Papo de Redação – 13 a 15 JUN/2023

IGOR CANTO
O vice-prefeito de Hulha Negra, Marco Igor Ballejo Canto, anunciou nesta segunda-feira (12) pelas suas redes sociais, aproveitando o Dia dos Namorados, que a sua companheira Rejane Schneider está grávida e, portanto, ele será papai.
POLÍTICA EM HULHA
O futuro papai Igor ainda não definiu seu futuro político. Até onde o TP sabe, Igor já não é mais o candidato natural da aliança Progressistas-PDT, que governa a cidade nos últimos 6 anos e meio. Há divergências dele com o atual grupo, mas não há ruptura, pelo menos oficial e abertamente. O jornal apurou também que Igor negociava uma aliança com o PT, que agora tem a possibilidade de relançar o ex-prefeito Fernando Campani como candidato em 2024. Nos bastidores se fala que Igor e Campani já conversaram em alto nível, entretanto não há definições ou um entendimento formalizado. O prefeito Renato Machado, que não pode ser candidato a prefeito o ano que vem porque já foi reeleito, foi alçado recentemente à presidência do Progressistas local, dando indicativos que conduzirá pessoalmente as articulações do seu grupo para as eleições. Ou seja, tudo em aberto em Hulha Negra. Estamos de olho!
REELEIÇÕES
Os prefeitos de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas); Pedras Altas, Volnei Oliveira (PT), e de Candiota, Luiz Carlos Folador (MDB), caminham para tentarem suas respectivas reeleições em 2024. Somente em Candiota há uma movimentação também bem encaminhada de oposição, com o ex-prefeito Adriano dos Santos (PT) já dando sinais claros de pré-candidatura.
POLÍTICA EM BAGÉ
Com o prefeito Divaldo Lara fora da disputa em 2024, o PT tem suas chances aumentadas de voltar ao poder depois de oito anos fora. O nome de Paulinho Parera parece ser o mais visível, mas é claro, se quiser, o ex-prefeito e deputado estadual Luiz Fernando Mainardi é candidato natural. Do lado governista ainda não se sabe quem será o ungido pela família Lara – há dois sobrinhos de Divaldo na disputa e que são vereadores, Graziane e Augusto, além do também vereador bageense e ex-vice-  prefeito de Hulha Negra, Ronaldo Hoesel demonstrar interesse em ser o escolhido.
ESCOLA IDENTIFICADA
A escola Neuza Brizola, de Pedras Altas, referência em educação na comunidade, recebeu uma placa de identificação com o nome da escola em destaque, ressaltando a importância e compromisso do educandário com o ensino de excelência. Agora, todos que passam em frente à escola, localizada no assentamento Glória, podem identificá-la facilmente, reconhecendo-a como um local de aprendizado e desenvolvimento.
CONSELHO TUTELAR DE PINHEIRO
A Prefeitura de Pinheiro Machado, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), tornou público o resultado preliminar das inscrições no processo de escolha de conselheiros tutelares. Ao todo, foram recebidas 21 inscrições e todos os candidatos e candidatas tiveram suas inscrições homologadas: Alexandre Duarte Bandeira, Ana Lucia Lucas Gomes, Ana Mara Santos da Rosa, Ana Paula dos Santos Silva, Biatriz da Silva Garcia, Carlos Onofre Souza Machado, Clarissa Vais Egobel, Daniele Silveira Espirito Santos , Elizabeti Silveira Veiga Gomes , Fabiula Cristina Proença Rodrigues, Fernanda Garcia Fagundes, Gracielle Rodrigues Lima, Isabel Cristina Conde Dias, Ivonete Baldez Soares, Josimar Souza Goulart, Marcelo Soares Matias, Marci José Escalante Medeiros, Marilu Moreira Soares, Queli da Silva, Ronhete da Silva Feira e Samanta Madruga Sandi Moreira.
CONSELHO TUTELAR DE PINHEIRO 2
Os inscritos serão submetidos a uma prova escrita, composta de 20 questões de múltipla escolha, em caráter eliminatório, a ser realizada no dia 2 de julho próximo, com início às 9h e término às 12h, com questões de conhecimentos gerais, língua portuguesa e conhecimentos específicos. Os candidatos deverão comparecer ao local de aplicação das provas com antecedência mínima de trinta minutos, munidos de Comprovante de inscrição; Documento oficial com foto; e Caneta esferográfica azul ou preta.
CONSELHO TUTELAR DE PINHEIRO 3
O período de propaganda eleitoral terá início no primeiro dia útil imediatamente posterior ao da publicação do Edital que indica o número de cada candidato, encerrando-se 3 dias antes do dia da eleição. A votação para a escolha dos membros do Conselho Tutelar se dará no dia 1º de outubro de 2023, no horário das 8h às 17h. O eleitor poderá votar em até cinco candidatos.
Ao final do pleito, serão eleitos cinco novos conselheiros tutelares, que terão mandato de quatro anos a contar de 10 de janeiro de 2024, data da posse. Os conselheiros titulares receberão, a título de remuneração mensal, o valor de R$ 1.398,74.
LOTERIA ESTADUAL
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), publicou na sexta-feira (9), no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, edital de procedimento de manifestação de interesse (PMI), para avaliar a possibilidade da criação de uma loteria estadual. O PMI é um instrumento utilizado pela administração pública para receber estudos preliminares e projetos que poderão, eventualmente, serem contratados no futuro. A intenção do Estado é buscar parceiros na iniciativa privada para a implementação de uma loteria gaúcha. “Uma ação como essa abre novas possibilidades de recursos para diversas políticas sociais, além de dinamizar a economia como um todo, a partir do surgimento de novos negócios relacionados à prestação de serviços lotéricos”, observa o titular da Separ, Pedro Capeluppi.
LOTERIA ESTADUAL 2
De acordo com o edital, as empresas têm 30 dias para manifestarem interesse e 120 dias para entregarem os estudos. Em seguida, os documentos serão analisados pelos técnicos do governo. Antes da publicação final da concessão, prevista para o primeiro semestre de 2024, a Separ irá realizar consulta e audiência públicas.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook