Papo de Redação 15/02/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

NOVO VEREADOR EM CANDIOTA 1
Conforme a coluna havia adiantado, esta semana o quarto suplente de vereador da coligação PT-PSB, o sindicalista Darlan Oliveira (PSB) foi convo­cado pela Câmara de Candiota para assumir a cadeira deixada pelo vereador titular Ataídes da Silva (PT), que assumiu a titularidade da Secretaria de Agropecuária e Agricultura Familiar.

NOVO VEREADOR EM CANDIOTA 2
Darlan assume na próxima segunda-feira (18), exatamente no mesmo dia em que a Câmara candio­tense retorna do recesso parlamentar de 45 dias (o que é bastante, convenhamos. Podem baixar para 30, né?). Ele assume porque o terceiro suplente da coligação, Ronaldo Montes, o Ronaldão (PT) renunciou, perma­necendo assim como o chefe do Setor de Transporte da Secretaria Municipal de Saúde. A ascensão de Dar­lan é pelo fato da primeira suplente, Giselma Pereira (PT) ser secretária de Educação e o segundo já estar como vereador – João Roberto da Silva (PT), pois a vereadora titular Fernanda dos Santos (PT) está como secretária de Planejamento. Ronaldão precisou abrir mão porque não ocupa cargo de primeiro escalão.

VOLTA ÀS AULAS
No próximo dia 20 de fevereiro, cerca de 900 mil estudantes da rede estadual de ensino retornarão às atividades escolares em mais de 2,5 instituições pelo Rio Grande do Sul. A estimativa é que sejam 480 mil no ensino fundamental, 300 mil no ensino médio, 35 mil na educação profissional e 85 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros. Na maioria das cidades da região, a volta às aula da rede municipal também acontece no dia.

VOLTA ÀS AULAS 2
Falando em volta às aulas, em rápida conversa com a coluna, a secretária de Educação de Candiota, Giselma Pereira afirmou que o município já está em ritmo acelerado de preparação para o retorno. Ela men­ciona que já foram feitas formações continuadas com merendeiras, motoristas do transporte escolar e com professores. Também estão sendo feitas reformas e melhorias em escolas, como por exemplo a ampliação da escola de educação infantil Gente Inocente, na Vila Operária. Este ano, a novidade é que a Secretaria de Educação estará em novo prédio, saindo da Vila Ope­rária e vindo para o centro da cidade. A volta às aulas em Candiota acontece também no dia 20 próximo.

HAMM E A SAÚDE
Nesta semana, o deputado federal Afonso Hamm (Progressistas) esteve em audiência (foto) com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e com a secretária de Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, tratando sobre os repasses do governo federal para a saúde dos municípios gaúchos. Hamm, que priorizou a saúde no seu mandato, destaca que essa é uma das principais preocupações dos prefeitos, que buscam no gabinete em Brasília auxílio para que os repasses dos recursos sejam regularizados. “Nós conhecemos a realidade dos municípios e do Estado e estamos articulando com o Ministério da Saúde a normalização desse aporte financeiro para as Uni­dades Básicas de Saúde, Hospitais Filantrópicos e Santas Casas. Garantir a saúde é oferecer dignidade aos pacientes”, declarou.

MUDANÇAS EM PEDRAS ALTAS
Em virtude do presidente da Câmara de Pe­dras Altas, vereador José Volnei da Silva Oliveira (PT) ter assumido interinamente a Prefeitura do município para que o prefeito Bebeto Perdomo (PSB) pudesse tirar férias, no Legislativo assumiu na última segunda­-feira (11), no lugar de Volnei, a primeira suplente da coligação PDT/ PT/ PMDB/PSB, Leonara Gonçalves Miranda (PT). Vale lembrar que estas mudanças acon­tecem em Pedras Altas em função do município não ter vice-prefeito, pois em março de 2017, em seguida a ter assumido, o eleito Giovani Londero Friedrich, renunciou ao cargo alegando questões pessoais. O prefeito Bebeto retorna no dia 25 de fevereiro, quan­do José Volnei retorna a presidência da Câmara, que está ocupada no momento pelo vice-presidente Marco Antônio Machado Costa, o Marcola (PT).

#FORÇA ERONE
O ex-prefeito de Hulha Negra, Erone Londero (2013-2016), postou em sua página de Facebook a sua luta contra um câncer. Esta é a segunda vez que o engenheiro agrônomo aposentado da Emater enfrenta a doença. A primeira vez ele a venceu. Vale lembrar que o ex-prefeito perdeu a filha mais velha, aos 28 anos, em função de leucemia. “Há 18 dias internado no Hospital Moinhos de Ventos, em Porto Alegre. Con­tinuo com perda de sangue e febres diárias. A equipe médica ainda não sabe o que fazer. Só dizem que sou um caso único, sem precedentes. Mas continuo com minha luta pela fé e acreditando nos desígnios de Deus”, escreveu. Centenas de pessoas escreveram mensagens de carinho e positividade.

Comentários do Facebook