Papo de Redação 14/11/2018

TAMANDUÁ EM PINHEIRO 1
Desde a noite de segunda-feira (12) está circulando pelas redes sociais um vídeo com um fato bastante inusitado. O motorista de um veículo avistou um tamanduá “passeando” pelas ruas de Pinheiro Machado. O TP não conseguiu identificar a origem do registro, mas é possível reconhecer a passagem do animal pela calçada do Centro de Formação de Condutores (CFC), no centro da cidade.

TAMANDUÁ EM PINHEIRO 2
A reportagem fez contato com o gestor ambiental Alexandre Pinheiro para comentar o assunto. Segundo ele, trata-se de um tamanduá mirim – animal já não é tão fácil de ser encontrado na fauna do Bioma Pampa. “Esse tipo de êxodo de animais silvestres para perímetros urbanos não é normal, Se dá pelo avanço de áreas de silvicultura e lavouras em geral, além da diminuição de corredores ecológicos naturais”, explicou.

TAMANDUÁ EM PINHEIRO 3
Questionado sobre as ações ao se deparar com um animal desta espécie, o gestor disse que deveria ser capturado e reinserido em áreas de mata nativa – o qual é seu habitat natural. “Nesses casos, deve ser acionada a Secretaria de Meio Ambiente, por ter técnicos habilitados para o manuseio. Uma simples rede de pesca já era suficiente por se tratar de um animal dócil. Deve ter cuidado com as unhas que são avantajadas e utilizadas para sua defesa natural”, disse Alexandre, que é morador de Pinheiro machado, mas que atua na Secretaria de Meio Ambiente de Candiota.

ERRAMOS
Na página 7 da edição passada, nº 1.162, do dia 9 de novembro, um problema na diagramação do jornal resultou no erro da cartola, item que abre a matéria. A reportagem trata da não aceitação da suspensão do vale alimentação no município de Pinheiro Machado por parte dos servidores presentes, como já pode ser identificado nas primeiras linhas do texto, mas na cartola está escrito Hulha Negra. Portanto, lê-se Hulha Negra (na cartola), leia-se Pinheiro Machado.

FESTA DO CHURRASCO 1
De 23 a 25 de novembro, a Prefeitura de Bagé, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), promove a 15ª Festa Internacional do Churrasco, no Parque do Gaúcho. Para esperar o público estimado em 30 mil pessoas, a Secult vem realizando diversas melhorias no local. De acordo com o coordenador do Parque, Orsay Azambuja (Xiru), a manutenção do espaço é constante, não só em momento de realização de alguma atividade, mas agora o tratamento é especial. “Como o Parque do Gaúcho é muito grande, o trabalho é diário por aqui, mas algumas melhorias são necessárias para recebermos os bageenses e visitantes desta festa internacional”, explicou.

FESTA DO CHURRASCO 2
O coordenador do parque lembra que desde o dia 1º de novembro estão sendo reservados espaços para acampamentos de grupos que queiram participar da festa. “Já temos mais de 60 interessados entre associações, empresas e famílias”, frisou. Quem desejar solicitar um dos locais deve ir diretamente ao Parque e fazer o pedido, não sendo possível por telefone. O horário de funcionamento é das 8h30 às 16h30. Conforme a Secretaria de Cultura e Turismo, Anacarla Flores, haverá transporte gratuito para a população que deseja participar das festividades no Parque do Gaúcho, sendo pela manhã, no sábado (24) às 10h30 e às 11h30. No período da tarde será às 14h e às 15h, sentido centro/bairro. Pela noite, às 19h e às 23h serão sentido bairro/centro. No domingo (25), os horários pela manhã são às 9h, às 10h e às 11h. No período da tarde, às 14h e 15h no sentido centro/bairro. Pela noite haverá transporte às 18h, 19h e 23h, sentido bairro/centro.

LOJA DE VINHOS EM PINHEIRO
O simpático casal Viviane e Paulinho Alves reinauguram nesta sexta-feira (16), a loja Vivi Vinhos Finos e Espumantes, em Pinheiro Machado. A loja, toda remodelada e de muito bom gosto, está localizada na rua Israel Azambuja, no centro da cidade. Um evento oferecido a convidados está marcado para às 20h e com certeza terá um brinde especial. A loja revende além de vinhos e espumantes das mais famosas vinícolas do RS, também importados, azeites e outros produtos afins. Vale muito à pena conferir!

10 ANOS DE BB EM CANDIOTA
A agência do Banco do Brasil de Candiota se prepara para comemorar uma década de existência. Para celebrar a importante data, a gerência local está organizando uma programação especial para o próximo dia 5 de dezembro.

TRANSPORTE ESCOLAR EM CANDIOTA 1
Segue o impasse sobre o transporte escolar de alunos rurais das escolas estaduais de Candiota. Duas escolas estão sem aulas desde a semana passada, a Vinte de Agosto e a Oito de Agosto – ambas do interior. Além disso, mais de 70 alunos rurais que estudam em escolas do Estado na cidade também não estão podendo frequentar porque as empresas que faziam o transporte paralisaram o serviço depois de quatro meses de atraso por parte do governo estadual. Até 2017 havia um convênio entre o Estado e a Prefeitura, que não foi renovado para 2018 justamente sob a alegação do município de não receber em dia os repasses estaduais. Assim, desde abril deste ano, depois de uma dispensa de licitação, que empresas terceirizadas fazem o transporte contratadas pela Secretaria Estadual de Educação.

TRANSPORTE ESCOLAR EM CANDIOTA 2
Acompanhado dos vereadores Fabrício Moraes, o Bibi (MDB) e Claudivan Brusque (PSDB), o deputado estadual Fábio Branco foi recebido nesta terça-feira (13) pelo secretário-adjunto da Fazenda, Álvaro Fakredin, e pelo subsecretário do Tesouro do Estado, Elói Stertz (foto). Durante o encontro, eles pediram que seja priorizado o pagamento das três empresas que realizam o transporte escolar em Candiota.

TRANSPORTE ESCOLAR EM CANDIOTA 3
Fakredin falou sobre as dificuldades que o Estado enfrenta para cumprir as obrigações mais básicas, como o pagamento dos salários do funcionalismo e dos fornecedores e prestadores de serviços. Esclareceu, ainda, que na última sexta-feira (9) foi repassado o valor referente aos serviços executados em julho e que a Secretaria da Fazenda fará todos os esforços possíveis para realizar, pelo menos, o pagamento de uma parcela mensal aos transportadores. O proprietário de uma das empresas disse ao TP que se não receber todos os quatro meses atrasados não voltará a transportar.

IDOSOS DE CANDIOTA
No último final de semana, o Grupo de Idosos “Saber Viver” de Candiota esteve mais uma vez na cidade de Tramandaí participando dos Jogos Estaduais de Integração dos Idosos. A turma viajou entre os dias 8 e 11 de novembro para a 20ª edição do evento. De acordo com a coordenadora do grupo, Rosaurea Grecco, a viagem, como sempre, contou com muita alegria, diversão, dias inteiros de jogos de câmbio, basquete relógio e ainda bailes na sexta e no sábado. “Agradecemos sempre a Deus e também as pessoas e empresas que são parceiras na realização dessa viagem, mas em especial aos idosos – que são a razão do nosso trabalho”, concluiu Rosaurea. A viagem foi viabilizada através da parceria entre Prefeitura de Candiota, Engie, Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Associação dos Funcionários da Prefeitura de Osório.

Comentários do Facebook