Papo de Redação – 15 a 17/AGO/2023

CORREIOS DE CANDIOTA

Por alguns dias, a agência dos Correios de Candiota, por problema de doença de um funcionário, ficou sem funcionar. A Assessoria de Comunicação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrados (EBCT) no RS, enviou comunicado ao TP, anunciando que a agência voltou a funcionar normalmente na última quinta-feira (10). “A unidade esteve fechada no início da semana passada, mas já retomou o atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h30min”, assinalou.

 

CORREIOS DE CANDIOTA 2

A situação trouxe à tona uma mais que antiga aspiração da comunidade, que é ver a agência funcionando na sede do município, onde fica localizado a maior parte da população, do comércio, dos bancos e a Prefeitura. Aliás, na agência comunitária no centro da cidade, sequer é possível fazer postagens, além de não haver serviço de entrega por carteiro de correspondências. A transferência da agência esteve muito próximo e até não se sabe porque não aconteceu. Aliás, essa seria uma ótima bandeira para algum vereador ou vereadora encampar.

 

COM A BANCADA FEDERAL

Nesta terça-feira (15), acontece em Brasília, uma importante reunião de representantes da região com a bancada gaúcha no Congresso Nacional. Será apresentada aos deputados e senadores, a minuta da lei de transição energética justa (semelhante a lei de Santa Catarina aprovada em 2021), que garante o funcionamento da Usina de Candiota (Fase C) ao menos até 2040. A lei será apresentada primeiro no Senado, por meio do senador Paulo Paim (PT) e subscrita pelos outros dois senadores gaúchos, Hamilton Mourão (Republicanos) e Luiz Carlos Heinze (Progressistas).

 

COM A BANCADA FEDERAL 2

Também, na reunião da bancada, o prefeito de Candiota e presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja), Luiz Carlos Folador (MDB), vai reapresentar o projeto da Rodovia Transcampesina, que consiste na ligação asfáltica, pelo meio rural, desde a cidade de Herval até o Hospital da Colônia Nova, passando pelo interior de Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra e Aceguá. O projeto prevê um trecho de cerca de 150km, que também serve de ligação entre o Porto de Rio Grande e o Uruguai, diminuindo o trajeto rodoviário, que hoje é feito pela BR-293.

 

SEM SESSÃO EM CANDIOTA

A Câmara de Candiota não teve sessão por falta de quórum nesta segunda-feira (14). Os vereadores Guilherme Barão (PDT) e Adriano Revelante (MDB), mais a vereadora Luana Vais (PT) estão em Brasília. Também os vereadores Léo Lopes (PTB) e Danilo Gonçalves (PT), estão em viagem oficial a Porto Alegre. Além disso, ainda não tem definição de qual suplente do MDB vai assumir no lugar da vereadora Hulda Alves, que foi empossada secretária de Políticas Públicas para Mulher, LGBTQI+ e Igualdade Racial. Neste sentido, apenas três vereadores dos nove estavam na Câmara, sendo que o quórum mínimo é maioria simples, ou seja, cinco parlamentares.

 

SUPLENTE EM CANDIOTA

A dúvida sobre qual suplente emedebista assume no lugar de Hulda ainda persiste. A última que corre nos bastidores é de que a ex-vereadora Andréia Rangel, a Déia, que é a terceira suplente, pode rever sua posição e assumir. Ela já havia comentado, inclusive com o TP, que não tinha mais interesse em voltar ao Legislativo e por isso, se chamada iria renunciar. Contudo, ela pode revisar sua ideia. Atualmente, Déia exerce uma função na Secretaria de Educação do município, sendo que ela é funcionária concursada da Prefeitura. Vale lembrar que o primeiro suplente Diego Lima, é secretário de Cultura e o segundo suplente, Adriano Revelante já está no cargo de vereador, no lugar do titular Fabrício Moraes, o Bibi, que está a frente da Secretaria de Saúde.

 

SUPLENTE EM CANDIOTA 2

Ainda sobre quem assume, chegou a se falar até no sexto suplente, Antônio Rocha, o Astengo. Quem confirmou ao TP que teria interesse é o quarto suplente, Jonas Morais, o John, que hoje possui cargo de assessoria nas Secretarias de Turismo e Cultura.

 

PSB EM CANDIOTA

 

O Partido Socialista Brasileira (PSB) é o primeiro do Brasil a ter cursos superiores reconhecidos pelo Ministério de Educação. O presidente da sigla em Candiota, Everton Morales, comunicou ao TP que nesta quarta-feira (16), duas candiotenses irão se formar (colar grau) pelo curso de Gestão Pública pela Faculdade Miguel Arraes (FMA). Irão se formar Cristina Correia Porley e Fabiane Alves da Silva. Outras três pessoas da cidade se formam em janeiro do ano que vem.

 

PRENDADO EM CANDIOTA

 

O CTG Batalha do Seival, localizado na Vila Operária, em Candiota, realizou a posse de seu Prendado 2023 no último sábado (12). Na oportunidade, sob a coordenação da patroa Nilda Catarina (Kátia), foi apresentando suas prendas e peões.

 

ROVER DA NASA

 

Desembarcou em Bagé na última semana, o equipamento que colaborou para a conquista do 3º lugar da equipe da Escola Estadual de Ensino Médio Frei Plácido, no desafio da Nasa Human Exploration Rover Challenge, em abril deste ano. O rover, batizado carinhosamente de Robotchê, veio de navio de Huntsville, Alabama. Após a conquista, o carrinho movido a pedaladas, ficará exposto na escola, onde poderá ser visitado pela comunidade, mediante agendamento, através do telefone da instituição (53) 32425870.

ROVER DA NASA 2

Em abril de 2023, quatro alunos da escola Frei Plácido conquistaram o 3º lugar no Desafio da Nasa Human Exploration Rover Challenge (HERC). Após dois longos dias de disputa na base da Nasa em Huntsville, Alabama, a Sofia Quadros, o Bernardo Freitas, Carlos Eduardo Munhoz e a Isabélli Marques (foto) superaram todas as expectativas de serem a única equipe brasileira e caloura a participar da competição, que englobava mais de 16 escolas de diversos países do mundo. Ao todo, junto às universidades, que se enquadram em outra categoria, 61 grupos competiam para passar pelos obstáculos que simulavam terrenos de Marte e Lua. O rover da escola brasileira, pilotado bravamente pela Isabélli e Munhoz, se destacou entre os demais, pela autenticidade, design e produção.

 

ROVER DA NASA 3

Pintado com as cores do Brasil, o Robotchê passou por um percurso de aproximadamente meia milha ,que inclui um campo simulado de detritos de asteróides ,pedregulhos, sulcos de erosão, fendas e um antigo leito de rio. Os requisitos de peso e tempo do desafio incentivam a compactação, o peso leve, o alto desempenho e a eficiência do rover.

 

ROTAS EM PEDRAS

Terá continuidade a prestação de serviços de forma terceirizada de um transporte do interior de Pedras Altas até a sede. De acordo com o Executivo, serão disponibilizados transporte gratuito a comunidade em dois dias da semana, segundas e sextas-feiras, com saída ás 7h e retorno às 16h. Para o serviço foi assinado um contrato no dia 24 de julho. Ao Tribuna do Pampa, o prefeito Volnei Oliveira explicou que houve uma programação para a disponibilidade do serviço e que será um auxílio, também, para a área da Saúde. “Algumas pessoas possuem dificuldade de transporte e optamos por esses dois dias, pois desta forma auxiliamos a Secretaria de Saúde que não precisa deslocar veículo para buscar pacientes para realização de exames”, afirmou.

 

ROTAS EM PEDRAS 2

Nas segundas-feiras: Saída do Assentamento Nossa Senhora da Glória x Pedras Altas às 7h -Rota 1: Sede do Assentamento (saindo e fazendo toda volta por dentro do assentamento) x Estrada principal para Herval; Rota 2: Jordana (estrada principal) x Varzea Glória x Agrovila (ida e volta); Rota 3: Agrovila x entrada Lago Azul (Vilma); Rota 4: Entrada Lago Azul (Vilma) x Escola Lago Azul; Rota 5: Escola Lago Azul saindo por dentro dos assentamentos Lago Azul e Regina até a estrada principal; Rota 6: Saindo do Assentamento Regina x Puro Grão e Rota 7: Puro Grão x Pedras Altas. Horário de retorno às 16h. Nas sextas-feiras: Saída do São Diogo x Pedras Altas às 7h – Rota 1: comunidade do São Diogo (casa da Tereza Miranda) x Puro Grão, Rota 2: Puro Grão x Escola Eunil, Rota 3: Escola Eunil passando por dentro do assentamento Bom Viver até a estrada principal, Rota 4: Estrada principal x Subprefeitura, Rota 5: Subprefeitura x Sutéia Nova (ida e volta)  e Rota 6: Subprefeitura x Pedras Altas. Horário de retorno às 16h.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook