QUEBRA-MOLAS EM CANDIOTA 1
O vereador Adriano Revelante (MDB), depois de pedido da comunidade, solicitou ao Executivo de Candiota, para que dê atenção aos quebra-molas na rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), instalados em frente ao bairro João Emílio (foto). Segundo o parlamentar, após o asfalto ser reformado no local, os redutores foram rebaixados e os veículos tem passado em velocidade, aumentando o risco de acidentes. Ele pede também, que um dos quebra-molas seja transformado em elevada e faixa de segurança no local.
QUEBRA-MOLAS EM CANDIOTA 2
É pertinente o pedido do vereador, uma vez que os equipamentos foram instalados na época a pedido do Movimento SOS MAC, logo após um grave acidente ocorrido no local e que vitimou três pessoas, sendo duas delas, pai e filho. Além desses, os outros quebra-molas instalados na época na MAC, também por conta de obras de melhorias do asfalto, perderam altura e já não cumprem mais a função, como o do bairro São Simão e os da sede do município, nas imediações do trevo – local de acidentes e onde os quebra-molas exerciam importante papel de redução da velocidade no trecho.
OBRAS DE SANEAMENTO EM CANDIOTA
Iniciou esta semana, as obras de esgoto na rua Sebastião Florêncio, no bairro João Emílio (foto). Concluído esse trabalho, as obras de esgoto clocal e pluvial serão feitas no bairro Areal, na sede de Candiota.
JUSTIÇA ELEITORAL EM CANDIOTA
A partir da próxima segunda-feira (16) a Justiça Eleitoral estará em Candiota, das 8h às 14h, no Centro de Eventos da sede do município, para atender os eleitores. A equipe permanece até a sexta-feira (20) e todo o trabalho será oferecido gratuitamente à comunidade. Confira os serviços que serão disponibilizados: confecção de primeira via do título eleitoral, transferência de domicílio, troca de seção de votação, emissão de certidões eleitorais e emissão de guia de multa para os eleitores que não votaram e não justificaram. Para isso, os documentos necessários são: identidade, CPF, comprovante de residência atualizado (deste ano), título eleitoral antigo e, para os homens que completaram 18 anos no ano passado, sendo o primeiro título, necessita do comprovante de quitação com Exército.
ESCOLA SEIVAL
A diretora Michele Sá de Lucas e a presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM), Deise Dias, da escola estadual Seival continuam na luta pela reversão das medidas determinadas pelo governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), de redução de turmas, turnos e enturmações. Nesta semana, a direção da escola esteve reunida com a Secretaria de Educação do Estado através de uma articulação do deputado Luis Augusto Lara. A audiência foi solicitada ao parlamentar pelo secretário candiotense Fabiano Aquere. O encontro ocorreu com a secretária adjunta de Educação, Ivana Flores, onde foram tratados assuntos de interesse da escola de Seival. Conforme Michele, as expectativas são positivas para a escola, visto a secretária adjunta ter sinalizado que a situação do educandário seria analisada de forma especial.
MUDANÇAS EM HULHA
No início da semana, houveram mudanças no primeiro escalão de governo da Prefeitura de Hulha Negra. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos passou a contar com um novo gestor. O vice-prefeito Igor Canto assumiu novamente a pasta após a saída do então secretário Vagner Tavares, que retomou sua cadeira na Câmara de Vereadores para cumprir o restante do mandato. Segundo confirmado ao TP, Canto permanecerá de forma provisória a frente da Obras, enquanto outro nome é analisado pelo prefeito Renato Machado para assumir a pasta. Com o retorno do vereador Vagner Tavares se finda o período de Jorge Coelho, o Coruja, que voltou à situação de suplente.
PAVIMENTAÇÃO EM HULHA
Uma importante obra anunciada pela Prefeitura de Hulha Negra é a pavimentação da rua Laudelino da Costa Medeiros, da nova ponte até o fim da rua. O ponto inicial já foi dado através da construção de caixas e bocas de lobo ao longo da via. Ao todo serão 28 caixas na via que terá pavimentação custeada por emenda parlamentar do deputado Afonso Hamm e o restante, pela Prefeitura de Hulha Negra. A pavimentação contempla sete quadras na segunda via mais movimentada da cidade.
SEM ACORDO NO MARFRIG
O primeiro encontro de negociação entre os Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Bagé – que também contempla Hulha Negra, São Gabriel e Pelotas com representantes do Marfrig Group – não resultou em acordo. Entretanto, houve evolução na negociação. A reunião ocorreu na sede da Federação Estadual dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas de Alimentação do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Entre os assuntos debatidos estão o piso salarial da categoria e o índice de reposição salarial. Uma nova rodada de negociações será realizada dia 31 de março em Bagé. A data-base da categoria é 1º de fevereiro.