DEFESA EM CANDIOTA
Não se sabe se foi combinado, mas a bancada da situação na Câmara de Candiota saiu em defesa do governo na última segunda-feira (8), na tribuna do Legislativo. Na semana passada, o vereador Guilherme Barão (PDT), ao criticar uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura, que, segundo ele, não paga em dia e não recolhe o FGTS dos trabalhadores, voltou a usar o termo ‘estância da anarquia’.
DEFESA EM CANDIOTA 2
Os vereadores Léo Lopes e Claudivan Brusque (ambos do PSDB), Gildo Feijó, Ataides da Silva e a vereadora Hulda Alves (todos do MDB), teceram elogios as ações do governo, principalmente na área de educação. Claro que nenhum deles se referiu à fala de Guilherme especificamente ou se pronunciou em tom de resposta. Gildo, que preside a Câmara, disse que o governo é bom e está baseado num tripé, citando que saúde e educação vão muito bem, faltando melhorar, segundo ele, em alguns aspectos de infraestrutura, como estradas.
GUILHERME EM CANDIOTA
Falando em Guilherme, ele reafirmou ao TP que sua intenção de concorrer a prefeito é para valer.
CANDIOTA NA BBC BRASIL
Uma longa reportagem feita pela BBC News Brasil, que é o braço brasileiro da estatal inglesa de comunicação, foi publicada esta semana sobre o futuro de Candiota e o carvão mineral. A reportagem, como todas as outras, não traz novidades sobre a nossa realidade, apenas repete as velhas críticas e preconceitos, retratando a encruzilhada histórica em que estamos metidos. Para quem quiser ler a matéria com o título ‘O futuro incerto da cidade gaúcha movida ao combustível mais poluente do mundo: ‘Não somos contra o planeta’, basta buscar na internet.
MAINARDI EM BAGÉ
Neste sábado (13), em evento que será realizado no Centro Antoniano, às 18h, na região central de Bagé, ocorrerá o lançamento oficial da pré-candidatura do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) a prefeito da cidade. Já estão confirmadas para o evento as presenças do ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, do ex-governador Olívio Dutra e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Edegar Pretto. Outros nomes, como deputados federais e estaduais, ainda estão sendo confirmados. Também se farão presentes lideranças dos seis partidos que irão compor com o PT no próximo pleito: PSB, Podemos, MDB e Avante, além de PCdoB e PV, que compõem a Federação Brasil da Esperança, juntamente com o PT.
PL EM BAGÉ
O grande oponente de Mainardi em Bagé será o Partido Liberal (PL), repetindo na maior cidade da região a polarização nacional. A sigla tem dois nomes que disputam a indicação para a Prefeitura: a jornalista Roberta Mércio e o vereador Michelon Apoitia.
PL EM HULHA
Ao que tudo indica, o PL segue firme e forte para ter uma candidatura própria em Hulha Negra. No último sábado (6), o partido, que tem mais de 400 filiados no município, inaugurou sua sede. A vereadora Tanira Ramos é pré-candidata a prefeita e a médica e ex-vice-prefeita Ester Köester é pré-candidata a vice.
PSB E PT EM HULHA
Uma fonte informou ao jornal, que na manhã deste sábado (13), acontece uma reunião entre dirigentes do PSB e do PT de Hulha Negra. Ambos partidos têm pré-candidatos a prefeito, o atual vice Igor Canto pelo PSB e o ex-prefeito Fernando Campani pelo PT. Há um esforço para a união das siglas na cidade, porém quem abrirá mão da cabeça de chapa que é o nó da questão. Igor tem dito publicamente que as chances dele não ser candidato a prefeito são remotíssimas. Vale lembrar que Igor não pode ser candidato a vice, porque já se elegeu e reelegeu nesta condição.
CARVÃO NA REFORMA TRIBUTÁRIA
A Folha de S.Paulo noticiou esta semana que o carvão ficou de fora da lista de minerais e combustíveis tributados pelo imposto seletivo, previsto no projeto de regulamentação da reforma tributária que tramita na Câmara Federal. O imposto foi apelidado de ‘imposto do pecado’ porque tem como objetivo taxar mercadorias prejudiciais ao ambiente ou à saúde. Entraram na lista, por exemplo, o petróleo e o gás natural.
*ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO