Papo de Redação – 14 a 16/OUT/2022

RONALDO VOTA EM ONYX 1

O prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga (Progressistas) havia dito ao TP que não iria manifestar seu voto para presidente e governador. Contudo, na última terça-feira (11), ele postou em sua rede social uma foto com o candidato a governador pelo PL, Onyx Lorenzoni, quando da visita dele junto com o presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL). “Meu candidato está decidido Onyx 22 para governador. Não aceito aqui qualquer crítica respeito a escolha de cada um. Tenho meus motivos”, escreveu.

RONALDO VOTA EM ONYX 2
O apoio de Ronaldo a Onyx não tem nenhuma incoerência do ponto de vista político, já que seu partido, o Progressistas, está apoiando o candidato. O que se pode especular é sobre o fato dele ter frisado ter seus motivos para abrir o voto.

DANÚBIO NO GOVERNO ESTADUAL 1

O ex-secretário de Obras de Pinheiro Machado, Danúbio Peres, assumiu no último dia 6, o cargo de coordenador regional de Programas do Estado, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR). Danúbio está lotado em Pelotas e disse ao jornal que pretende atender os municípios da região, sendo um elo de ligação com o governo estadual, especialmente na busca de informações. “A palavra é gratidão! Agradecer a oportunidade de contribuir com o desenvolvimento da nossa região”, escreveu Danúbio em suas redes sociais, ao assumir o cargo na SEAPDR (foto).

DANÚBIO NO GOVERNO ESTADUAL 2
Vale lembrar que Danúbio foi candidato a prefeito pelo PDT nas eleições complementares em 2021, tendo sido derrotado pelo atual prefeito Ronaldo. O TP perguntou para ele se ele se mantinha filiado à sigla, já que estava assumindo um cargo no governo comandando pela PSDB, que foi vice em sua chapa à Prefeitura. Danúbio salientou que quando recebeu o convite para assumir o cargo na SEAPDR impôs duas condições: uma de seguir filiado ao PDT e a outra de seguir morando em Pinheiro Machado ou no máximo Pelotas. As duas condições foram aceitas.

SOS ESTIAGEM
Danúbio aproveitou a conversa com a coluna para divulgar o programa SOS Estiagem, que vai destinar R$ 1 mil em parcela única por família. Podem acessar o benefício os assentados da reforma agrária e povos e comunidades tradicionais (PCT’s): quilombolas, indígenas e ribeirinhos. Para ter acesso ao recurso, a pessoa precisa ter a inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) em 29 de março de 2022 e ser residente no meio rural de um dos 416 municípios gaúchos que tiveram situação de emergência, em decorrência da estiagem, homologada até 31 de março de 2022. O beneficiário deve consultar se esta apto no site sosestiagem.rs.gov.br ou pode solicitar informações pelo email [email protected] ou ainda procurar a Secretaria de Agricultura do seu município.

CURSO EM PINHEIRO

O curso de ‘Boas práticas agrícolas para aplicação de herbicidas’, realizado pela Emater de Pinheiro Machado em parceria com a Secretaria Agropecuária de Pinheiro Machado, Cresol e Sindicato Rural, ocorreu nos dias 29 e 30 de setembro. O curso visa a capacitação e habilitação para o cadastramento como aplicador junto à SEAPDR, visto que o mesmo atende as normativas estaduais impostas para a aplicação de herbicidas hormonais. O curso, ministrado pelos extensionistas Benhur Farias e Higor Barcelos, abordou temas referentes as normativas e tecnologia de aplicação. Na sexta (30), o curso contou com uma aula prática realizada pela empresa Magnojet, onde os alunos puderam observar diferentes filtros, manômetros e pontas de pulverização.

MOÇÃO DE APLAUSOS EM PINHEIRO

Por iniciativa da vereadora Magda Afonso (PDT), a patronagem do CCTG Lila Alves foi homenageada durante a sessão ordinária desta terça-feira (11). Na oportunidade, Renan Rosa (foto) e Eduardo Martins, patrão e vice-patrão da entidade, receberam moção de aplausos pelo empenho e dedicação na organização da Semana Farroupilha de Pinheiro Machado. “Mesmo diante de muitas dificuldades resultantes de dois anos sem atividades por causa da pandemia e também da tardia liberação do Corpo de Bombeiros, exaltamos que a cultura e as tradições gaúchas estiveram vivas durante os oito dias de festa”, justificou a professora. A presidente da Câmara, Laura Ratto, fez a entrega da homenagem.

