Papo de Redação 14/12/2018

PROMESSA EM CANDIOTA
Pela promessa feita na tribuna pelo futuro presidente da Câmara candiotense, Danilo Gonçalves (PT), a hegemonia governista conquistada com a entrada do PDT para a base, não será quebrada no Legislativo. A aliança de Danilo com a oposição foi pontual, segundo ele mesmo. Nada além disso. Ah, mas tem a questão da mesa diretora de 2020. Bom, mas isso é assunto lá do ano que vem e nada tem a ver com a relação com o Executivo.

CENTRO CULTURAL DE CANDIOTA 1
A ocupação do Centro Cultural de Candiota, erguido a partir das ruídas da Usina Candiota I, é um enorme desafio. O Centro Cultural nos últimos tempos tem cumprido um papel bem importante e fugido da pecha de elefante branco (denominação dada a prédios públicos ociosos). Sede da Secretaria de Cultura e que deverá em breve sediar novamente a Secretaria de Turismo, o prédio tem ganho uma função multiuso, mas fundamentalmente cultural e social. Este processo se acelerou desde que o novo secretário de Cultura, Sérgio Marques, assumiu a pasta, porém o seu antecessor, que hoje responde pelo Turismo, Fabiano Aquere, foi quem iniciou este desafio.

CENTRO CULTURAL DE CANDIOTA 2
O Centro Cultural, localizado na Vila Residencial, pertence à Eletrobras CGTEE, porém há um convênio com o município para sua gestão e utilização. A coordenação do local está a cargo da servidora municipal Sílvia Furtado, que também tem se esforçado para que seja um lugar de movimento e diversidade. Na noite desta quinta-feira (13) foi realizada a etapa municipal do Canto Moleque e no último dia 1º sediou os Melhores do Ano. A escola Jerônimo Mércio da Silvera, que fica ali próxima, tem usado muito a estrutura, mas nada impede que outras escolas também o façam. O esforço para ocupar o Centro Cultural precisa ser da sociedade candiotense também, pois toda a cidade gostaria de ter um espaço como este.

MAC EM CANDIOTA
A empresa Construbras está terminando o serviço de revitalização dos pontos mais críticos da principal via de acesso e ligação de Candiota, a Miguel Arlindo Câmara (MAC). Ao todo foram oito pontos atacados com recursos próprios da Prefeitura de mais de R$ 380 mil. A obra, além de uma promessa de campanha do prefeito Adriano (recuperação trecho a trecho), também foi votada durante dois anos consecutivos pela população nas assembléias do Programa de Gestão Participativa (PGP).

TURNO ÚNICO EM CANDIOTA
Começa na próxima segunda-feira (17) e se estende até 15 de fevereiro do ano que vem, o horário de turno único na Prefeitura de Candiota. O expediente corrido neste período, chamado de férias, será das 8h às 14h36. O prefeito Adriano estabeleceu os dois turnos no Executivo, que era uma demanda da comunidade, e até hoje sofre pressões de setores do funcionalismo para voltar atrás na decisão, entretanto tudo indica que não irá ceder. O que faz muito bem!
PARADA DA FASE C
No início desta semana, o prefeito Adriano dos Santos (PT) recebeu na Sala de Reuniões da Prefeitura, a visita de integrantes da direção da empresa Manserv Manutenção, que está instalada no município e é a responsável pela revitalização da Fase C da Usina de Candiota. Estiveram com Adriano, o diretor Operacional, Márcio Fraga, e o gerente de Gestão de Pessoas, Rodrigo Brasil, acompanhados do gestor do contrato em Candiota, Gilmar Magalhães. No encontro, segundo o prefeito, se tratou encaminhamentos referentes a mão de obra e estrutura da empresa no município.

DENÚNCIA EM PINHEIRO 1
Ainda sem decidir o voto, o vereador Renato Rodrigues (PSDB) fez um alerta ao público que compareceu na sessão ordinária da terça-feira (11) e que aguardava ansioso pela aprovação da denúncia contra o prefeito Zé Antônio. “Se passar esse pedido, não vão pensar os funcionários que vão receber o salário cassando o prefeito, porque a coisa não é bonita”, disse.

DENÚNCIA EM PINHEIRO 2
Durante sua fala na sessão ordinária, o vereador Fabrício Costa (PSB) retomou os motivos que o levaram a protocolar denúncia de infração político-administrativa contra o atual prefeito de Pinheiro Machado. Na oportunidade, disse também respeitar quem pensa se tratar de uma questão política. “Esperava que alguma defesa oral fosse feita hoje na tribuna, mas pelo jeito não vai acontecer”, enfatizou.

VOTAÇÃO EM PINHEIRO
Diferente do que se imaginava, Gilson Rodrigues (PT) anunciou oficialmente sua candidatura à presidência da Mesa Diretora para a gestão 2019-2020 da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado. Otimista, disse que agora “a ideia é conversar com os colegas até o dia da votação para que todos possam exercer a democracia”. Até então, pensava-se que Mateus Garcia (PDT) enfrentaria Fabrício Costa (PSB) na disputa pelo cargo de presidente do Legislativo. A decisão ocorre na última sessão ordinária do ano, já marcada para a quarta-feira (26).

13º EM PINHEIRO
Nesta semana, os funcionários públicos municipais receberam a metade do 13º salário e acabou gerando uma certa confusão na Câmara de Vereadores. No início da sessão, Mateus Garcia (PDT) informou sobre o envio do Projeto de Lei pelo Executivo com pedido de votação em regime de urgência – o assunto era justamente a aceitação do Legislativo para o pagamento do 13º, que já havia sido feito. Em contato com o assessor de gabinete, Marcelo Mesko, o TP apurou que a proposta do PL é o pagamento parcelado da outra metade do benefício.

Comentários do Facebook