Papo de Redação 16/10/2018

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

MEDO EM CANDIOTA 1
A notícia do assalto a residência de um casal de empresários de Candiota se espalhou rapidamente nesta segunda-feira (15) pela cidade. Na mesma proporção o medo também. Alguns empresários relataram à coluna o seu receio em ser a próxima vítima de assaltantes. O próprio empresário que teve a casa assaltada neste domingo (14) disse que já esperava que um dia isso fosse acontecer. “Não temos quem nos proteja”, lamentou.

MEDO EM CANDIOTA 2
Com poucos policiais militares e apenas um agente da Polícia Civil, Candiota, pela sua importância na economia regional, é muito mal atendida em termos de segurança pública pelo governo do Estado. É na esteira deste descaso que teses de armamento da população ganham força, quando se sabe claramente que a bandidagem não irá se intimidar com isso, pois contam com o elemento surpresa e estão armados até os dentes. Segurança pública se faz com presença e inteligência policial, além é claro de diminuição das desigualdades sociais, estabilidade e crescimento econômico.

PRAÇA DE PINHEIRO 1
O vereador Renato Rodrigues (PSDB) protocolou pedido para que o Executivo tome as devidas providências em relação à limpeza da Praça Angelino Goulart. Como se pode ver na foto e de acordo com sua fala na última sessão ordinária, já está na hora de ser feito algo pelo ponto turístico do município. “A nossa praça está muito suja, com pastos altos e além de prejudicar quem passa por ali ainda deixa com um aspecto horrível”, justificou Renato.

PRAÇA DE PINHEIRO 2
Apesar da situação do pasto estar feia mesmo, a sugestão do parlamentar vai resolver apenas o problema mais ameno da praça central – que se resolve assim que o trabalho for executado. O mais difícil é a educação da população que a cada segunda-feira pela manhã prova que ainda não aprendeu a cuidar do patrimônio público e do meio ambiente.

APAE DE PINHEIRO
Mais uma vez o vereador Cabo Adão (PSDB) mostrou-se descontente com o seu governo. Em busca de uma sede própria para a APAE que há 30 anos gasta com aluguel, ainda não recebeu apoio do prefeito para alcançar sua meta. Há algumas semanas ele anunciou que o Executivo daria o aval para a cessão de uso do anexo da Pinheirinho, mas parece que Zé Antônio recuou. “Tem um matadouro que é usado por um partido, uma rodoviária que somente o bar e uma loja contribuem com valores para o município, um campo de futebol que há mais de dois anos não tem jogos. Agora para as crianças da Apae não fazem cessão de uso daquele prédio que está há mais de 10 anos parado e vai continuar. Falam muito na lei da inclusão, mas fica só no papel”, explanou o parlamentar.

TRAILERS EM PINHEIRO 1
A Prefeitura de Pinheiro Machado, inclusive atendendo pedido do Ministério Público, age com correção ao regulamentar a atividade comercial no entorno da praça central Angelino Goulart, estabelecendo um prazo de 90 dias para que os comerciantes, especialmente os que possuem trailers fixos, se retirem do local.

TRAILERS EM PINHEIRO 2
O fato das pessoas estarem trabalhando dignamente não as exclui de cumprir a legislação. Neste sentido que a Prefeitura está dando um prazo longo para que todos se organizem com a nova regulamentação.

REPASSES DA SAÚDE 1
O presidente da Famurs e prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, se reuniu na última semana com o vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli (foto), para tratar sobre a situação dos municípios gaúchos na área da saúde. Durante o encontro, Cettolin voltou a ressaltar o drama das prefeituras e reforçou o pedido para que o Estado quite pelo menos uma parte dos valores em atraso.

REPASSES DA SAÚDE 2
Por telefone, o presidente da Famurs também conversou com o governador José Ivo Sartori, que autorizou a liberação de R$ 40 milhões aos municípios. “Recebemos a garantia de que o Estado irá repassar esses recursos para amenizar as dificuldades enfren- tadas pelos municípios”, ressaltou Cettolin.

REPASSES DA SAÚDE 3
Ficou acertado que o pagamento será feito nesta terça-feira (16). Os valores dizem respeito a programas como UPAs, Samu, Equipes de Saúde da Família e Primeira Infância Melhor (PIM), entre outros. Também participaram da reunião o secretário chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú, e o coordenador-geral da Famurs, Darci Lauermann.

Comentários do Facebook