LIXO EM PEDRAS

A Prefeitura de Pedras Altas fez uma grande limpeza na localidade de Arroio Mau, no interior do município (foto). O local é utilizado pela população para descarte de lixo. “A administração continua trabalhando para melhor atender e cuidar dos seus munícipes. A limpeza na área rural localizada no Arroio Mau foi realizada, o recolhimento do lixo localizado na beira da estrada foi feito, pois sabe-se dos problemas que o lixo descartado de maneira errada pode causar”, assinalou uma postagem da Prefeitura, destacando que o secretário de Obras, Vagner Castro (Vaguinho) e o prefeito Volnei Oliveira estão trabalhando para resolver esse problema do interior do município.

VANDALISMO EM CANDIOTA

Esta placa de trânsito foi vandalizada no centro de Candiota, na rua Francisco do Pinho, próximo a Mástter Informática. A situação não é incomum na região, infelizmente.

OBRAS NA MAC
A empresa Compacta Sul, responsável pelas obras de revitalização da rodovia Miguel Arlindo Câmara (MAC), em Candiota, está realizando a recapagem do asfalto nos últimos quilômetros em direção à Vila Residencial, completando assim os 14,6km. Depois disso só irá faltar o restante da sinalização horizontal (pinturas e olhos de gato), boa parte dos acostamentos e toda a sinalização vertical (placas).

AUMENTO EM HULHA
O vereador hulhanegrense Luis Gustavo Nunes Dias (Progressistas), solicitou que o Poder Executivo envie um projeto de lei para apreciação da Câmara, versando sobre o aumento de 0,5 (meio) Piso Municipal de Salário (PMS) – R$ 258,28, para os motoristas e operadores de máquinas da Prefeitura.

PROSPERAR JUNTOS 1
Em junho deste ano, durante o evento do Plano Safra 2022-2023, a Sicredi, que passou a se chamar oficialmente Liberdade, com a expansão para a região de Minas Gerais, lançou o Prosperar Juntos – Programa de educação e gestão empreendedora para o agro. O Prosperar Juntos é um programa inédito e nasceu da necessidade de atender as demandas de educação e gestão financeira e empreendedora dos associados agro. Foi construído juntamente com o Sebrae/RS, responsável pela metodologia e facilitação dos módulos.

PROSPERAR JUNTOS 2
As primeiras turmas do programa aconteceram recentemente, uma em Jaguarão e outra em Aceguá, na Colônia Pioneira (foto). Cerca de 80 produtores associados participaram dos encontros, que são formatados em três módulos: Produtor Empreendedor, Gestão no Agronegócio: Melhore seus Resultados, e Sucessão Familiar: O Caminho do Sucesso. “O Prosperar Juntos é um desejo antigo que tínhamos enquanto cooperativa, de atender o público do agronegócio em suas necessidades, auxiliando no desenvolvimento do seu negócio rural. Embora o Sicredi tenha um programa de educação financeira, o Cooperação na Ponta do Lápis, bastante completo, ainda assim, não havia conteúdos específicos voltados ao agro, por isso, junto ao Sebrae/RS, construímos o Prosperar Juntos, e, agora, temos a satisfação de dizer que atendemos todos os públicos quando o assunto é educação e gestão financeira”, explica o diretor executivo da Sicredi Liberdade, Juliano Oliveira.

PROSPERAR JUNTOS 3
Todos os municípios da região de atuação da cooperativa terão turmas do programa, que é totalmente gratuito e exclusivo para associados. Os módulos, em geral, acontecem durante três noites, um por noite, e são facilitados pelos consultores do Sebrae/RS, com apoio dos colaboradores da Sicredi. Até o final deste ano, mais duas turmas vão acontecer: uma em Herval, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, e outra na Hulha Negra, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. Para os associados destes municípios, que desejarem saber mais informações, os colaboradores nas agências estão aptos a orientá-los.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook