Papo de Redação – 15 a 21/JAN/2022

USINA DE CANDIOTA 1
O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan, disse que a entidade está empenhada no trabalho neste momento em viabilizar a nova contratação da Usina de Candiota (Fase C), que tem o contrato encerrando em 2024. Segundo ele, a ideia é estender os mesmos benefícios dados para a Usina Jorge Lacerda, em Santa Catarina. Ele lembrou que o trabalho foi iniciado junto aos parlamentares, sendo que o deputado Afonso Hamm (Progressistas) já apresentou uma emenda à Medida Provisória 1072, que prevê a transição energética justa e garantindo mais 15 anos de subsídios à Fase C. “Trabalhamos para que essa máquina siga funcionando e trazendo benefícios para a sociedade brasileira”, disse.

USINA DE CANDIOTA 2
A CGT Eletrosul, companhia resultante da unificação das operações das subsidiárias da Eletrobras na região Sul, completou dois anos da nova configuração estrutural e de negócios no último dia 2 de janeiro. A empresa reúne as principais características oriundas da Eletrosul e da CGTEE (antiga dona da Usina de Candiota), integrando ativos de geração hidrelétrica, eólica e solar e de transmissão, juntamente com empreendimento termelétrico, que garante energia firme ao sistema elétrico brasileiro, atendendo com eficiência e qualidade a todos os requisitos ambientais dos órgãos regulatórios.

CANDIOTA 1
Dario Lassance jamais foi um bairro de Candiota, como alguns insistem em chamar. Foi, antes de 1992, ou seja, antes da emancipação, um distrito bageense. Após essa data, a localidade passou a se chamar tão somente Candiota, porque por força de lei, o lugar que passa a ser a sede do novo município leva o nome deste município.

CANDIOTA 2
Assim, Candiota, a sede do município, já possui vários bairros, como o Centro (ainda não regulamentado e delimitado em lei), Portelinha, Morada do Sol, Loteamento Raupp, a histórica Vila Airton, Residencial Viver Melhor, Residencial Candiota, Areal e outros locais ainda não batizados com nomes, como é o caso da região do Hotel Dal Cortivo (antigamente chamavam de Vila Mosquita), entre outros.

CANDIOTA 3
As demais localidades urbanas distantes da sede, como Vila Residencial, João Emílio, Seival, União, São Simão e Vila Operária, podem, estas sim, serem consideradas bairros, apesar de estarem desconectadas da cidade em si, que é a sede do município.

UMBUS E FLORESTA
Por curiosidade, a Vila Umbus (Fábrica de Cimento) e Vila Floresta, são bairros ou distritos urbanos de Pinheiro Machado e Hulha Negra respectivamente? As localidades têm as mesmas características que os bairros distantes candiotenses.

SOLIDARIEDADE EM CANDIOTA
O jornal foi contatado para ajudar na divulgação de um pedido de auxílio por parte da família que teve a casa incendiada na última semana, no bairro Areal, em Candiota. A Delegacia de Polícia local investiga a possibilidade da dona da residência ter colocado fogo no imóvel. As quatro crianças estão sendo cuidadas pelo pai e por familiares da mulher. O pedido é por roupas, mantimentos e móveis. Os meninos tem idades de 14, 8 e 3 anos e a menina tem 12. O pai, de 43 anos, também precisa de roupas. Quem quiser fazer doações podem contatar pelo telefone (53) 99996-5231. A secretária de Assistência e Inclusão Social, Andreia Rangel disse ao TP, que o órgão forneceu algumas roupas e leite, sendo que a família já acessa mensalmente uma cesta básica. A secretária assinala que o município está viabilizando também um aluguel social para a família.

SANGUE
A secretária de Estado da Saúde Arita Bergmann esteve reunida com o secretário municipal de Saúde de Bagé, Michelon Apoitia, nesta quarta-feira (12) para tratar da criação de um Ponto de Coleta de Sangue, que funcionará como extensão do Hemocentro de Pelotas (Hemopel). O encontro também contou com a participação da diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados (DESH), Kátia Brodt, da diretora da assessoria jurídica, Lisiane Rodrigues Alves e da coordenadora da 7ª Regional de Saúde, Eliana Silveira. “A iniciativa visa a facilitar a vida do cidadão e potencializar a captação de sangue no Estado”, afirmou a secretária Arita. “Com esse ponto, vamos aumentar a coleta de sangue na região sul, pois Bagé é uma cidade pólo”, explicou. O secretário Michelon frisou que “este ponto de coleta é um passo muito importante para a nossa região”. Ele informou que a coleta na Santa Casa de Bagé vai beneficiar os municípios próximos como Aceguá, Lavras do Sul, Candiota, Hulha Negra e Dom Pedrito.

ENERGIA EM PEDRAS ALTAS 1

Conforme anunciado pelo jornal, porém em Bagé e não em Porto Alegre, aconteceu na manhã desta quinta-feira (13), uma reunião (foto) de uma comitiva de Pedras Altas com a direção Sul e Campanha da concessionária de energia elétrica, CEEE Equatorial. Na ocasião foram apresentadas as demandas de moradores em relação aos serviços de fornecimento de energia no município, como os valores cobrados, podas de árvores, falta de energia, melhorias nas redes de distribuição no interior e liberação de carga para instalação de pivôs de irrigação, entre outras reivindicações.

ENERGIA EM PEDRAS ALTAS 2
A reunião contou com a presença dos vereadores Arildo Madruga (presidente da Câmara), Diego Marques e Lídia Soares, direção da Associação Municipal dos Produtores de Leite de Pedras Altas (Amplepa), empresários locais. Depois de ouvir as demandas e solicitações, a empresa apresentou as propostas de investimentos e se comprometeu a fazer um plano de trabalho para cada situação levantada, com prazos. O prefeito Bebeto Perdomo avaliou a reunião como positiva. “Este foi o primeiro encontro e faremos um acompanhamento em conjunto, das ações serão tomadas. Foi uma reunião proveitosa e agradeço a todos que participaram e a Equatorial por nos ouvir”, salientou.

Comentários do Facebook