Papo de Redação 16/01/2021

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

MAL ENTENDIDO EM CANDIOTA
Uma publicação nas redes sociais gerou polêmica esta semana em Candiota. O autor da postagem disse que havia ratos e comida estragada num depósito da Prefeitura, culpando pelo fato o governo anterior. Depois da secretária de Assistência Social, Andréia Rangel, desmentir a acusação, o autor pediu desculpas e apagou o post de suas redes.

ÁGUA EM CANDIOTA 1
O tema da água em Candiota é recorrente e o componente político está sempre em alta. Esta semana, por conta do temporal e interrupção de energia elétrica, a cidade ficou sem água durante a noite de segunda e quase toda terça-feira (12). A fragilidade do sistema também contribuiu para tanto tempo de desabastecimento. O prefeito Luiz Carlos Folador (MDB) propôs em campanha eleitoral a criação de um Comitê Gestor para debater e encaminhar soluções para o complexo tema. Nesses casos de falta de energia, a proposta da atual administração é a aquisição de geradores estacionários – proposta reafirmada pelo vice-prefeito Paulinho Brum (PSDB) esta semana, inclusive que já estão sendo orçados, segundo ele. Os técnicos do governo anterior alegavam inviabilidade econômica em adquirir geradores para interrupções esporádicas de energia.

ÁGUA EM CANDIOTA 2
Folador, acompanhado do secretário de Obras e Serviços Públicos, Valdenir Dutra (foto), e do setor técnico da Secretaria, estiveram nesta quinta-feira (14), visitando as Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Candiota. O prefeito e secretário conversaram com os funcionários sobre o funcionamento de cada ETA, visualizaram as estruturas e os espaços de trabalho e deram encaminhamento a demandas necessárias, como as de manutenção, limpeza, pintura, organização dos locais, readequação e novos projetos na captação e distribuição de água.Segundo o prefeito, investimentos em bombas de água e geradores já estão sendo feitos, assim como contratação de serviços de limpeza de filtros e manutenção, e de uma empresa que cuidará da automação do sistema, para facilitar o trabalho dos funcionários e qualificar o serviço. “Queremos e vamos melhorar a qualidade da água no nosso município”, afirma Folador.

ÁGUA EM CANDIOTA 3
Um dos grandes projetos para essa área, conforme o prefeito, será a implantação de um sistema de adução de água bruta que interligará o reservatório da CGT Eletrosul (Prainha de Candiota) à ETA de Candiota. Conforme o projeto, assinado pelo engenheiro civil da Prefeitura, Marcelo Leal, o novo sistema contará com captação de água bruta no reservatório, adutora de água bruta e rede elétrica trifásica para alimentar o sistema de bombeamento localizado na captação.Para o secretário de Obras, essas visitas são importantes para que se tenha conhecimento da real situação. “Estamos trabalhando em diversas demandas, alinhando tudo o que é necessário que seja feito em ações de curto prazo como a limpeza geral das ETAs, e as ações de longo prazo como a construção da rede adutora”, completa Valdenir.

HOSPITAL EM CANDIOTA
O vereador e ex-prefeito de Candiota, Marcelo Gregório (PSDB, foto), reforçou seu compromisso esta semana em dedicar seu mandato para que o município volte a ter um hospital de pequeno porte de fato e direito. Atualmente, mantido pela Fundação Beneficente e Assistencial Maria Anunciação Gomes de Godoy, com recursos da Prefeitura essencialmente, o que Candiota tem é um Pronto Atendimento (PA) 24h. Marcelo defende, inclusive, a construção de um novo prédio na sede do município, para abrigar um futuro hospital de pequeno porte, sendo que a cidade já teve isso no passado- justamente onde hoje é o PA 24h. “Não é nenhuma crítica à Fundação, que faz um trabalho importante, mas precisamos de maior resolutividade na saúde curativa e vou lutar por isso”, disse.

