atendidos, para que se evite aglomerações dentro e fora das agências, de acordo com orientações do Ministério da Saúde. “Portanto, não saia de casa à toa. Antes, proceda com o agendamento pelos canais acima citados”, alerta o INSS.

 

LIXO EM CANDIOTA 1

A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou na manhã do último sába­do (5) um mutirão em diversos pontos do interior do município, do retirando uma grande quantidade de lixo destes locais. Segundo relatou ao TP o secretário de Obras, Artemio Parcianello, este é um trabalho bem desgastante, mas necessário. Ele destaca que a grande quantidade de lixo retirado é proporcional a falta de consciência das pessoas que fazem este tipo de descarte. “90% do que foi retirado é de materiais que o caminhão do lixo recolhe regularmente, que passa na frente da casa das pesso­as na cidade ou em locais específicos do interior. Pedimos a as colaboração, porque muitas vezes fazemos a limpeza num dia e no outro volta a ter acúmulo. Isso é desperdício de dinheiro e tempo do Poder Público, além de desrespeito ao meio am­biente”, apelou o secretário.

LIXO EM CANDIOTA 2

Artemio relatou alguns pontos com mais acúmulo de lixo, como a entrada do Cemitério Municipal, o entroncamento para o acesso aos assentamentos Nossa Senhora Aparecida e Roça Nova e o Passo do Neto, porém ao longo da estrada também foi juntado bastante lixo. Nos locais limpos, foram ins­taladas placas proibitivas de colocação de lixo.

 

MAUS-TRATOS A CÃES E GATOS 1

O Senado aprovou esta semana um projeto de lei (PL) que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos. Atu­almente, a legislação prevê detenção de três meses a um ano, e multa. O projeto amplia para reclusão de dois a cinco anos e multa, além de proibição de guarda do animal, uma inovação do projeto. O texto segue para sanção presidencial.

 

MAUS-TRATOS A CÃES E GATOS 2

Segundo o relator do projeto, senador Fabiano Conta­rato (Rede-ES), a legislação atual considera a prática de abuso rato e maus tratos a animais com infração penal de menor potencial ofensivo, que não cabe prisão em flagrante. O agressor, mes­mo tendo sido flagrado maltratando o animal, assina um termo mo circunstanciado e volta para casa.“É de se surpreender que, lamentavelmente, ainda nos dias atuais, o Código Civil brasilei­ro mantenha a natureza jurídica dos animais como se fossem coisas, classificando-os como bens móveis”, disse Contarato, em seu relatório. “O PL é meritório, sobretudo porque atende ao mandamento constitucional de vedação à crueldade contra animais e aumenta a pena quando o crime for perpetrado contra cães e gatos”.

 

TRANSPORTE ESCOLAR EM HULHA

A secretária de Educação de Hulha Negra, Adriana Delabary, durante pronunciamento na Câmara de Vereadores, solicitou apoio dos representantes do povo para a aprovação de uma solicitação de despesa. A questão é para o uso de recurso para manutenção da frota de veículos escolares, que estão pa­rados desde o cancelamento das aulas presenciais em razão da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, a gestora explicou que os valores são custeados por meio de verbas específicas recebidas pelo município, porém Delabary fez referência ao uso de verba das linhas terceirizadas. Segundo a gestora, o governo federal seguiu repassando parcelas e, por parte do governo estadual, também ficou um saldo em conta, valores que podem ser utilizados pela lei do transporte escolar, que permite o uso para manutenção dos veículos. “Estamos arrumando os carros e seguramos o pagamento, pois pensamos em usar esse valor e deixar o outro (do município) para alguma outra necessidade. Por isso faço esse pedido especial”, expôs.

Comentários do Facebook