Papo de Redação 13/3/2018

AGROINDÚSTRIAS EM HULHA
Foi adiada a data de inauguração oficial das três agroindústrias de Hulha Negra, Aprofara (biscoitos e pães), Pampalac (queijo, manteiga, iogurte e bebida láctea) e Agromap (queijos), que estão regularizadas através do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e aptas para a comercialização dos produtos no comércio da cidade. O evento estava marcado para o dia 23 de março, porém, em virtude dos problemas enfrentados pelo município pela estiagem, foi tomada a decisão por parte da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, em acordo com as agroindústrias.

ESTRADAS DE HULHA
A Prefeitura de Hulha Negra, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, apesar da estiagem, tem procurado manter o trabalho de recuperação e manutenção das estradas. Um relatório enviado ao TP pelo responsável Luis Gustavo Dias, mostra que em pontos diversos das estradas foram colocadas cargas de cascalho, totalizando 101, além de 20 bueiros. Durante o mesmo período, foram colocadas 37 cargas de pedras e patroladas pelo menos uma vez, sete estradas, sendo uma em um trecho de 7,5 km. Posterior teve continuidade o trabalho em locais onde há tráfego intenso do transporte escolar.

MOBILIZAÇÃO PELA LAURINHA
bingo-laurinhaSucesso total. Assim foi definido o bingo realizado em Hulha Negra na sexta-feira (9), em benefício da bebê Laurinha. O ginásio municipal teve todos os lugares ocupados, a comunidade abraçou a causa, assim como também está ocorrendo em outros municípios. Para o dia 18 de março, a partir das 13h30, está marcado um bingo em Piratini, no clube SRP. Já para o dia 25 de março, está agendado um bingo em Pinheiro Machado.

MOBILIZAÇÃO PELA LAURINHA
Outra campanha iniciou no município de Pelotas, o “Troquinho Solidário”. Através de uma idéia da advogada Maria Rodrigues e apoio do taxista Wagner e da amiga Mariana, estão sendo distribuídos cofres com a identificação da Laura nos táxis. Ainda estão sendo aceitas doações de leite, fraldas e ajuda financeira com depósito em conta no nome de Nimara Bitencourt Xavier (mãe de Laura), agência 4506 (Caixa Econômica Federal), conta corrente 00021104-4, operação 001.

RÁDIO HULHA NEGRA FM
Em razão do tempo instável deste domingo (11), a festa de aniversário de 12 anos da Rádio Hulha Negra FM 104.9 Mgz foi transferida. O evento será no próximo domingo (18), no largo da biblioteca Drª. Nóris Paiva e contará com programação já divulgada.

CURSO EM PINHEIRO
O final da tarde desta segunda-feira (12) foi marcado pela primeira edição do Curso de Formação de Operadores Florestais. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Pinheiro Machado, PSG Florestal, Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção do Mobiliário do Estado do Rio Grande do Sul (Feticom) e Instituto de Educação Adão Mendes Jurak. A previsão é formar 48 profissionais nos próximos seis meses, em Pinheiro Machado e região. “Atualmente, o setor florestal movimenta a economia do município. Além do corte de madeira que ocorre no momento, Pinheiro Machado vive a expectativa de instalação de indústrias do setor, por isso a importância da formação de mão de obra especializada”, afirma o prefeito em exercício de Pinheiro Machado, Jackson Cabral, que acumula o cargo de secretário de Indústria e Comércio do município. A primeira turma é composta por 12 pessoas, que foram pré-selecionadas. A aula inaugural ocorrerá na Escola Avelino de Assis Brasil, a partir das 18h.

AJUDA À PINHEIRO
papo_ajuda-pinheiroNa última sexta-feira (9), a Defesa Civil estadual entregou à Prefeitura de Pinheiro Machado um tanque flexível para armazenamento e transporte de água potável (foto). O equipamento tem capacidade para 4,5 mil litros e será utilizado no abastecimento emergencial de comunidades do interior do município. O governo do Estado também está disponibilizando aos municípios máquinas para a abertura e desassoreamento de açudes e para a perfuração de poços artesianos. Caminhões também estão sendo enviados para auxiliar no transporte de água potável. A promessa é que o auxílio deverá chegar a Pinheiro Machado nos próximos dias.

RECLAMAÇÃO SOBRE AJUDA
Depois de uma reportagem veiculada pela RBS TV, o prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Adriano dos Santos (PT) gravou um vídeo criticando o governo do Estado, que, segundo ele, não tem tido agilidade para ajudar os municípios atingidos pela seca. Na reportagem, o governo estadual alega que os municípios não têm cumprido com a questão burocrática para receber os benefícios. Adriano contesta a informação. Um encontro com o governo para tratar do assunto estava para acontecer nesta segunda-feira (12), porém até o fechamento desta edição não havia confirmação sobre sua realização ou não.

LIDER EM PINHEIRO
Também na última sexta-feira (9), aconteceu em Pinheiro Machado, mais uma reunião do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), promovido pelo Sebrae, com o apoio de diferentes instituições. O chefe da Casa Civil do Estado, Fábio Branco, que é um dos incentivadores do Lider participou do encontro. O programa busca o desenvolvimento das regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste e foi implementado em 2015. O Lider é uma ferramenta que estimula gestores a atuarem de forma conjunta e empreendedora, fomentando o desenvolvimento da região e engajando os setores público, privado e terceiro setor. As cadeias produtivas da carne, leite, vinho e do turismo foram discutidas no encontro, que ocorreu na Fazenda Guarda Velha, onde são cultivadas oliveiras e produzidos azeites de oliva.

GREVE EM PINHEIRO
Apesar de deliberação em assembleia, a grande maioria dos municipários de Pinheiro Machado não aderiu ao movimento grevista. Desde a última quinta-feira (8), quando oficialmente a greve iniciaria que a Prefeitura segue funcionando normalmente. O indicativo de greve é em virtude dos constantes atrasos salariais, entre eles o 13º de 2017 e o vale-alimentação.

Comentários do Facebook