SEMANA FARROUPILHA
Oficialmente, a Semana Farroupilha 2024 começa nesta sexta-feira (13) e encerra no dia 20, na próxima sexta. Contudo, em Candiota, em função da proclamação da Republica Rio-grandense, que foi em terras candiotenses em 11 de setembro de 1836, a Semana já começou na última quarta (11) com grande evento em Seival – local onde a poucos quilômetros dali, o general Antônio de Souza Neto deu início a um novo país. Além disso, como dia 20 é uma sexta e feriado, muitas cidades vão esticar as comemorações de 2024 até o domingo (22). Boa Semana Farroupilha a todos e todas!
CAMPANHA EM PINHEIRO
Em Pinheiro Machado, a semana da campanha eleitoral foi marcada com uma nota nas redes sociais no perfil do prefeito Ronaldo Madruga (PP), candidato à reeleição, dando conta de um possível caso de racismo. Uma longa nota de repúdio em sentido contrário foi emitida por parte da campanha de Danubio Peres (PDT).
DEBATE DE PINHEIRO
Falando em Pinheiro, o TP, em parceria com a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços (Acias) de Pinheiro Machado, realiza na próxima terça-feira (17), no estúdio montado na Redação do jornal, em Candiota, o debate entre os candidatos a prefeito da Terra da Ovelha. A transmissão ao vivo acontece pelas redes sociais do jornal: Facebook (@jornaltribunadopampa), Instagram (@tribunadopampa) e YouTube (@jornaltribunadopampa).
DEBATE DE CANDIOTA
Nesta quarta-feira (11), o TP realizou a reunião com as coordenações de campanha das três candidaturas de Candiota para definir as regras e a metodologia do debate. Uma curiosidade é que as quatro pessoas que representaram os candidatos no encontro, nas eleições de 2020 estavam todas do mesmo lado, ou seja, apoiando o então prefeito Adriano dos Santos (PT), que foi à reeleição na época. Quatro anos depois, Valmir Cougo e Edson Budó repetem o apoio a Adriano; Cláudia Furtado, do PSB, é esposa do agora candidato a prefeito Darlan Oliveira e, Márcio Vieira, que em 2020 estava no PTB hoje está no PSDB, representou a coligação do atual prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) na reunião.
DEBATE DE CANDIOTA 2
O Sindicato dos Municipários (Simca), realiza na manhã deste sábado (14), um debate com os três candidatos da cidade. O evento será na sede da entidade, no bairro São Simão e terá transmissão ao vivo pelo Facebook do sindicato (@municiparioscandiota) e também pela rádio comunitária Interativa (109,4). O início do debate está marcado para às 9h da manhã.
DEBATE DE HULHA
E falando em debates, o TP abriu a sua série esta semana com Hulha Negra, quando estiveram no estúdio, a candidata Tanira Ramos (PL) e o candidato Fernando Campani (PT). O candidato Beto Dalpiva (PDT) não compareceu alegando compromissos assumidos anteriormente. Tanira e Campani, de forma tranquila e sem nenhum ataque pessoal, debateram, em altíssimo nível, por cerca de 1h10, diversos assuntos da cidade, como água, educação, saúde, desenvolvimento econômico, limpeza urbana, esportes, entre outros. É o Tribuna do Pampa mais uma vez cumprindo seu papel de veículo de comunicação.
DEBATE DE HULHA 2
Aliás é preciso reforçar o comportamento de Tanira e Campani, que mesmo possuindo divergências e algumas delas profundas em enxergar a cidade, bem como na questão ideológica, ao fim, já com as câmeras desligadas se cumprimentaram fraternalmente, colocando Hulha Negra como maior bandeira. Tanto que quando o debate terminou, todos no estúdio bateram palmas e comemoraram o êxito do evento.
DEBATE DE PEDRAS
Para algum desavisado que não viu e vai perguntar sobre o debate de Pedras Altas, o fato é que o jornal tinha marcado para que ele acontecesse no dia 6 de setembro, porém em função da não confirmação do candidato Volnei Oliveira (PT), tendo apenas a candidata Veca (PP) confirmado, não foi possível a sua realização.
MOÇÃO EM CANDIOTA
O vereador e presidente da Câmara de Candiota, Gildo Feijó protocolou, tendo sido aprovada por unanimidade, uma moção de apoio ao projeto de lei 576/2021, que neste momento tramita no Senado Federal. O projeto, que já foi aprovado na Câmara Federal, trata sobre o incentivo a construção de usinas eólicas em alto mar (offshore), porém, os deputados federais emendaram a proposição, prevendo a extensão de compra por parte do governo federal, de energia de reserva das usinas a carvão nacional até 2050, além de manter os incentivos atuais.
MOÇÃO EM CANDIOTA 2
Lembrando e por isso Gildo apresentou a moção de apoio, que a legislação beneficia diretamente a Usina de Candiota, que pertence a Âmbar Energia, sendo que esta unidade corre riscos em seu funcionamento, caso não haja legislação pertinente, pois os seus contratos de venda de energia encerram agora no fim de 2024. “A bandeira do carvão mineral não tem partido, é de todos nós. Por isso, a importância de mantermos em funcionamento as nossas usinas”, ponderou Gildo.
LICENÇA EM CANDIOTA
O vereador do PDT e candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Adriano dos Santos (PT), Guilherme Barão, confrontou o argumento usado pelo vereador e líder do governo de que teria passado por ele nas comissões técnicas, o projeto de lei que repassou o direito real de uso de uma área dentro da praça central de Candiota. Segundo Guilherme, naquele momento ele estava de licença e no dia da avaliação da proposição na comissão que ele faz parte, em 9 de setembro de 2022, ele estava em licença e, portanto, ausente.
MELHORES DO ANO 2024
Já está no forno os Melhores do Ano 2024. Na semana que vem já tem pré-lista no Facebook para que as comunidades acrescentem e nos indiquem quem já não atua mais na cidade. A pesquisa em si deve ir ao ar no final deste mês de setembro. Vale lembrar que, por ser um ano eleitoral, neste ano, não haverá a escolha pela enquete de vereadores e vereadoras, sendo que o vencedor nesta categoria será aquele(a) que for o mais votado nas eleições em cada município. Os prefeitos eleitos em 6 de outubro também serão agraciados com um certificado, pois, afinal de contas, eles são os melhores do ano escolhidos pelas suas comunidades nas urnas.
ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*