Papo de Redação – 13 a 19/MAR/2021

AUDIÊNCIA EM CANDIOTA
Na próxima quinta-feira (18), às 18h, acontece uma audiência pública virtual para debater um importante empreendimento rural em Candiota. Veja detalhes em reportagem publicada nesta edição.

VIGILÂNCIA EM CANDIOTA 1

Desde que a bandeira preta (risco altíssimo de contágio do novo coronavírus) foi estabelecida no programa de Distanciamento Controlado do governo do Estado, que a Vigilância Sanitária de Candiota está como uma nova chefia. Clarisse Brum assumiu o posto e, conforme ela, desde então tem buscado fazer um trabalho não de repressão e sim de apoio, orientação e prevenção. “Temos feito um trabalho com leveza e sem ameaças, mas com a responsabilidade que o momento exige”, salientou.

VIGILÂNCIA EM CANDIOTA 2
Ela destaca que praças e quadras esportivas estão sendo interditadas, além de um trabalho constante, com o apoio da Brigada Militar, para que não aja aglomerações. Também, relata Clarisse, que uma ação diária, que se intensificou esta semana, é o da orientação e verificação do funcionamento adequado dos comércios, fiscalizando se todas as medidas exigidas pelo decreto estadual estão sendo cumpridas. “Temos feito um trabalho para que tudo se normalize o mais breve possível”, assinalou. Denúncias ou mais informações podem ser feitas e obtidas pelos telefones (53) 3245-7268 ou 99945-0828 (fone e WhatsApp). Ainda é possível contatar a Brigada Militar pelo 190.

SAIU DA EXECUTIVA EM CANDIOTA
A ex-vereadora Fernanda Santos, confirmou à coluna que entregou seu cargo de vice-presidente na executiva municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Candiota. Ela desmentiu que tenha saído do partido, deixando claro que tão somente pediu para sair da direção da sigla. Sobre os motivos, Fernanda foi suscinta, dizendo que está com dificuldades de compor nas decisões e que não tem concordado com as diretrizes. Indagada se sairia do PT, ela praticamente repetiu o que já havia dito anteriormente ao TP. “Por ora continuo. O futuro não sei. Só não muda de ideia quem não tem”, disse.

ATERRO EM CANDIOTA
O Aterro Sanitário da Metade Sul, pertencente à empresa Meioeste, já havia recebido elogios do vereador Guilherme Barão (PDT) em sessão anterior, sendo que nesta semana, a vereadora Luana Vais (PT) disse que esteve no local, juntamente com os vereadores Dieguinho Lima (MDB) e Danilo Gonçalves (PT), para verificarem a questão do forte odor reclamado pela comunidade. Luana disse que foram muito bem recebidos e que há um trabalho responsável sendo realizado.

VACINA EM CANDIOTA 1
Falando em Luana, a vereadora questionou numa publicação em rede social, que idosos com mais de 70 anos estiveram na Unidade Básica de Saúde (UBS) do centro da cidade nesta sexta-feira (12) para se vacinar, mas quando chegou a vez deles, segundo a vereadora, foi dito que não havia mais doses. A vereadora pede que seja divulgada uma lista com os nomes e idades das pessoas já vacinadas, no sentido, entende ela, de dar transparência ao processo, que classifica de confuso. Luana disse que pessoas abaixo de 70 anos já receberam a primeira dose, enquanto há pessoas com mais 80 que ainda não foram imunizadas.

VACINA EM CANDIOTA 2
A coluna conversou com o secretário de Saúde, Fabrício Moraes, o Bibi, sobre a postagem da vereadora. Ele disse que enquanto a vereadora postava, os idosos citados por ela estavam sendo vacinados em casa, porque, atestou o secretário, eles tinham cadastro como moradores da zona rural e não urbano, sendo por esse motivo que não foram vacinados na UBS da sede do município. Fabrício afirmou que todas as 110 doses que chegaram esta semana, foram todas aplicadas num só dia e dentro do que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI).

EMAD EM PINHEIRO
A vereadora Laura Ratto (MDB) pediu que na medida do possível a Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) de Saúde, tenha em seus quadros também profissionais de psicologia e nutrição. Segundo a parlamentar, muitas famílias dos acamados que recebem o EMAD não possuem condições de contratar esses profissionais, sendo que muitos deles necessitam de uma alimentação controlada, bem como de assistência emocional. O EMAD de Pinheiro Machado também atende pacientes de Candiota.

ESTRADAS EM PINHEIRO
O tema estradas do interior é sempre recorrente nas câmaras de vereadores da região. As prefeituras penam para dar conta de extensões quase intermináveis desses trechos de chão batido e cascalho, que são fundamentais para o escoamento da produção e qualidade de vida para quem vive no campo. Esta semana, a vereadora Magda Afonso (PDT) disse na sessão virtual do Legislativo, que foi procurada por um funcionário da empresa que está plantando o maior pomar de noz pecã da América Latina, na localidade de Cerro Chato, a cerca de 50km da sede de Pinheiro Machado. Segundo mensagem do funcionário à vereadora, apenas dois quilômetros da estrada podem ser considerados razoáveis. Ele pede uma atenção da Prefeitura e que a empresa até se propõe a fazer parceria, pois o investimento é importante para o município.

PAVIMENTAÇÃO EM PINHEIRO 1

Na manhã desta sexta-feira (12), o prefeito em exercício, Ronaldo Madruga, esteve junto ao secretário de Obras, Marcelo Matias, e a engenheira da Caixa Econômica Federal (foto), visitando a rua João Pereira Madruga, que deve receber 200 metros de calçamento. De acordo com o secretário de Obras, o calçamento iniciará no cruzamento com a rua Barão do Rio Branco e será finalizada na intersecção com a rua Nossa Senhora da Luz de Cacimbinhas. A obra está orçada em R$ 290 mil e tem recurso oriundo da emenda do senador Luiz Carlos Heinzen (Progressistas).

PAVIMENTAÇÃO EM PINHEIRO 2
A pavimentação será em blocos de concreto intertravado e o projeto inclui a construção de calçadas, sistema de drenagem, assentamento de meio-fio, acessibilidade urbana, sinalização viária e plantio de grama. O projeto de engenharia encontra-se finalizado e está em análise no Setor de Engenharia da Caixa Federal. O próximo passo será realizar a licitação, para o projeto ter seu início.

ANIVERSÁRIO EM HULHA
Em Hulha Negra, este ano, o feriado de 24 de março – aniversário do município, foi antecipado para o dia 22, uma segunda-feira. Em Candiota, há um tempo, o movimento Unidos da Data Certa, questionava este tipo de alteração.

CAMPANHA DO KILO EM HULHA
O vereador Diego Rodrigues (Progressistas), lançou uma campanha de arrecadação de alimentos em Hulha Negra. Ele convida a comunidade a fazer a diferença na Páscoa, através da doação de alimentos para ajudar as famílias da cidade. Denominada Campanha do Kilo, a ação será realizada por meio de contatos pelo telefone (53) 99924-0360 para que seja evitado qualquer tipo de aglomeração. “Precisamos fazer algo, não podemos ficar de braços cruzados, mas quero poder contar contigo, porque sozinho não consigo, vamos juntos fazer a diferença e mostrar qual é o real significado da Páscoa”, convidou Diego.

TALÃO DE PRODUTOR EM HULHA
A Prefeitura de Hulha Negra, através da Secretaria de Finanças informa que o prazo para a apresentação dos talões de notas fiscais de produtor foi prorrogado até o dia 15 de abril. Se o talão não foi utilizado, ele deve, mesmo assim, ser apresentado. O produtor rural que não carimbar as notas poderá ser prejudicado. De acordo com o secretário de Finanças, Gelson Oyarzabal, isso pode acarretar no cancelamento da inscrição de agricultor, dificultando o acesso a financiamentos, aposentadoria e demais benefícios. Os produtores rurais que ainda não apresentaram os talões devem procurar o Setor de Exatoria e controle do ICMS da prefeitura, localizado anexo ao prédio do almoxarifado, na avenida Getúlio Vargas, 1562, das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

CANCELADOS EM HULHA
A Rodoviária de Hulha Negra comunicou que estão cancelados os horários de transporte intermunicipal com saídas às 7h e 12h de Hulha Negra com destino a Bagé. O motivo é a baixa demanda de passageiros para a linha. Os horários haviam sido solicitados por vereadores durante uma reunião com as responsáveis pela empresa Anversa. Uma nova reunião ocorreu na sede da empresa, em Bagé, com a presença da vereadora Tanira Ramos (PTB) e dos vereadores Diego Rodrigues (Progressistas) e Jorge Coelho (PDT) em busca de uma solução. A empresa se comprometeu em avaliar a situação.

Comentários do Facebook