Papo de Redação – 13 a 19/JAN/2023

CINTO DE SEGURANÇA EM PINHEIRO
A Brigada Militar de Pinheiro Machado, que num convênio com o município é a responsável pelo trânsito da cidade, vem cobrando ultimamente o uso do cinto de segurança para quem anda em veículo automotor dentro da zona urbana. Esta situação tem gerado estranheza, porque, apesar de ser lei, em pequenas cidades, este tipo de cobrança não é muito usual, especialmente no RS. O vereador e futuro presidente da Câmara, Cássio Câmara, chegou a gravar um vídeo sobre o tema, alertando a comunidade sobre a cobrança da BM e suas consequências.

CINTO DE SEGURANÇA EM PINHEIRO 2
É comum as pessoas pensarem que o uso do cinto é incômodo e que não é necessário em cidades com o tamanho da grande maioria aqui na região. Contudo, o cinto é sempre um fator de segurança para motoristas e caronas. Qualquer impacto ou freada brusca que o trânsito a qualquer momento possa exigir – por mais lento ou descomplicado que ele seja -, pode gerar lesões ou até o arremesso da pessoa para fora do veículo

CINTO DE SEGURANÇA EM PINHEIRO 3
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CBT), a não utilização do equipamento é infração grave e pode levar a multa no valor de R$ 195,23, além de descontar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do infrator. A situação é ainda pior para os motoristas que transportam crianças sem observar as regras específicas do transporte ideal para cada idade.

POSSE EM PINHEIRO
Está marcada para o próximo dia 24 de janeiro, às 18h, a posse na nova mesa diretora da Câmara de Vereadores e Vereadoras de Pinheiro Machado. A posse para o biênio 2023-2024 acontece na primeira sessão ordinária do ano, logo após a volta do recesso parlamentar. Assumem o presidente Cássio Garcia (Progressistas), a vice-presidente Laura Ratto (MDB), o 1º secretário Fábio Dias (PSDB) e 2º secretário Fabrício Alves da Costa (PSB).

VICE ASSUME EM HULHA


O Executivo de Hulha Negra está temporariamente sob comando do vice-prefeito Marco Igor Ballejo Canto (PDT), que desempenhará a função de prefeito em exercício. Com as férias do prefeito Renato Machado (Progressistas), previstas em lei, Marco Igor assumiu o governo na manhã desta quinta-feira (12). A rotina administrativa continuará sem alterações e todos os projetos municipais seguem normalmente.

VICE ASSUME EM HULHA 2
Renato destacou a confiança no vice que deve seguir com os trabalhos e desejou êxito em seu exercício. “Desejo sucesso nos próximos dias e tenho certeza de que correrá tudo bem, pois construímos juntos o plano de governo que deu continuidade a um trabalho que já transformou e continuará transformando nossa querida Hulha Negra”, disse o prefeito.

VICE ASSUME EM HULHA 3
Ao assumir o cargo, Igor agradeceu ao prefeito pela confiança. “É uma grande alegria e considero como um momento muito importante da minha vida. Esta história começou em 2017, pois integro o Executivo Municipal e acredito neste projeto porque vejo a nossa Hulha Negra sendo transformada. Então, agradeço a confiança do prefeito Machado e compartilho desta responsabilidade”, expressou o prefeito em exercício. “Vamos dar continuidade ao trabalho, mantendo o mesmo ritmo que o prefeito Renato Machado mantém”, reforçou. Vale lembrar que Igor já colocou seu nome à disposição como pré-candidato a prefeito nas eleições de 2024.

RODOVIÁRIA EM HULHA
Referente aos três espaços disponíveis para loja e um espaço disponível para lancheria, o secretário de Administração e Planejamento, Hector Bastide, informa que está sendo construído um edital que prevê os requisitos que serão adotados para que os espaços sejam alugados. “Assim que o edital estiver pronto a sua publicação terá ampla divulgação por meio das redes sociais, rádio e jornal impresso”, destaca o secretário.

CIDADÃO CANDIOTENSE
A vereadora Luana Vais (PT) está propondo a concessão do título de Cidadão Honorário para o ex-vereador candiotense João Cláudio Duarte Couto, popularmente conhecido como Companheiro Couto. Dirigente partidário, Couto presidiu o PT local por várias ocasiões e sempre foi um teórico da política local. Nascido em Butiá, na região carbonífera, o corretor de imóveis de profissão está há muitos anos radicado em Candiota.

COMUNICAÇÃO EM PEDRAS
A Prefeitura de Pedras Altas reforçou a comunicação do município destinando duas pessoas para atender a área. Alessandra Lemos é a responsável pelos textos da e Letiére Navarrina, responsável pelo marketing e publicidade. Há muitos anos o município não contava com uma equipe de comunicação. Segundo o prefeito Volnei Oliveira, é um reforço devido ao grande fluxo de ações que estão acontecendo em Pedras Altas, sendo assim houve a necessidade de qualificar a equipe.

OFICINAS DE MÚSICA EM PEDRAS
No assentamento Regina em Pedras Altas, foi encerrado o trabalho de 2022 das oficinas de música com o professor Alberto Bandeira. Para fazer o encerramento, ele apresentou seu trabalho através dos alunos, estes demonstraram várias habilidades desenvolvidas ao longo de 2022. No grupo, também inclui alunos do assentamento Regina. A ideia é expandir estas aulas para grupos da cidade, mas manter os já existentes no interior. As oficinas são oferecidas pela prefeitura, por meio da Sercetaria de Assistência Social e Inclusão.

PRISÃO EM CANDIOTA
Na madrugada desta quinta-feira (12), a Brigada Militar de Pinheiro Machado foi acionada pelos moradores na zona rural do município, pois uma caminhonete estava abandonada com o interior cheio de bebidas vindas do Uruguai. Os policiais foram até o local, na entrada para Torrinhas e apreenderam o veículo, que estava com um pneu estourado. Enquanto a ocorrência estava sendo apresentada, os policiais civis lotados na Operação Hórus, juntamente com a Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (DRACO) e a Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab)de Bagé passaram a realizar diligências para encontrar o homem que estava conduzindo a caminhonete e havia fugido. No momento da identificação do veículo foi constatado que ela pertencia à Secretaria Nacional de Segurança Pública e havia sido roubada – estava trafegando com placas “clonadas”.

PRISÃO EM CANDIOTA 2
Os policiais passaram a buscar o foragido no interior do município de Pinheiro Machado e Candiota, até que conseguiram localizar um hotel, em que um homem havia chegado no meio da madrugada, aparentando ter sofrido algum acidente, pois estava sujo e com escoriações. Através das imagens do estabelecimento foi possível confirmar a identificação do indivíduo e comparar com o homem que foi visto no interior de Pinheiro Machado, sendo, então, realizada a prisão em flagrante do suspeito – um homem, de 53 anos, natural de Cachoeira do Sul. O suspeito foi apresentado na Polícia Federal para elaboração da prisão em flagrante, pelos crimes de descaminho, receptação de veículo roubado e adulteração de sinal identificador de veículo.

Comentários do Facebook