Papo de Redação 14/02/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

PTB MULHER DE CANDIOTA
As mulheres do Partido Trabalhista Brasileiro, o PTB Mulher de Candiota se movimenta para realizar no próximo dia 20, às 18h, na Câmara de Vereadores, a convenção definitiva da entidade.

REPRESENTAÇÃO FEMININA
Falando em uma atividade de mulheres na política (dá uma espiada no nosso Editorial desta edição), reunimos dados da participação da mulher na politica de nossa região, conforme segue.

MULHERES EM CANDIOTA
Em Candiota, por exemplo, dos nove vereadores, têm apenas duas mulheres (22%), porém uma delas (Fernanda Santos) preside o Legislativo – outras quatro já presidiram. Andréia Rangel é a outra vereadora na atual legislatura, tendo sido presidente em 2018. Nos 28 anos de município, nenhuma mulher ocupou cargo de prefeita ou vice-prefeita. Já houve candidatas à vice.

MULHERES EM PINHEIRO
O caso de Pinheiro Machado é bem significativo, pois além de não haver nenhuma mulher como vereadora atualmente, na história de quase 150 anos do município, foram apenas duas ou três que ocuparam esse cargo. O município teve de 2005 a 2008 uma vice-prefeita (Lúcia Barcelos).

MULHERES EM HULHA
A Câmara hulhanegrense somente na primeira legislatura não teve mulheres. Na atual configuração tem apenas uma (Elizângela Coitinho), que presidiu o Legislativo em 2018. O município teve uma vice-prefeita, a médica Éster Köester (2013-2016).

MULHERES EM PEDRAS ALTAS
Em Pedras Altas também temos, entre nove, apenas a vereadora Nádia Padilha Venâncio. A ex-vereadora Lucélia Boetege chegou a assumir a presidência em 2014, pois ela era vice-presidente e o então presidente Giovane Gimenez, o Pito, precisou assumir a Prefeitura porque prefeito e vice tinham sido cassados. Lídia Soares foi vice-prefeita no mandato tampão de 6 de maio de 2014 a 31 de dezembro de 2016.

MULHERES EM BAGÉ
Em Bagé, a maior cidade da região, apenas quatro mulheres entre 17 são vereadores (Lia Rejane Presa, Beatriz de Souza, Elidiane Lobato e Sonia Leite. Numa história de mais de 200 anos, somente uma mulher ocupou o cargo de vice-prefeita entre 1986 e 1990, que foi Marília Logüércio.

UTE NOVA SEIVAL 1
Da mesma forma como aconteceu em Candiota, os consultores de Energia e do Setor Energético da Copelmi, Levi Souto Junior e Ricardo Lessa, e os gerentes da Mina de Seival, Adolfo Carvalho e Nelson Kadel, apresentaram em Hulha Negra, o projeto que prevê a construção da Usina Termelétrica Nova Seival, em Candiota. O encontro aconteceu na manhã de terça-feira (11) com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, acompanhado do chefe de gabinete, Elias Scoto Ritta, e do secretário de Administração e Planejamento, Antônio Héctor Bastide Ramos. Huha Negra faz parte da área diretamente impactada pela futura, pois uma área do território do município será inundado para compor o reservatório de água que abastecerá o empreendimento. A barragem é projetada logo abaixo do reservatório da UTE Pampa Sul, sobre o leito do rio Jaguarão, que divide Candiota e Hulha.

UTE NOVA SEIVAL 2
Otimista, o prefeito de Hulha Negra se mostrou esperançoso com o projeto e lembrou que desde a emancipação, com exceção da implantação da UTE Pampa Sul, o município não vivencia um impacto social e econômico do porte do empreendimento que está sendo apresentado. “Hulha Negra, a região, precisam de grandes empreendimentos. Somos parceiros para que a construção desta Usina seja uma realidade, pois é uma realidade que vai gerar mais de cinco mil empregos em sua implantação e mais de 600 empregos depois de pronta”, disse o prefeito.

UTE NOVA SEIVAL 3
Para Hulha, além do empreendimento ser positivo pelo impacto social e econômico, o novo reservatório é nova esperança para resolver os sérios problemas de falta de água na cidade. Um projeto já andamento prevê a utilização da água da barragem da Pampa Sul para abastecer a cidade, com a previsão de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) na Trigolândia. A possibilidade de acesso a água de uma nova barragem é mais uma alternativa importante para o município, que hoje é abastecido, exclusivamente, por poços artesianos.

UTE NOVA SEIVAL 4
Sob influência indireta da futura nova usina, Bagé (maior cidade da região) também recebeu a visita dos executivos da Copelmi Energia. Eles foram recebidos pelo prefeito Divaldo Lara na manhã de quarta-feira (12), que ressaltou o potencial carbonífero da região. “A avaliação que fazemos é que as questões ambientais tendem a andar de forma mais ágeis no Brasil”, destacou, lembrando o crescimento que um projeto deste porte proporciona à região.

PLANETÁRIO DA UNIPAMPA
O Planetário da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) retoma atividades nesta sexta-feira (14) após o período de recesso. A sessão “Pálido Ponto Azul” celebrará os 30 anos em que a sonda Voyager olhou para trás e fotografou o planeta Terra a partir do espaço e marca a reabertura das atividades do Planetário para o ano de 2020. As apresentações serão às 14h e às 15h, e a entrada é gratuita. O Planetário da Unipampa fica no Campus Bagé (Av. Maria Anunciação Gomes Godoy, 1650 – Bairro Malafaia).

* Com acréscimo de informações em relação ao impresso

Comentários do Facebook