ASSEMBLEIA DE DEUS EM CANDIOTA
O vereador Guilherme Barão (PDT), declarou esta semana, que a igreja Assembleia de Deus da cidade passou a ter autonomia própria, se emancipou, não mais sendo atrelada a Bagé, como era desde a década de 1960. “Isso é uma conquista do povo cristão candiotense, da qual eu faço parte”, disse.

DEFESA EM CANDIOTA
De forma mais enfática, a vereadora Luana Vais e Danilo Gonçalves (PT) são os que fazem a defesa do governo anterior na tribuna da Câmara.

ESCLARECIMENTOS EM CANDIOTA
A vereadora Hulda Alves (MDB) disse que irá protocolar o pedido de uma sessão especial na Câmara de Candiota para que o atual governo esclareça com números e dados como se encontra a situação do município, assumido em 1º de janeiro por uma nova gestão. “Não se trata de caça às bruxas ou algo do gênero. Apenas queremos esclarecimentos e verdades”, afirmou.

NOVO HORÁRIO EM CANDIOTA
O vereador e presidente da Câmara de Candiota, Gildo Feijó (MDB), afirmou esta semana na tribuna, que após ouvir muitos pedidos, inclusive durante a campanha eleitoral, está entrando com um requerimento, propondo a alteração do início das sessões ordinárias do Legislativo, que hoje acontecem a partir das 17h com 15 minutos de tolerância, todas às segundas-feiras.Segundo Gildo, o horário atual, não permite que os trabalhadores possam acompanhar as sessões na Câmara ou até mesmo pela internet. Ele propõe que o novo horário seja às 17h45 com 15 minutos de tolerância. “Isso é um pedido da comunidade e acreditamos que vamos ter a compreensão de todos os vereadores e vereadoras”, afirmou.

NOVO SECRETÁRIO EM PINHEIRO
Deu certa polêmica, tanto que gerou nota de esclarecimento da Prefeitura, a nomeação do novo secretário de Obras de Pinheiro Machado, Marcelo Matias. Houve questionamento de alguns sobre a experiência dele na área. Segundo a Prefeitura, ele é formado em Gestão Pública, Eletrotécnica e Educação Física. Possui experiência profissional na área de edificações, instalações elétricas, tubulações hidráulicas e trabalha com obras há mais de 18 anos.

COVID-19 EM PINHEIRO
O prefeito interino Ronaldo Madruga (Progressistas) pegou Covid-19 e está isolado, trabalhando remotamente. Ele passa bem, mas teve sintomas moderados da doença. Deve ser considerado recuperado somente na semana seguinte.

ARTICULAÇÕES EM PINHEIRO 1
A cidade vive a expectativa de uma nova eleição. Ainda não há uma data para a nova eleição e ela só deve ser definida após o dia 20 de janeiro, quando a Justiça volta do recesso. O que mais se ouve é que Rogério Moura (PSB) e Paulinho Alves (Progressistas), que ficaram em segundo lugar nas eleições de novembro passado, deverão ser candidatos novamente a prefeito e vice. Contudo, o processo eleitoral começa do zero. É preciso fazer convenção e tudo. Por exemplo, o prefeito provisório Ronaldo Madruga pode ser candidato se quiser e mesmo que for derrotado não perde o seu mandato de vereador, assim como os demais vereadores e vereadoras podem se candidatar sem perder o mandato.

ARTICULAÇÕES EM PINHEIRO 2
Se o ex-prefeito Carlos Betiollo (PSDB) não conseguir reverter sua condição de inelegível – o que parece bem provável, estará fora da disputa de forma direta, mas com certeza ungirá alguém para substituí-lo e será o principal cabo eleitoral da chapa, que no caso será de oposição, pois claramente está no poder neste momento, o grupo politico que apoiou Rogério e Paulinho nas eleições passadas. O nome do vice de Betiollo, Danúbio Peres (PDT) surge como uma alternativa. O PT, que concorreu com o ex-vereador Gilson Rodrigues a prefeito em novembro, ainda não definiu sua posição, entretanto parece cristalino que o partido não fecha questão com PSB, Progressistas e MDB.

Comentários do Facebook