Papo de Redação- 14 a 16/MAR/2023

VENDA DA USINA DE CANDIOTA

O comentário em Candiota se esparramou como pólvora nesta segunda-feira (13), de que a Usina de Candiota já teve uma proposta feita e que a CGT Eletrosul teria aceitado para vendê-la, o que a tiraria do grupo Eletrobras – que tem a privatização sendo questionada pelo governo federal. As conversas ainda dão conta de que já estão acontecendo transferências dos funcionários que preferem ficar na CGT Eletrosul, pois há acordo de não demissão até 2024. O jornal tentou contato com o CGT Eletrosul para confirmar as informações, mas não obteve retorno até o fechamento desta eição.

EMPOSSADO EM CANDIOTA

O que havíamos especulado na última edição acabou se confirmando, e o então vereador Dinossane Pech foi mesmo para a Prefeitura, quando assume a Secretaria Geral de Governo. Com isso, aconteceu na sessão ordinária do Legislativo desta segunda-feira (13), a posse do segundo suplente do PTB, Fabiano Aquere, já que o titular da cadeira é o atual secretário de Assistência e Inclusão Social, Léo Lopes, e o primeiro suplente Dino.

EMPOSSADO EM CANDIOTA 2
Após fazer o juramento (foto), que é de praxe, Fabiano usou pela primiera vez a tribuna para em resumo agradecer. “Hoje minha fala é de agradecimento. Pensei muito antes de assumi esta responsabilidade. É um sonho que se realiza depois de disputar duas eleições. Não vou fugir do bom debate. Estou muito contente em estar aqui. Agradeço a Deus e à minha família”, disse.

 

TROCA EM CANDIOTA

Em conversa com uma fonte tucana, esta confidenciou ao TP, que a novidade é que a indicação de Dino para a Secretaria Geral de Governo partiu do PSDB, num acordo de que em breve, Dino assine ficha com o partido e concorra à vereança em 2024 na chapa tucana. Esse mesmo acordo há com Fabiano, segundo esta mesma fonte. Aliás, se isso de fato se concretizar, Dino voltará ao seu partido de origem. Dino e Fabiano, como dito, são suplentes, tendo ganho esta condição nas eleições de 2020, quando concorreram pelo PTB. O PTB aprovou uma fusão nacional com o Patriotas no an passado, nascendo assim um novo partido, o Mais Brasil, que ainda aguarda uma homologação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

TROCA EM CANDIOTA 2

O terceiro suplente de vereador do PTB, professor Pedro Sabella (foto), entrou em contato com o TP, assinalando que, apesar de não ter absolutamente nada contra Fabiano Aquere, irá buscar judicialmente seu direito a vaga, porque, segundo ele, Fabiano já não está mais filiado ao PTB desde o ano passado. Sabella disse que vai usar da prerrogativa da fidelidade partidária neste caso. Contatado pelo jornal, Fabiano disse que no momento prefere não falar sobre o assunto.

TROCA EM CANDIOTA 3


Já o futuro partidário do titular da cadeira, o secretário Léo Lopes (foto), ainda não se sabe ao certo. Ele já disse ao TP em entrevista recente, que vai concorrer novamente em 2024 e assim que lhe chamarem a assumir o cargo de escriturário no Banrisul – vaga que conseguiu por meio de concurso público, voltará a exercer o mandato de vereador, atuando no banco e na vereança, pois, segundo ele, não será incompatível os horários, porque vai assumir uma vaga aqui mesmo na região, podendo conciliar, conforme a lei permite, as duas ocupações.

E O PTB DE CANDIOTA?

Como dito, o PTB em nível nacional virou o Mais Brasil na fusão com o Patriotas. Em Candiota, a sigla vinha sendo liderada por João Domingos Rodrigues, o Balaio. Sob a liderança de Balaio, o PTB rompeu com o atual governo, apesar do único vereador do partido ser secretário municipal. Entretanto, ele disse ao jornal que seu mandato a frente da sigla terminou e que o futuro do partido agora está nas mãos da direção estadual.

NO PDT DE CANDIOTA?

Falando em Balaio, a coluna descobriu que ele teve participação na costura que filiou recentemente ao PDT, o produtor rural e empresário Lucas Souza. Perguntando se iria também para o PDT, Balaio disse que ainda precisava conversar com algumas pessoas para decidir.

ENERGIA NA CÂMARA DE CANDIOTA

Um super aquecimento no quadro de comando de energia elétrica da Câmara de Candiota (que chegou a incendiar), deixou o Legislativo local alguns dias sem luz. O problema já foi solucionado e nesta segunda-feira (13) a sessão ordinária aconteceu no plenário normalmente.

INVERNADA EM CANDIOTA

Está marcado para o próximo sábado (18), a estreia de pilchas e tema de 2023 da invernada artística juvenil do CTG Candeeiro do Pago, em Candiota. O evento está marcado para às 23h30, sendo que após tem baile animado pelo grupo Bom de Vaneira. Os ingressos antecipados e mais baratos podem ser adquiridos com a patronagem ou com os integrantes da invernada. Mais informações pelo fone/WhattsApp (53) 99998-4998.

ENCONTRO DE CACIMBINHENSES

Na última semana, um encontro legal na Assembleia Legislativa do RS e digno de registro. O jornalista e professor Nikão Duarte, que é um profundo conhecedor da história de Pinheiro Machado, que ele prefere chamar de Cacimbinhas (nome original da cidade), entregou ao superintendente de Comunicação da AL-RS, o também jornalista Roberto Witter, um exemplar do livro a ‘A guerra de Cacimbinhas, escrito por ele e que retrata justamente a polêmica mudança de nome da cidade para homenagear o senador e renomado gaúcho Pinheiro Machado – contenda ocorrida no início do século 20. O ex-secretário de Educação pinheirense, Paulo Javier Rezende, o Bela, chancelou o encontro. Nikão e Roberto são portoalegrenses de nascimento, mas como disse Nikão, são cacimbinhenses por adoção e afetos.

O VALOR DE UM IMPRESSO

Nikão ainda exaltou a força e o valor de um impresso. “Lancei ‘A guerra de Cacimbinhas’ em 2015, e com muita satisfação ainda consigo fazer circular um ou outro exemplar, oito anos depois. Essa perenidade do impresso é um valor que o efêmero da virtualidade, hoje hegemônica, não supera. Ainda mais quando se faz a entrega, ao vivo, pessoalmente e in loco, caso como o da foto”, disse, referindo ao encontro mencionado acima.

ASSEMBLEIA DO CIDEJA

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) realiza no próximo dia 4 de abril, às 10h, na Prefeitura de Herval, uma assembleia geral extraordinária. Na oportunidade haverá a prestação de contas do ano de 2022, além dos sete prefeitos que fazem parte da entidade (Piratini, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra, Aceguá e Herval) debaterem os encaminhamentos e projetos que serão dados e perseguidos no ano de 2023.

FAPS PINHEIRO

A audiência pública que iria acontecer nesta segunda-feira (13) para debater a reforma no Fundo de Aposentadoria e Previdência do Servidor (FAPS) e Pinheiro Machado acabou sendo adiada. “Informamos que não foi possível concluir a tempo os estudos atuariais pertinentes à matéria e, como a reforma das regras da previdência municipal por meio do novo plano de benefícios a ser proposto é de extrema importância para o futuro do Regime Próprio de Previdência Social, os estudos técnicos precisam demonstrar com exatidão o impacto da reforma pretendida, não sendo possível conceber e apresentar um plano sem antes concluir apropriadamente essa etapa. O Executivo está ciente da importância que a boa gestão do FAPS representa para o equilíbrio das contas públicas como um todo e, em breve, apresentará o novo plano em audiência, além de tomar outras providências para melhorar a situação geral do Fundo”, assinala uma nota divulgada pela Prefeitura.

EMENDA EM PEDRAS


O prefeito de Pedras Altas, Volnei Oliveira (PT), que estamos atendendo algumas das emendas impositivas da vereadora Lidia Maria Soares Azevedo (PP). Dentre elas está a entrega de uma televisão de 50 polegadas para a Escola de Ensino Fundamental EUNIL Elias dos Santos, recebida pela diretora Ana Paula Castro. Além disso, também foi entregue um forno elétrico e uma batedeira planetária para a Escola de Ensino Fundamental Clodomiro Mendes, recebidos pela diretora Viviane Maldaner. Esses equipamentos são de muita importância para as escolas e vão contribuir para melhorar a qualidade da educação oferecida aos alunos. “Continuamos trabalhando incansavelmente para atender às necessidades da população e estamos muito felizes em poder colaborar com as escolas da nossa cidade. Agradecemos à vereadora Lidia Maria Soares Azevedo pela indicação das emendas e a todas as pessoas envolvidas nesse processo”, assinalou Volnei.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook